Buscar

biofisica- membrana plasmática, potencial de ação e repouso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Membrana Plasmática
Estrutura que delimita a célula, permite diferença de potencial entre o meio extra e intracelular, reconhecimento celular, permeases estão inseridas e permitem a passagem de substâncias pela membrana. É formada por lipoproteína. 
Transporte passivo: osmose, difusão simples e difusão facilitada (ocorre a favor do gradiente de concentração, não requer gasto energético). Plasmólise: retração do volume celular por perda de água. As células humanas não possuem parede celular, portanto, pode ocorrer lise/rompimento quando absorve muito solvente. Na difusão, quando não há portões ionicos, os compostos a serem transportados são apolares para nao ficarem presos aos esteróides na parte interna da membrana. Exemplo de difusão facilitada é a glicose, por ser uma molécula grande e necessitar das permeases para entrar.
Transporte ativo: mantém constante o gradiente de concentração de íons de sódio e potássio. A bomba de sódio e potássio tira 3 Na+ e coloca 2 K+ para dentro, permitindo que o meio interno fique carregado menos positivamente, produzindo uma DDP. Logo, chamaremos o meio interno de negativo e o meio externo de positivo. Há gasto energetico por meio do ATP que é quebrado em ADP e Pi. ATPase é a proteína transmembrana que quebrará o ATP para a utilização da bomba de sódio e potássio. Se divide em primário e secundário.
Primário: utiliza como principal fonte o ATP. (sinporte: os solutos vão para o mesmo lado. Antiporte: lados contrários) vai contra o gradiente de concentração.
Secundário: gradiente eletroquímico gerado por íons para ser internalizado na célula.
Potencial de ação: estímulo necessário para que a célula desencadeie uma inversão de íons, gerando uma resposta. Esse estímulo precisa ser maior do que o limiar para haver despolarização, repolarização e hiperpolarização, respectivamente.
Potencial de repouso: célula polarizada sem receber estímulo para agir.
Normal: possui mais íon sódio no exterior, potássio e cloreto no interior.
Despolarização: processo na qual a célula inverte momentaneamente a polaridade da membrana plasmática (interior fica positivo e exterior negativo). Ocorre a entrada do íon Na+ através dos portões para promover a despolarização
Repolarização:processo pela qual a célula retorna no seu potencial de repouso após ocorrer uma despolarização. Neste processo ocorre a saída do íons sódio e potássio com reequilibrio de ambas pela ATPase. Canais de potássio são abertos para a retirada do íon do interior celular, fazendo com que o exterior volte a ficar positivo e o interior negativo. A bomba de Na+ e K+ auxilia nesse processo também para a retirada do sódio. Os portões de potássio só se fecham quando a voltagem fica menor do que no potencial de repouso.
Hiperpolarização: Processo na qual a célula polariza ainda mais o seu interior a partir do potencial de repouso. Saída de íon K+ e entrada de Cl-
Contração muscular: as fibras de miosina se ligam ao filamento de actina e o arrastam para dentro da banda H. Desta forma, a banda H some e a banda I fica diminuída. Quando o indivíduo morre, o corpo pode permanecer com a musculatura contraída por causa da liberação de cálcio no retículo sarcoplasmático para se ligar à troponina, no entanto, não há ATP para liberar a cabeça da miosina incrustada na actina.

Outros materiais