Buscar

ÉTICA E RESPONS. SOCIAL AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0054_AV2_201201333326 » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Professor:
	WELLINGTON TROTTA
LUIS ARCOS PEREZ
	Turma: 9063/BK
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 22:22:30
	
	 1a Questão (Ref.: 201201596295)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Como se dá a formação do caráter de uma organização?
		
	
Resposta: A FORMAÇÃO DO CARATER DE FORMAÇÃO DE UMA EMPRESA SE DAR PELO SEU AMBIENTE EMPRESARIAL, SUA RESPONSABILIDADE COM MEUS AMBIENTES E SEUS DEMAIS COLABORADORES, COM TODA SOCIEDADE.
	
Gabarito: Resposta esperada: A formação do caráter está intimamente ligada às pessoas que fazem parte da empresa. Ela é o somatório do caráter de cada componente da empresa que formará o caráter geral da empresa. A alta direção da empresa, principalmente o seu patrocinador principal pp (CEO), terá influência decisiva na formação desse caráter.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A formação do caráter está intimamente ligada às pessoas que fazem parte da empresa. Ela é o somatório do caráter de cada componente da empresa que formará o caráter geral da empresa. A alta direção da empresa, principalmente o seu patrocinador principal pp (CEO), terá influência decisiva na formação desse caráter.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201604779)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Responsabilidade Social tem dois pilares básicos: preservação do meio ambiente e direitos dos consumidores. Isto porque envolve a sociedade como um todo. Diante desta afirmação:defina Responsabilidade Social Empresarial .
		
	
Resposta: RESPONSALIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: MODELO DE GESTÃO BASEADOS E COMPROMETIDOS NA SUSTENTABILIDADE E MELHORIA CONTÍNUA( SAÚDE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE) DAS AÇÕES E OPERAÇÕES DOS NEGOCIOS DA EMPRESA
	
Gabarito: Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética transparente da empresa em relação a todos os públicos com que se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade,preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201936888)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vários pensadores "fizeram uma grande contribuição na era industrial ao garantir que existia uma conexão entre ética e empresa". Podemos destacar a contribuição de uma dupla de pensadores. Selecione a alternativa correta:
		
	 
	Adam Smith e Max Weber
	
	Karl Marx e Max Weber
	
	Cortina e Vazquez
	
	Adam Smith e Karl Marx
	
	Locke e Max Weber
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201943907)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a origem da SA8000 assinale a única alternativa INCORRETA:
		
	 
	É adotada apenas por empresas localizadas em países ricos e desenvolvidos pelo seu alto custo de manutenção.
	
	Tem sido utilizada principalmente por empresas que possuem unidades de produção ou fornecedores em países onde a fiscalização e o controle das condições de trabalho são precários.
	
	Foi elaborada pela organização não governamental norte-americana Council on Economic Priorities Accreditation Agency (Cepaa), atualmente Social Accountability International (SAI).
	
	Baseia-se num sistema de gestão e estabelece requisitos baseados nas diretrizes internacionais de Direitos Humanos e da ONU, nas convenções da OIT e nas convenções da ONU sobre direitos das crianças.
	
	Foi o primeiro padrão passível de certificação elaborada por especialistas e representantes de stakeholders.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201573655)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O homem, no seu cotidiano, vive diante de muitos problemas tais como: 1 - devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que posso mentir? 2 - Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida? 3 - Será que posso mentir para conquistar meu cliente? Nesse sentido, é correto asseverar que tais preocupações são objetos de investigação da:
		
	
	Filosofia da Arte ou Estética;
	
	Filosofia do Direito.
	
	Filosofia da Ciência ou Epistemologia;
	 
	Filosofia Moral ou Ética;
	
	Teoria do Conhecimento ou gnosiologia;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201408100)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	10) Em casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, o empreendedor será obrigado a apoiar a implantação e manutenção de unidade de conservação do Grupo de Proteção Integral. Essa obrigação decorre do trato constitucional ao meio ambiente ¿ art. 225 da CF/88 ¿ e permite que se afirme: I. estabeleceu-se uma forma de compartilhamento das despesas com as medidas oficiais de específica prevenção em face de empreendimentos de significativo impacto ambiental; II. há ofensa ao princípio da separação dos Poderes, por configurar delegação do Poder Legislativo para o Executivo impor deveres aos administrados; III. inexiste vulneração ao postulado da razoabilidade, pois a compensação ambiental constitui instrumento adequado à defesa e preservação do meio ambiente e não existe outro meio eficaz de se atingir a finalidade da tutela ecológica prevista na Constituição da República; IV. não é incompatível com a Constituição a fixação do valor mínimo da compensação, fixado em percentual do custo total para a implantação do empreendimento; V. a normativa densifica o princípio usuário-pagador, mecanismo de assunção partilhada da responsabilidade social pelos custos ambientais derivados da atividade econômica. Está correto apenas o contido em
		
	 
	I, III e V.
	
	I, II e IV.
	
	I, III e IV.
	 
	II, III e IV.
	
	III, IV e V.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201952458)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe, no entanto, um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso, assim como recursos naturais e economia, cuja interação é evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Contudo, existem limites políticos, morais, naturais etc. sobre a exploração dos recursos naturais. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que corresponda a esses limites.
		
	
	Desenvolve a Educação Ambiental
	
	Necessidade de manter em equilíbrio o ecossistema.
	
	Proteção e Preservação do meio ambiente
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Desenvolvimento sustentável.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201610954)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O caráter de uma empresa é constituído através da conquista da confiança não somente daqueles que utilizam os produtos desenvolvidos pelas empresas, mas também os seus fornecedores, do Estado e da sociedade como um todo. No fundo o que formará o caráter geral da empresa será:
		
	
	o somatório de projetos e ações de sustentabilidade da empresa.
	
	o somatório do caráter dos funcionários e prestadores de serviço da empresa.
	 
	o somatório do caráter de cada componente da empresa.
	
	o somatório do caráter de cada diretor executivo da empresa.
	
	o somatório das ações que a empresa desenvolver no mercado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201941712)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Gabriel conseguiu seu primeiro emprego como auxiliar administrativo na Seguradora Grandes Amigos, mas não se sente entusiasmado com suas tarefas. Comumente se atrasa, falta e não cumpre suas obrigações. Assim mesmo, a gerente de Gabriel mantém os elogios e prêmios, em uma tentativa de mudar o seu comportamento, mas o que está conseguindo é o descontentamento de sua equipe. ENADE- 2009A atitude dessa gerente está correta?
		
	
	Sim, pois a atitude da gerente acabará por influenciar os outros funcionários a ter uma atitude mais compreensiva em relação a ele.
	 
	Não, pois o reforço dado ao comportamento errado aumenta a probabilidade de esse comportamento ocorrer em situações semelhantes.
	
	Não, pois ela deveria incentivá-lo a estudar assuntos que de fato lhe interessem, mesmo não sendo relacionados ao trabalho atual.
	
	Sim, pois ela conseguirá ao longo do tempo adquirir a confiança do funcionário e mudar seu comportamento.
	
	Sim, pois, se ela premiasse o comportamento indesejado, Gabriel acabaria por entender seus erros e mudaria o seu comportamento.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201408120)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma avaliação da Gestão Pública que inclua o fundamento que se refere a atuação voltada para assegurar às pessoas a condição de cidadania com garantia de acesso aos bens e serviços essenciais, e, ao mesmo tempo, tendo também como um dos princípios gerenciais a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, potencializando a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades, denomina-se
		
	 
	responsabilidade social.
	
	gestão participativa.
	
	liderança e constância de propósito.
	
	foco no cidadão e na sociedade.
	
	visão de futuro.

Outros materiais