Buscar

Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
Em uma empresa, indivíduos se relacionam internamente e com a comunidade, isto posto, a empresa torna-se responsável por atitudes éticas que devem prezar pela moral dos seus funcionários bem como da comunidade na qual se relaciona. Segundo Yamashita, a empresa que transpira ética deve se preocupar em cumprir todos os aspectos legais que ela exige e preocupar-se também com o bem-estar e a saúde de seus funcionários, propiciando-lhes melhor qualidade de vida. Deve evitar o desperdício de produtos e recursos naturais, tais como a água e a energia, e optar pelo uso de energias alternativas e limpas.
Empresas que visam obter lucro em um mundo cada vez mais globalizado, têm aplicado parâmetros éticos para balizarem suas atividades. A adoção de atitudes como as citadas por Yamashita (2009), possibilitam reflexos nas atividades empresariais e em consequências em seus resultados financeiros.
Considerando o que foi exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Uma atitude ética com os funcionários, é caracterizada também pelo respeito que a empresa tem com a cultura local da comunidade onde ela está inserida.
PORQUE
II - Uma empresa que demonstra ter comprometimento e responsabilidade de planejar sua direção e seu crescimento, com respeito aos ditames éticos e legais, levando em consideração os aspectos culturais de determinada comunidade, pode influenciar positivamente a comunidade em que está inserida e consequentemente seus funcionários. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
Comentário: Conforme o texto: a ética tem um caráter mais generalizado do que a moral e o direito, sendo empregada, para justificar e legitimar as normas morais e jurídicas, bem como criticá-las em caso de não estarem adequadas às reais necessidades da sociedade. Sendo assim, ela sempre indaga sobre o que é o certo, o bom e o obrigatório, preocupando-se em desenvolver e fundamentar tais conceitos tomando-os como princípio geral, retirando, ao assim proceder, os juízos normativos. Neste caso, respeitar a cultura local em que a empresa está inserida é caracterizada como uma atitude ética para com a comunidade e funcionários (Rota Aula 01, tema 04 p. 16).
	
	B
	 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	 A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	 A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Tereza era graduada em administração, trabalha em uma empresa de grande porte. Ela possui um bom salário, benefícios sociais e um ambiente trabalho limpo e organizado. Ela teria todos os motivos para estar realizada, pois é o chamado “emprego dos sonhos”. Entretanto, apesar das características da empresa, Tereza está desestimulada. Ela não está realizada com as atividades que desenvolve e, ao mesmo tempo, ela sente que não possui o respeito dos colegas.
Diante do exposto, das aulas e do livro-base, analise a alternativa correta ao que se refere a situação da Tereza a partir da Teoria dos dois Fatores, do psicólogo Frederick Herzber.
I) Como a empresa possui uma estrutura física muito boa, os fatores higiênicos foram atendidos, com a motivação extrínseca.
II) Pelo fato dela não estar realizada com suas atividades, e sentir que não tem o respeito dos colegas, os fatores motivacionais não foram atendidos.
III) Os fatores higiênicos constituem a base da pirâmide de Maslow, enquanto que os fatores motivacionais constituem o topo da mesma.
IV) Tereza é uma trabalhadora preguiçosa e indolente, por isso ela está classificada no pressuposto da teoria X.
V) A motivação extrínseca não está tendo força para mudar o comportamento da Tereza, que se apoia nas suas experiências passadas.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I, IV e V
	
	B
	I, II e III
Você acertou!
Os fatores higiênicos estão na base da pirâmide: condições físicas de trabalho, salário, vida pessoal, políticas organizacionais - motivação extrínseca. (Cap. 2 - págs. 63 a 67)
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III, IV e V
	
	E
	I, II e V
Questão 3/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Análise o texto abaixo:
“Essas duas maneiras de pensar são a ilustração da crença de que existem diferentes maneiras de justificar as ações humanas. No primeiro caso, pressupõe-se que a força que conduz o comportamento motivado está fora da pessoa [...]. No segundo caso subjaz a crença de que as ações humanas são espontâneas e gratuitas, uma vez que tem suas origens nas impulsões interiores traz em si seu potencial e a fonte de origem de seu comportamento motivacional (Bergammini, 1990, p.25 citado Barboza 2014).
Após a leitura do texto, leia as asserções a seguir:
I - No primeiro caso o autor está se referindo motivação extrínseca, e no segundo caso o autor está fazendo referência a motivação intrínseca.
PORQUE
II - A motivação extrínseca é a que vem do meio ambiente, pois acredita-se que a pessoa pode ser motivada através de técnicas e ferramentas externas; a motivação intrínseca vem do próprio indivíduo.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
Letra C. Segundo o capítulo 1 do livro base, a motivação extrínseca é que vem do meio externo, através de técnicas e ferramentas, acreditando que o indivíduo pode ser motivado por outros. A motivação intrínseca é a que vem de dentro do indivíduo, atendendo as suas próprias necessidades. (Cap. 1 pág. 27 e 28)
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 4/5 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
Leia o trecho da reportagem da Veja e responda: A minoria que agride e assusta. O que está por trás do extremismo no mundo islâmico?
 “O islamismo é a religião que mais cresce no planeta, e ganhou visibilidade nas últimas décadas em função de sua imensa riqueza estratégica: eles são donos das mais generosas reservas de petróleo do mundo. O crescimento do rebanho e a fartura do petróleo, no entanto, produziram um barril de pólvora. Em geral, os regimes dos países islâmicos são ditaduras teocráticas e a riqueza não é distribuída, deixando a maior parte da população relegada à miséria. É dentro desse caldeirão paradoxal que ressurgiu a força da religião, em especial depois da Revolução Islâmica no Irã, em 1979. "Num ambiente de carência social e autoritarismo político, a religião funciona como uma poderosíssima válvula de escape", define a historiadora Maria Aparecida de Aquino, da USP. Mas isso não é tudo. Até pouco tempo atrás, a América Latina também convivia simultaneamente com miséria e ditadura - e, no entanto, nunca se viram grupos extremistas de latino-americanos promovendo atos de terrorismo pelo mundo afora em nome de sua libertação econômica e política. Por que então alguns grupos de fanáticos islâmicos chocam o mundo com espetáculos inimagináveis de terror? A explicação sobre o que move esses extremistas, segundo alguns especialistas, talvez esteja num dado mais sutil: o choque de civilizações.”
 
Acerca da Ética Religiosa, assinale a opção correta.
I - A maioria das religiões pregam o amor, o respeito e a dignidade, porém, entre seus adeptos, as diferenças de crença acabam sendo as responsáveis pelos grandes conflitos mundiais.
II - Questões religiosas são responsáveis, historicamente, por grandes conflitos mundiais que ocorreram ao longo dos séculos, e que persistem nosdias de hoje.
III - Existem fatores de caráter político, econômico, territorial, geopolítico, histórico dentre outros, que também desencadeiam os conflitos, mas as questões religiosas e o radicalismo sempre são motivos elencados como um dos principais.
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmações (i), (ii) e (iii) são verdadeiras
Você acertou!
Comentário: Sobre Ética Religiosa podemos afirmar que a maioria das religiões pregam o amor, o respeito e a dignidade, porém, entre seus adeptos, as diferenças de crença acabam sendo as responsáveis pelos grandes conflitos mundiais. Historicamente questões religiosas são responsáveis, por grandes conflitos mundiais que ocorreram ao longo dos séculos, e que persistem nos dias de hoje. Existem fatores de caráter político, econômico, territorial, geopolítico, histórico dentre outros, que também desencadeiam os conflitos, mas as questões religiosas e o radicalismo sempre são motivos elencados como um dos principais (Aula 02, tema 03).
	
	B
	Somente a afirmação (iii) é verdadeira
	
	C
	As afirmações (i) e (iii) são falsas
	
	D
	As afirmações (ii) e (iii) são falsas
	
	E
	Somente a afirmação (i) é verdadeira
Questão 5/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Os Fatores Motivacionais estão relacionados com o conteúdo do cargo e com o tipo das tarefas executada pelas pessoas, esses fatores estão sobre controle do indivíduo, pois tem ligação com aquilo que ele faz e exerce. Os fatores motivacionais envolvem os anseios de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de auto reavaliação e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho. Quando estão presentes aumenta ou altera o desempenho e quando ausentes não altera o desempenho. (http://psicologiaufersa.blogspot.com.br/2011/06/motivacao-e-organizacao.html)
Pensadores, psicólogos, sociólogos, administradores entre outros estudaram o fator motivação individual e dentro da empresa. Várias teorias surgiram neste contexto.
Diante do exposto, das aulas e do livro-base, analise as alternativas abaixo e relacione com a respectiva teoria:
Elton Mayo
Pirâmide das necessidades de Maslow
Frederick Herzberg
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
(  ) É a motivação que vem do ambiente externo, acredita que a pessoa pode ser motivada através de técnicas e ferramentas.
(  ) Apresenta uma escala de hierarquia das necessidades do indivíduo, só é possível atender as mais elevadas se as primárias estiverem satisfeitas.
(  ) Realizou uma pesquisa conhecida como Hawthorne, percebeu a importância do grupo informal sobre a motivação e a  produtividade.
(  ) Apresentou uma pesquisa sobre fatores higiênicos (a estrutura da empresa, as condições de trabalho) e os fatores motivacionais (o trabalho realizado, o reconhecimento)
(  ) E a motivação que vem dentro do indivíduo, o próprio individuo traz em si seu potencial e fonte de origem do seu comportamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da resposta:
Nota: 20.0
	
	A
	3, 4, 2, 1, 5
	
	B
	4, 3, 1, 5, 2
	
	C
	5, 2, 1, 3, 4
Você acertou!
Motivação extrínseca: É a motivação que vem do ambiente externo, acredita que a pessoa pode ser motivada através de técnicas e ferramentas. (Cap. 1 - pág. 27)
Pirâmide das necessidades de Maslow: Apresenta uma escala de hierarquia das necessidades do indivíduo, só é possível atender as mais elevadas se as primárias estiverem satisfeitas. (Cap. 2 - págs. 53 a 57)
Elton Mayo: Realizou uma pesquisa conhecida como Hawthorne, percebeu a importância do grupo informal sobre a motivação e a produtividade. (Cap. 2 - pág. 48)
Frederick Herzberg: Apresentou uma pesquisa sobre fatores higiênicos (a estrutura da empresa, as condições de trabalho) e os fatores motivacionais (o trabalho realizado, o reconhecimento). (Cap. 2 - pág. 63)
Motivação intrínseca: E a motivação que vem dentro do indivíduo, o próprio indivíduo traz em si seu potencial e fonte de origem do seu comportamento. (Cap. 1 - pág. 27)
	
	D
	5, 2, 1, 4, 3     
	
	E
	2, 5, 3, 4, 1

Outros materiais