Buscar

3 RELATÓRIOS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3 RELATÓRIOS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA
3.1 RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Foram realizados as observações participativas no Centro de Educação Infantil Rio Vermelho, telefone sob n.º (47) 992312314, CEP sob n.º 89.440-000, situado na localidade de Rio Vermelho, neste município de Irineópolis, Santa Catarina, com a turma do Pré II, do sexo misto, faixa etária entre cinco à seis anos. Sendo que, as aulas de estágio supervisionado foram realizadas no período matutino, das sete horas e quarenta e cinco minutos as onze horas e quarenta e cinco minutos, a professora regente era graduada na área de Pedagogia, com um total de 22 alunos, sendo 12 meninos e 10 meninas.
O estágio de observação participativa iniciou-se no dia: 23/04/2018 e terminou no dia: 04/05/2018, visto que no ultimo dia de estágio, ou seja, no dia: 04/05/2018 foi realizado a produção de texto para o relatório.
Neste período de estágio foi possível observar que a sala de aula era grande, bem organizada e arejada. A sala era composta por um alfabeto abaixo do quadro com vários objetos, cartaz dos aniversariantes, o tempo, um espelho na parede na altura dos alunos, algumas atividades desenvolvidas pelos alunos e algumas carteiras grandes atrás da sala com diversos jogos. As carteiras eram três mesas compridas, separadas umas das outras. A professora iniciou a aula com uma oração, depois com cantando uma música infantil, em seguida, ela contou uma história: a caixa maluca, em que o objetivo era garantir que os alunos tivessem acesso a cultura, a informação e estimular a leitura. Durante todas as aulas observadas a professora trabalhou com atividades relacionadas com a identidade e autonomia. Onde destaca-se algumas atividades: trabalhou com a pintura do desenho do corpo humano, onde auxiliou-se a professora a deitar uma criança no chão, em cima do papel Rigesa, contornando a criança, formando o corpo humano, e depois juntamente com as crianças foi se perguntando quais partes faltavam e as próprias crianças foram desenhando do seu jeito, em seguida cada criança com uma folha de papel A4 fez seu próprio retrato, pintou, e com letras recortadas de revistas escreveu seu nome, com auxilio da professora, bem como, os alunos realizaram atividades com massinha, assim como cantaram musicas infantis e brincaram com jogos pedagógicos, e por fim os alunos realizaram atividades com letras do projeto pássaros.
Desta forma, pode-se perceber que a professora apresentava domínio de turma e que os alunos gostavam muito dela, bem como percebeu-se que a turma era bem calma e carinhosos com a professora, assim como notou-se que os alunos perguntavam sobre tudo o que estavam em duvidas. Assim como, os alunos eram assíduos e tinham muito interesse em aprender.
Portanto, ressalta-se que durante todo o estágio de observação participativa, participou-se na realização de algumas atividades, bem como auxiliou-se a professora regente da classe nas atividades. Desta forma, conheceu-se melhor os alunos, e de como trabalhar com esta faixa etária, em que a observação participativa foi de suma importância para a formação docente.

Continue navegando