Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Aspectos Legais em Informática e Ética   Avaliação II   Objetiva   Uniasselvi   2018.2

Pré-visualização | Página 1 de 2

2. Avaliação II - Individual FLEX (424801) - Aspectos Legais em Informática e Ética (RED08)
 Prova: 7805457
X = Questão Cancelada
	Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
	Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Aspectos Legais em Informática e Ética (RED08)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:424801) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	7805457
	Nota da Prova:
	9
Parte superior do formulário
	1.
	No Brasil, os direitos de propriedade intelectual foram incluídos no rol dos direitos e garantias fundamentais do artigo 5º da Constituição Federal, os quais posteriormente foram regulados pela Lei 9.610/98, denominada Lei de Direitos Autorais. Tal ordenamento visa a proteger as criações de espírito, desde que materializadas de alguma forma, como, por exemplo, os programas de computador, armazenados em meios eletrônicos. Diante disso, acerca das proteções previstas na respectiva legislação aos autores/desenvolvedores de software, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Diferentemente do que prevê a Lei de Software, a Lei de Direitos Autorais garante ao autor direitos morais sobre a obra, o qual é indissociável de sua pessoa e inalienável.
	 b)
	Para efeitos legais, a identificação do autor da obra deve obrigatoriamente estar vinculada ao seu nome civil completo.
	 c)
	O autor poderá ser pessoa jurídica, quando o software for desenvolvido em ambiente empresarial.
	 d)
	Os autores estrangeiros, desde que domiciliados no Brasil, terão proteção assegurada nos acordos, convenções e tratados em vigor no Brasil.
	2.
	O Código do Consumidor estabelece diversos tipos de sanções, como administrativas, civis e penais, para aplicar as regras jurídicas na relação de consumo. Neste contexto, são sanções administrativas:
I- Apreensão de produto.
II- Cassação de registro.
III- Suspensão temporária de atividade.
IV- Autorização ao fornecedor para cancelar o contrato de forma unilateral.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentença II e IV estão corretas.
	3.
	Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, ocorrendo o vício de qualidade do produto, o consumidor poderá exigir do fornecedor algumas coisas. Sobre essas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A substituição do produto.
(    ) A restituição da quantia paga.
(    ) O abatimento proporcional do preço.
(    ) A restituição da quantia paga em dobro. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	4.
	O contrato é o acordo de vontades entre duas ou mais pessoas com o objetivo criar, modificar ou extinguir direitos. Por se tratar de um negócio jurídico, requer, para sua validade, a observância de alguns requisitos essenciais, sob pena de nulidade. Acerca dos requisitos essenciais do contrato, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ao celebrar um contrato de cessão de software, as partes contratantes deverão possuir no mínimo 16 anos.
	 b)
	É nulo o contrato que tenha por objeto a comercialização de entorpecentes, haja vista a ilicitude do objeto.
	 c)
	Dentre os requisitos essenciais do contrato, encontra-se a instrumentalidade, ou seja, devem ser documentados para que tenham validade jurídica.
	 d)
	As cláusulas contratuais poderão divergir do que estabelece o ordenamento jurídico em razão de corresponderem à vontade das partes.
	5.
	A empresa XYZ adquiriu uma licença de uso de um sistema integrado de gestão empresarial, tendo por finalidade integrar todos os setores de sua empresa, bem como atender às novas exigências fiscais no que tange à emissão das notas fiscais eletrônicas. Todavia, transcorridos alguns meses de efetiva utilização do software, a referida empresa fora notificada e multada pela Receita Federal pela sonegação de impostos que vinha ocorrendo quando da emissão das notas fiscais de saída. A empresa, a fim de investigar as causas da referida sonegação, contratou uma auditoria, a qual constatou que a sonegação ocorrera, exclusivamente, por erros de cálculos realizados pelo software adquirido recentemente. Consoante aos pontos centrais da responsabilidade do fornecedor prevista no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O fato de o fornecedor não ter agido com dolo afasta a sua responsabilidade pelos danos causados.
	 b)
	No caso em comento, não há possibilidade da aplicação do Código de Defesa do Consumidor, já que a empresa XYZ trata-se de uma pessoa jurídica e não adquiriu o software como destinatária final.
	 c)
	O software continuará sendo considerado defeituoso, mesmo que haja a comprovação, que os impostos foram calculados incorretamente devido à falta de parametrização do sistema, responsabilidade esta exclusiva do consumidor.
	 d)
	O fabricante poderá se isentar da responsabilidade pelos danos causados à empresa, se provar que não colocou o produto no mercado.
	6.
	Na operação de registro do software, a parte do código fonte será tratada como sigilosa por força legal, conforme art. 3 § 2º da Lei de Software. Em qual situação esse sigilo poderá ser quebrado? Classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por determinação judicial.
(    ) Por requerimento do próprio titular.
(    ) Por determinação do INPI.
(    ) Por solicitação do cliente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	7.
	Segundo a Lei de Software (Lei nº 9.609/98), o regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador será nos mesmos moldes previstos às obras literárias pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no país. Contudo, deve-se observar as ressalvas estabelecidas pela Lei de Software. Neste sentido, segundo a Lei de Software, qual é o prazo concedido ao autor com relação aos direitos de proteção sobre o programa de computador?
	 a)
	Cinco anos, devendo ser renovado ao final desse período.
	 b)
	Cinquenta anos, contados a partir do primeiro dia do ano subsequente ao da publicação ou criação.
	 c)
	Sessenta anos, contados a partir da data da sua criação.
	 d)
	Trinta anos, contados a partir do primeiro dia útil após a morte do autor.
	8.
	A Lei nº 9.609/98, denominada de Lei de Software, dentre outras disposições, visa a regular a proteção intelectual, especificamente, dos programas de computador. Neste sentido, a comercialização de um software cabe apenas ao desenvolvedor ou a um distribuidor autorizado, sendo que o usuário, ao adquirir o software, não se torna proprietário da obra, mas simplesmente recebe uma licença de uso, de forma não exclusiva. Diante disso, com base na Lei nº 9609/98, no que se refere à proteção aos direitos do autor e ao registro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O registro do software poderá ser dispensado, desde que o autor possua outros meios verossímeis de comprovar que é responsável pelo desenvolvimento da obra.
	 b)
	Aos autores estrangeiros serão garantidas as mesmas proteções, independente de reciprocidade entre os países.
	 c)
	A proteção aos direitos previstos nesta lei somente serão garantidos mediante o efetivo registro do software junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
	 d)
	O prazo de proteção da obra intelectual nestes casos é de 60 (sessenta) anos, podendo ser renovado por igual período mediante requerimento do autor.
	9.
	A empresa XYZ contratou um programador para atuar em regime de home office (em casa), com o objetivo de desenvolver um sistema de gestão empresarial (software). Concluída a etapa de desenvolvimento, o software fora lançado no mercado,
Página12