Buscar

Av2 PED Lic Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O planejamento é natural ao ser humano. O planejamento facilita as decisões, dá consistência e auxilia na organização da prática, tornando-se uma ferramenta com conceitos, modelos, técnicas e instrumentos.
Com base nesta afirmação, no planejamento participativo constam alguns passos importantes no processo de ação-reflexão-ação. Leia as alternativas a seguir e marque a alternativa que apresenta corretamente estes passos:
Alternativas:
a)Diagnóstico da realidade; Análise e reflexão do problema; Programação; Execução-acompanhamento e avaliação participativa. 
Alternativa assinalada
b)Diagnóstico da realidade; Análise e reflexão do problema, somente. 
c)Programação; Execução-acompanhamento e avaliação participativa, somente. 
d)Diagnóstico da realidade; Execução-acompanhamento e avaliação participativa, somente. 
e)Diagnóstico da realidade; Análise e reflexão do problema; Programação; Execução-acompanhamento e avaliação participativa; Validação da gestão escolar.
2)A avaliação pode ser considerada sempre um processo de comunicação, onde o professor acompanha a construção do conhecimento por parte do aluno.
Com base nesta afirmação e em seus estudos das webaulas, leia a frase a seguir, complete as lacunas e em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência de palavras corretamente:
"Os processos de avaliação diagnóstica, formativa e somativa devem acontecer por meio de ___________________ instrumentos que permitam e possibilitem ao aluno _____________________ o seu desenvolvimento, e, aos professores, _____________________intervenções para ____________________as dificuldades encontradas, podem dessa forma, refletir sobre sua prática pedagógica e adquirir saberes por meio desta. " (WEBAULA 2, p. 4)
Alternativas:
a)exclusivos – acompanhar – replanejarem – superar.
b)diferentes – retroceder – replanejarem – superar.
c)diferentes – acompanhar – repitirem – superar. 
d)diferentes – acompanhar – replanejarem – superar. 
Alternativa assinalada
e)diferentes – acompanhar – replanejarem – aumentar. 
3)As reuniões pedagógicas nas instituições educativas é o meio de provocar questionamentos diversos para o encaminhamento de transformações futuras e a consolidação de ideais do grupo envolvido no processo educativo.
Leia as afirmativas e marque a alternativa que apresenta corretamente as características da reunião pedagógica:
1 – É o espaço para reflexão sobre a prática docente.
2 – É o espaço para atendimento das famílias dos alunos e alunas.
3 – É o espaço para formação continuada do professor.
4 – É o espaço exclusivo para discutir assuntos administrativos do espaço escolar.
Alternativas:
a)As afirmativas corretas são 3 e 4.
b)As afirmativas corretas são 1 e 2.
c)As afirmativas corretas são 1 e 4. 
d)As afirmativas corretas são 2 e 3.
e)As afirmativas corretas são 1 e 3. 
Alternativa assinalada
4)"Planejar é, sempre, buscar a transformação da realidade. É, sempre, propor ações, atitudes, regras e rotinas que possam levar à satisfação de necessidades descobertas na realidade (ou na prática) através da avaliação que é a comparação do que se quer com aquilo que existe."
Fonte: http://danilogandin.com.br/planejamento-participativo/. Acesso em 19/07/2018.
Neste sentido o planejamento participativo nos espaços educativos é: 
Alternativas:
a)Um instrumento apenas administrativo nos espaços educativos, pois corresponde ao investimento financeiro da proposta pedagógica que será desenvolvida.
b)Um instrumento de transformação social e compreende um processo de ação-reflexão-ação, em que a opinião de todos os envolvidos no processo deverá ser respeitada. 
Alternativa assinalada
c)A organização da coordenação pedagógica em relação, exclusivamente, dos projetos pedagógicos que serão desenvolvidos no espaço educativo. 
d)O instrumental utilizado pelo diretor para elencar prioridades educativas que ele definirá com a Secretaria Municipal de Educação. 
e)Um instrumento de transformação social e compreende um processo de ação-reflexão-ação, em que há a participação apenas da equipe gestora da escola. 
5)"A escola é entendida como espaço de trocas de ideias, conhecimentos e transformações têm mais que apostar nos momentos conquistados para discussões focando a mudança e a transformação. " (Webaula 2, p.2).
Isto posto, o Projeto Político Pedagógico é: 
Alternativas:
a)Um instrumento para mudança e intervenção na realidade escolar, devendo contemplar exclusivamente as dimensões administrativas da escola.
b)Um instrumento para mudança e manutenção na realidade escolar, devendo contemplar exclusivamente as dimensões pedagógicas da escola. 
c)Um instrumento para mudança e intervenção na realidade escolar, devendo contemplar as dimensões administrativa, pedagógica e comunitária da escola.
Alternativa assinalada
d)Um instrumento para mudança e intervenção na realidade escolar, devendo contemplar exclusivamente as dimensões pedagógica e comunitária da escola.
e)Um instrumento para mudança e consequente manutenção da realidade escolar.

Outros materiais