Buscar

CCJ0022-ECA-Aula-05-Questões Condensadas-2014

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Curso de Direito
�� HYPERLINK "http://portal.estacio.br/" \o "Estácio" �� INCLUDEPICTURE "http://portal.estacio.br/img/logo.png" \* MERGEFORMATINET ������Direito da Criança e do Adolescente
WEB AULA�Disciplina:
CCJ0022��Aula:
005�Assunto: Política de Atendimento e Procedimento de Apuração de Irregularidades em Entidades de Atendimento�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �1� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �5��Data:
01/04/2014��
� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Curso de Direito
�� HYPERLINK "http://portal.estacio.br/" \o "Estácio" �� INCLUDEPICTURE "http://portal.estacio.br/img/logo.png" \* MERGEFORMATINET ������Direito da Criança e do Adolescente
WEB AULA�Disciplina:
CCJ0022��Aula:
005�Assunto: Política de Atendimento e Procedimento de Apuração de Irregularidades em Entidades de Atendimento�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �5� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �5��Data:
01/04/2014��
	QUESTÕES
	X
	1a Questão
FCC - 2012 - TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Juiz do Trabalho - Adaptada - Com base no conteúdo estudado na Aula 4, assinale a opção CORRETA. O trabalho educativo:
Assinale a alternativa CORRETA. A chamada Política de Atendimento segundo o ECA é constituída por um conjunto de:
 Leis, instituições, políticas e programas criados pelo poder público para promover e atender aos direitos de crianças e adolescentes. 
 Projetos elaborados com ênfase na proteção da infância e juventude e que dependem da aprovação dos órgãos competentes.
 Sanções previstas pelo ECA para coibir a violação de normas de proteção a crianças e adolescentes.
 Sanções, incluindo a multa e a privação de liberdade.
 Atribuições exclusivas do conselho tutelas em defesa dos direitos infanto-juvenis.
2a Questão
VUNESP - 2010 - FUNDAÇÃO CASA - Analista Administrativo - Adaptada: Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Entre as linhas de ação da política de atendimento está/estão:
 Serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão. 
 Proibição da hospedagem de criança ou adolescente em hotel, motel, pensão ou congênere, salvo se autorizado pelos pais ou pelo responsável.
 Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.
 Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, além da progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.
 Orientação e apoio sociofamiliar; apoio socioeducativo em meio aberto e colocação familiar.
3a Questão
As entidades de atendimento estão reguladas no ECA logo após as normas gerais que norteiam a política de atendimento. As governamentais são aquelas mantidas pelo Governo. Já as não-governamentais são mantidas por entidades particulares, subvencionadas ou não com verbas públicas. Quando ocorre uma irregularidade em entidades de atendimento, é possível a aplicação de medidas. Assinale a assertiva que contem medidas aplicáveis às entidades de atendimento:
 Advertência; afastamento provisório de seus dirigentes; afastamento definitivo de seus dirigentes. 
 Obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade; suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas.
 Advertência; obrigação de reparar o dano; afastamento provisório de seus dirigentes.
 Obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade; suspensão total do repasse de verbas públicas.
 Suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas; interdição de unidades ou suspensão de programa; prestação de serviços à comunidade.
	4a Questão
Sobre as entidades de atendimento previstas pelo ECA, assinale a alternativa CORRETA:
I - O dirigente de entidade que desenvolve programas de acolhimento familiar ou institucional é equiparado ao guardião, para todos os efeitos de direito, podendo ser destituído, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal, caso descumpra as disposições legais.
II- Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária, no máximo a cada 6 (seis) meses, relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e sua família, para fins da reavaliação.
III - As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional poderão, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, fazendo comunicação do fato em até 24 (vinte e quatro) horas ao Juiz da Infância e da Juventude, sob pena de responsabilidade.
 São corretas as afirmativas I, II e III. 
 São corretas apenas as afirmativas II e III.
 São corretas apenas as afirmativas I e III.
 São corretas apenas as afirmativas I e II.
 Nenhuma assertiva é correta.
5a Questão
As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional podem, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, devendo comunicar, em até vinte e quatro horas, o fato ao:
 Juiz da Infância e Juventude. 
 Conselho Tutelar.
 Ministério Público.
 Conselho Municipal de Direitos.
 Ministério Público e ao Conselho Tutelar.
6a Questão (Ref.: 201201424963)
Considerando o disposto pelo ECA sobre as políticas de atendimento e as principais ações que compõem esta política, assinale dentre as alternativas a seguir a única que NÃO descreve corretamente uma destas ações.
 Política social básica, que se resume nas ações voltadas a assegurar a matrícula de todas as crianças e adolescente nas instituições de ensino. 
 Campanhas de estímulo ao acolhimento sob forma de guarda de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar e à adoção, especificamente inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos.
 Políticas e programas destinados a prevenir ou abreviar o período de afastamento do convívio familiar e garantir o efetivo exercício do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes.
 Criação de programas de assistência social de caráter supletivo, que são aqueles que visam atender crianças e adolescentes que não conseguem ter acesso às políticas sociais básicas.
 Política de proteção especial, destinada à população infanto-juvenil cujos direitos foram ameaçados ou violados. Exemplo: programas voltados para aqueles que se encontram em situação de risco por estarem nas ruas, por serem usuários de substâncias tóxicas ou drogas, vítimas de exploração sexual e violência doméstica.
7a Questão (Ref.: 201201368818)
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o procedimento para apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Consoante tais disposições, assinale a assertiva correta:
 Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, decretar liminarmente o afastamento provisório do dirigente da entidade, mediante decisão fundamentada. 
 Em se tratando de afastamento provisório ou definitivo de dirigente de entidade não governamental, a autoridade judiciária oficiará à autoridade administrativa imediatamente superior ao afastado, marcando prazo para a substituição.
 O procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não-governamental terá início mediante portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Conselho municipal de direitos, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos.
 O dirigente da entidade será citado para, noprazo de vinte dias, oferecer resposta oral, podendo juntar documentos e indicar as provas a produzir.
 Salvo manifestação em audiência, as partes e o Ministério Público terão dez dias para oferecer alegações finais, decidindo a autoridade judiciária em igual prazo.
8a Questão
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os princípios que devem ser adotados por entidades que desenvolvam programas de acolhimento familiar ou institucional. Segundo esses princípios, podemos afirmar que:
 Mesmo inserida em programa de acolhimento institucional ou familiar, a criança ou o adolescente deve ser estimulado a manter contato com seus pais ou responsável. 
 Por força de disposição expressa de lei, o dirigente das entidades com o objetivo de acolhimento institucional ou familiar é equiparado ao guardião, para todos os efeitos de direito.
 É vedado o acolhimento de crianças e adolescentes em entidades que mantenham programa de acolhimento institucional sem prévia determinação da autoridade competente.
 As entidades devem buscar constantemente a transferência para outras entidades, de crianças e adolescentes abrigados, a fim de promover e aprofundar a integração entre eles e os diferentes contextos sociais.
 As entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional não poderão receber recursos públicos para as suas atividades regulares com crianças e adolescentes.
9a Questão
Prova: MPE-PR - 2012 - MPE-PR - Promotor de Justiça (questão adaptada). Marque a alternativa que não está de acordo com as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente.
 A doutrina da situação irregular, que serviu de base teórica ao Estatuto da Criança e do Adolescente, apresenta como tese fundamental a de que incumbe à lei assegurar às crianças e adolescentes o exercício dos direitos elementares da cidadania. 
 Os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente são órgãos deliberativos e controladores das ações governamentais em todos os níveis.
 É diretriz da política de atendimento à infância e juventude a manutenção de fundos nacional, estaduais e municipais vinculados aos respectivos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente o ECA às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
 A garantia da prioridade absoluta compreende a preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas e a destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
10a Questão
As entidades de atendimento da criança e do adolescente, governamentais e não governamentais, serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), são medidas aplicáveis às entidades de atendimento que descumprirem obrigações nele contidas:
I. Às entidades governamentais: advertência, afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes e fechamento de unidade ou interdição de programa.
II. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e cassação do registro.
III. Às entidades governamentais: afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes, intervenção administrativa e fechamento de unidade ou interdição de programa.
IV. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e intervenção administrativa.
Está correto o que se afirma APENAS em:
 I e II. 
 II e III.
 I e IV.
 III e IV.
 IV.
11a Questão
CEPERJ - 2007 - DEGASE - Auxiliar Administrativo - Adaptada: Tendo em vista o conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. Em seu artigo 88, o ECA relaciona algumas diretrizes da política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, dentre as quais estão: a municipalização do atendimento e a criação de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criança e do adolescente. Nessas duas diretrizes, estão presentes, respectivamente, os seguintes princípios propostos pelo ECA para a política de atendimento:
 Descentralização e Participação. 
 Federalização e Sustentação.
 Centralização e Delegação.
 Mobilização e Fragmentação.
 Impugnação e Desconcentração.
12a Questão
A Constituição Federal, com alteração pela EC 20/98, veda ao menor de dezoito anos, o trabalho noturno, insalubre e perigoso. Como trabalho noturno entende-se aquele realizado:
 Entre as 22 horas de um dia e às cinco horas da manhã do dia seguinte. 
 Entre as 22 horas de um dia e às seis horas da manhã do dia seguinte.
 Entre as 22 horas de um dia e às quatro horas da manhã do dia seguinte.
 Entre as 21 horas de um dia e às cinco horas da manhã do dia seguinte.
 Entre as 20 horas de um dia e às cinco horas da manhã do dia seguinte.
13a Questão
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o procedimento para apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Consoante tais disposições, o procedimento terá início mediante:
 Portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Conselho Tutelar, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos. 
 Provocação de qualquer interessado.
 Somente portaria da autoridade judiciária.
 Apenas por representação do Ministério Público ou do Conselho Tutelar, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos.
 Apenas por representação do Ministério Público ou do Conselho Tutelar, devendo, no caso do Ministério Público, constar necessariamente o resumo dos fatos.
==XXX==
MD/Direito/Estácio/Período-05/CCJ0022/Aula-005/WLAJ/DP
MD/Direito/Estácio/Período-05/CCJ0022/Aula-005/WLAJ/DP

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes