Buscar

AV Praticas RH I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	 Fechar
	Avaliação: GST0533_AV_201401266258 (AG) » PRÁTICAS DE RH I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - ADRIANA CONSTANCIO
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
JOSE GONCALVES CRUZ
	Turma: 9007/AG
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 12/11/2014 14:57:01
	
	 1a Questão (Ref.: 201401386618)
	Pontos: Sem Correç.  / 1,5
	Defina andragogia.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Enm sua resposta o aluno deverá apresentar elementos que identifique a sua resposta com o seguinte conceito: Ciência de orientar os adultos a aprender e que busca promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação do aprendizado e que contempla todos os componentes humanos: psicológico, biológico e social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401505877)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	- A fim de minimizar os conflitos funcionais, existentes entre as principais funções da empresa, cabe ao RH promover a aproximação dos diferentes setores da empresas, levando-os a trabalhar numa relação de clientes e fornecedores internos. Compete ao RH fazer com que os setores percebam que ora eles são fornecedores internos de algum outro setor, ora eles são clientes internos de algum outro. De acordo com o texto, como podemos estimular essa parceria ?
		
	
Resposta: Atraves das reuniões com as equipes, reunião do RH com gestores, caixa de sugestões, treinamentos com as lideranças, pesquisa de clima, reuniões de analise critica, divulgação do fluxograma dos processos da empresa, divulgação da visão, treinamento e desenvolvimento do capital humano e missão da empresa além do reforço positivo sobre comunicação, missão e visão da empresa nos treinamentos.
	
Gabarito: O RH deverá desenvolver a integração funcional, aproximando as diferentes funções da empresa, dentro de uma perspectiva de cooperação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401537562)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Há um composto de premissas relevantes na gestão de recursos humanos. Neste cenário, para desenvolver uma proposta de gestão de pessoas, vinculada ao desenvolvimento de vantagens competitivas organizacionais, os responsáveis devem:
		
	
	reduzir custos por meio de contratação dos recursos humanos como despesas a serem diminuídas;
	
	integrar as características e competências dos recursos humanos aos processos de trabalho, combinando-as com a diversidade natural de uma organização;
	
	buscar o pleno desenvolvimento dos recursos humanos, independente da orientação para a compensação econômica;
	 
	vincular os interesses e as competências dos recursos humanos às características dos processos de trabalho e das diretrizes definidas na estratégia organizacional;
	
	privilegiar a contratação de recursos humanos facilmente substituíveis, para facilitar a adaptação e evitar interrupção nos processos de trabalho;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401334888)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É imprescindível que o processo de treinamento atenda as expectativas do negócio e atinja os resultados organizacionais. Dentre os resultados apresentados nas alternativas, aquele que NEGA a afirmativa é:
		
	
	Aumento da produtividade.
	
	Eliminação do retrabalho dos setores.
	 
	Satisfação das necessidades do empregado.
	
	Melhoria nos padrões de qualidade
	 
	tornar a remuneração mais adequada.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401389138)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Antenor, Analista de RH de uma empresa multinacional, está trocando idéias com o seu supervisor Leandro a respeito dos elementos facilitadores do processo ensino-aprendizagem. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde aos elementos facilitadores do processo ensino-aprendizagem:
		
	 
	Mercado.
	
	Repetição.
	 
	Proximidade no tempo.
	
	Ausência de fadiga.
	
	Diversificação sensorial.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401388925)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Eduardo foi indicado para trabalhar com adultos em sala de aula. Assinale a única orientação que não seria correta para o seu trabalho:
		
	
	Aproveitar as experiências anteriores dos participantes, estabelecendo relações com o que está sendo ensinado.
	
	Criar um ambiente tranqüilo e estimulante próprio para o ensino.
	
	Dizer aos participantes o que se espera do seu desempenho.
	
	Apresentar aos participantes os objetivos a serem atingidos.
	 
	Evitar manter o interesse dos participantes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401476918)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma empresa resolveu implantar a ISO14001, para a criação de um sistema de gestão ambiental (SGA). O método de condução dos treinamentos aplicados teve de respeitar o cronograma de implantação da norma, desenvolvendo habilidades em detrimento da compreensão de expectativas e valores dos funcionários operacionais a respeito do tema. Nesses treinamentos, eles desenvolveriam as atitudes necessárias à mudança cultural, devendo as práticas de trabalho serem mais sustentáveis ambientalmente. As avaliações de reação e efetividade realizadas pelo setor de Recursos Humanos são a única fonte de indicadores para o grau de conscientização alcançado pelos funcionários. Como consequência, a implantação da ISO14001 ocorreu sem a devida compreensão dos conceitos envolvidos na mudança da proposta, e o cumprimento dos prazos e das atividades previstas no cronograma de implantação, constituído pela alta direção, contribuíram para a ilegitimidade do processo. A conscientização passou a ser entendida pelos funcionários como mais uma atribuição obrigatória para continuarem em seu emprego. Assim, cederam em prol do meio ambiente da empresa, contudo não mudaram efetivamente hábitos e costumes relacionados a práticas sustentáveis. Houve mudança no discurso da empresa, na missão e nos valores adotados. Considerando a maneira como foi realizado o processo de capacitação e conscientização implantado e os princípios da norma ISO14001, conclui-se que a empresa:
		
	
	promoveu mudanças de hábitos e atitudes, pois o processo de capacitação resultou na conscientização dos funcionários a respeito de gestão ambiental.
	
	conseguiu conscientizar seus funcionários a respeito de práticas sustentáveis, pois o processo de capacitação seguiu o cronograma proposto pela alta administração.
	 
	não foi capaz de conscientizar seus funcionários a respeito da mudança proposta, pois o processo de capacitação não contemplou o envolvimento e a participação deles.
	
	foi capaz de conscientizar parte dos funcionários a respeito de sustentabilidade, visto que alguns dos participantes da capacitação se empenharam para assegurar seu emprego.
	
	deve receber a certificação, visto que foi capaz de promover em seus funcionários uma efetiva mudança de hábitos e costumes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401334613)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante um treinamento os conteúdos podem ser divididos da seguinte forma:a) Conteúdos focados nos aspectos específicos da profissão exercida, processos, mercado, modelo e instrumentos de gestão;b) Conteúdos focados na interação humana no trabalho, questões motivacionais, importância da integração e conscientização do trabalho em equipe.Considerando as duas formas, assinale a opção que, respectivamente, possua as denominações usadas para os seus conteúdos:
		
	
	Técnicos e Humanos
	
	Comportamentais e Técnicos
	
	Corporativos e Pessoais
	 
	Técnicos e Comportamentais
	
	Objetivos e Subjetivos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401334903)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao concluir o levantamento de necessidades de um setor, o Analista de TD identifica que os funcionários necessitam de treinamento de informática.Esse treinamento é denominado de:
		
	
	Objetivo
	
	AtitudinalEspecializado
	
	Profissional
	 
	Técnico
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401537744)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conquistar autonomia, aprender cada vez mais sobre si mesmo e sobre inúmeras possibilidades de escolhas, torna a ação mais adequada às metas pessoais ou às da empresa. Com as mudanças no cenário dos negócios, as organizações estão sendo levadas a migrar de um foco tradicional para um foco no desenvolvimento da carreira. Para tanto, cabe ao profissional de RH...
		
	 
	orientar e incentivar o desenvolvimento da carreira dos colaboradores, por meio de coaching e o mentoring, apoiando e estimulando o crescimento das pessoas;
	
	aproveitar a experiência de sucesso ou de fracasso para a limitação da amplitude de atuação dos empregados;
	
	desencorajar o trabalho em equipe para promover a mobilidade lateral;
	
	assumir política limitadora da diversidade da força de trabalho para usufruir das singularidades dos indivíduos.;
	
	fornecer feedback como se o mesmo representasse uma verdade absoluta;
	
	
Observação: Eu, ADRIANA CONSTANCIO, estou ciente de que ainda existe(m) 1 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 12/11/2014 15:01:42
	
	Período de não visualização da prova: desde 06/11/2014 até 25/11/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais