Buscar

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402103224)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Peixe fora d'água". A exemplo de muitos outros, Lindolfo mudou do campo para a cidade. Ao fazer onze anos, 'toda uma vida', segundo seu pai, Lindolfo emigrou com sua família porque as dívidas não lhe permitiam que seu pai prosseguisse trabalhando na terra herdada dos seus avós. Na cidade, Lindolfo foi matriculado na escola do bairro onde sua mãe conseguira trabalho de doméstica e juntos percorriam o mesmo caminho todos os dias... Para Lindolfo foi muito difícil a adaptação ao novo meio e à escola: seu jeito de falar com um sotaque diferente e termos próprios provocavam deboches e brincadeiras maliciosas. Embora Lindolfo tivesse uma relação cordial com o professor, ele se sentia como um "peixe fora d'água" em sua turma. Muitas das coisas tratadas na aula não lhe interessavam ou ele não as compreendia bem. Um dia o professor indicou o estudo de um animal nativo como trabalho de pesquisa. Lindolfo sentiu que toda a sua infância estava presente em sua memória, mas não dispunha de material para ilustrar o que desejava comunicar, mas, com entusiasmo, pôs-se a desenhar um tatu, animal que ele conhecia muito bem. Lindolfo conhecia o habitat natural do tatu e costumava vigiar suas saídas para procurar alimento; muitas vezes observou com emoção os passeios da mãe tatu com suas crias. Nesta aula, Lindolfo foi o primeiro voluntário para contar e explicar tudo o que sabia sobre o tatu. Todos ficaram impressionados com seu conhecimento e, a partir deste dia Lindolfo passou a ser visto e tratado como membro da turma. Você, sendo um professor "vygotskyano", analise as afirmativas abaixo:
I. Na visão vyotskyana, cabe ao educador o papel de interventor, desafiador e provocador de situações que levem os alunos a aprenderem a aprender, buscando articular a experiência cotidiana dos alunos.
II. O trabalho didático deve, portanto, propiciar a construção do conhecimento pelo aluno. Aprender é, de certa forma, descobrir com seus próprios instrumentos os pensamentos e conhecimentos institucionalizados socialmente.
III. A intervenção pedagógica é um processo de muita importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Nesse processo, o educador não precisa provocar desempenhos avançados tampouco aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos.
IV. A escola e o educador que desejam alcançar sucesso de todos os alunos terão de se imbuir desta prática pedagógica vygotskyana. Mas isso só é possível se o professor nessa dinâmica transformar a sala de aula em um rico espaço de aceitação de vozes diferenciadas e discordantes.
Estão corretas:
		
	 
	I, II e IV.
	
	Todas são verdadeiras.
	
	I, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402102918)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante a adolescência, período que vai aproximadamente dos 11 aos 20 anos de idade, os seres humanos de toda parte atravessam a grande divisa entre a infância e a idade adulta. Ninguém pode dizer que esse processo seja fácil. A adolescência não se caracteriza por ser uma época de problemas, mas muitos adolescentes passam por momentos de dificuldade, confusão, irritação e depressão. Pensando nessas questões está INCORRETO afirmar que:
		
	
	a sequência de eventos da puberdade é a mesma para os jovens de ambos os sexo e de todas as culturas, mas o ritmo do desenvolvimento da puberdade varia consideravelmente.
	
	os pais têm uma importante influência sobre os adolescentes. Os filhos tendem a não se afastar muito das crenças e dos ideais dos pais e estes devem ter especial interesse em saber resolver quaisquer conflitos que apareçam.
	
	pais e professores podem representar verdadeiros modelos para as crianças, sendo fundamental a coerência entre o que se fala e se faz para garantir credibilidade naqueles que estão submetidos aos seus cuidados.
	
	às vezes a pressão para resolver a crise de identidade é muito grande, e em vez de explorar papéis alternativos os jovens antecipam suas opções, adotando indiscriminadamente os valores de alguém: dos pais, de um culto, de um herói, entre outros.
	 
	o vício em drogas, lícitas e ilícitas, nesse período é um risco que pode ser subestimado pela sociedade e pelos próprios adolescentes, pois eles são imunes a esses estímulos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402103082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A professora afirmou que a baleia é um mamífero. Inconformado, Pedro argumentou: "Mamífero é vaca, gato, cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d'água, tem nadadeiras, é um peixe". A maioria dos colegas concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de ideia ao assistir a um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas. Pedro começou a perceber que morar fora d'água não é algo que defina os mamíferos, e que ter rabo de peixe, nadadeiras e morar na água não são características apenas dos peixes. A aprendizagem de Pedro foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
		
	
	associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
	
	anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
	
	condicionamento, visto que a aprendizagem é resultante de objetivos e estímulos comportamentais preestabelecidos.
	
	comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
	 
	desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402538603)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo como Dr Drauzio Varella no artigo sobre Genética e Comportamento social:  "As moléculas que constituem nosso DNA não traçam nosso destino, mas sob a influência dos estímulos ambientais sofrem arranjos e rearranjos que explicam a incrível diversidade humana" . Podemos relacionar essa premissa com qual das respostas abaixo para estabelecer uma explicação sobre o desenvolvimento humano:
		
	
	Há uma interação entre o material genético e o ambiente, sendo que os genes apresentam uma força propulsora muito maior no desenvolvimento dos caracteres humanos na primeira fase da infância, quando a criança é totalmente voltada para o seu desenvolvimento fisiológico.
	 
	Genes contêm informações importantes sobre o nosso comportamento, temperamento e funcionamento fisiológico, entretanto, sempre precisam estar relacionados com características ambientais gerando uma relação dialética e dinâmica de determinação de caracteres.
	
	Não há provas sobre qualquer determinação genética sobre os componentes comportamentais dos seres humanos pois o ambiente é prevalente e mais consistente no desenvolvimento dos comportamentos.
	
	Os seres humanos apresentam muito mais influencia de fatores ambientais no processo de desenvolvimento das crianças do que propriamente as predisposições genéticas, pois os pais transmitem apenas 10% das informações comportamentais aos seus descendentes.
	
	Genes são estruturas que determinam nosso comportamento, temperamento e funcionamento fisiológico de forma sistemática e repetitiva para a manutenção da espécie humana.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402647117)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o estágio das operações concretas, marque a opção que não corresponde a uma característica dessa fase do desenvolvimento:
		
	
	A criança torna-se capaz de resolver diversos tipos de problemas de conservação, ou seja, a criança pode encontrar as respostas mentalmente sem precisar medir ou pesar objetos.
	
	A criança torna-se capaz de cooperar, porque não confunde mais seu próprio ponto de vista com o dos outros, dissociando-os mesmo para coordená-los.
	 
	A criança torna-se capaz de exercer o raciocínio científico e de lógica formal e pode aceitar a forma de um argumento, denominado raciocínio indutivo.
	
	A criança torna-se, então, capaz de realizar operações, ou seja, ações mentais,embora limitadas pelo mundo real.
	
	A criança torna-se capaz de a reversibilidade, que é a compreensão de que às vezes uma coisa que foi modificada pode voltar ao estado original revertendo-se o processo de mudança.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402102908)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O período que vai dos 2 aos 6 anos de idade costuma ser chamado de primeira infância. Nesse período as brincadeiras são fundamentais, pois permitem que as crianças explorem o mundo e desenvolvam novas habilidades. Em relação às brincadeiras, está INCORRETO afirmar que:
		
	
	crescer para as crianças é uma brincadeira, e seu entusiasmo por isso parece não ter limites.
	
	a criança corre atrás das outras e desafia a si mesma a tentar novas façanhas, desenvolvendo seu corpo.
	 
	a brincadeira é a única atividade da infância que possibilita que a criança desenvolva habilidades motoras, cognitivas, sociais e afetivas.
	
	aos 2 anos de idade, a criança brinca em grupo, mas, estabelece um monólogo coletivo.
	
	a criança brinca com palavras e ideias, desenvolvendo sua mente; inventa jogos e dramatiza fantasias, aprendendo habilidades sociais e regras morais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402099939)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Discalculia atinge parte da população em idade escolar e não é muito diagnosticada por ser confundida com o medo/dificuldade que as crianças têm em relação à matemática. Das alternativas abaixo, marque a única que diferencia o transtorno de aprendizagem Discalculia da dificuldade de aprendizagem de matemática.
		
	
	O Discalcúlico é um aluno que passou por muitas experiências malsucedidas de aprendizagem da matemática desde criança, por isso não consegue aprender os conceitos mais abstratos.
	
	Crianças com discalculia são provenientes de inserções culturais mais populares onde a utilização dos números e das operações matemáticas são restritas em função do pobre grau de alfabetização das pessoas.
	
	Por ser uma criança com prejuízos cognitivos, o discalcúlico é menos inteligente e não consegue aprender operações básicas e cotidianas de matemática, como, por exemplo, as noções de tempo e espaço.
	
	A criança portadora de Discalculia teve prejuízos sérios na alfabetização por sempre apresentar um quadro de dislexia, desta forma, a escola não pode ser responsabilizada pelas dificuldades cognitivas encontradas.
	 
	A criança com Discalculia nasce com uma predisposição genética e uma má formação em algumas áreas cerebrais que acarretam dificuldade nas operações, na classificação, na aplicação da matemática no cotidiano e na sequenciação numérica.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402664407)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Behaviorismo foi uma teoria psicológica construída no início do século XX que tinha por objeto de estudo o comportamento observável, apenas. Seus pressupostos buscavam explicar como ocorre o processo de aprendizagem. Conhecendo as premissas desta teoria, analise as idéias apresentadas nas afirmações abaixo e assinale a única que não participa do pensamento behaviorista:
		
	 
	Para que a aprendizagem aconteça, o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária.
	 
	A aprendizagem ocorre por meio dos processos de condicionamento.
	 
	Para que ocorra a aprendizagem, por meio do processo de condicionamento operante, é necessário o oferecimento de reforçadores após a emissão da resposta desejada.
	 
	As contingências ambientais são propulsoras da aprendizagem.
	 
	Toda forma de comportamento pode ser aprendida, independente se reflexo ou operante.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402127200)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo Piaget, quando o adolescente tem a capacidade de esquemas conceituais abstratos, este se encontra no estágio:
		
	
Resposta: O adolescente encontra-se no último estágio de desenvolvimento criado por Piaget, ou seja, o estágio Operatório-Formal. Nesse estágio o adolescente já é capaz de desenvolver raciocínios indutivos, formular hipóteses e conceitos acerca de determinado assunto.
	
Gabarito: Operatório formal
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402643022)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a contribuição da teoria das inteligências múltiplas para o trabalho do professor em sala de aula?
		
	
Resposta: O entendimento da teoria das inteligências múltiplas faz com que o professor, ao identificar a predominância de determinada inteligência na criança, utilize de métodos relacionados à esta habilidade para transmitir conteúdos de forma a serem melhor assimilados por aquele aluno. Identificando as habilidades diferentes, ou melhor, as diversas inteligências fica mais fácil de explorar as capacidades dos alunos aproximando-os ainda mais do professor e do aprendizado.
	
Gabarito: O professor, a partir de um determinado conhecimento consegue aplicar diferentes atividades em sala de aula, podendo observar o desempenho de cada aluno em determinada área, observar a facilidade e dificuldade dos alunos em desenvolver determinadas situações. Na educação tradicional o aluno que tem certa facilidade de comunicação ou de efetuar cálculos consegue desenvolver as avaliações propostas pela educação em sala de aula com mais facilidade.

Outros materiais