Buscar

ABORDAGEM SOCIOPSICOLÓG DA VIOLÊNCIA E DO CRIME AULA 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ABORD. SOCIOPSICOLÓGICAS DA VIOLÊNCIA E DO CRIME.
AULA 01 - 2º SEMESTRE
1) Émile Durkheim (1858-1917) foi um importante autor francês que desenvolveu o conceito de solidariedade: a maneira como as pessoas se relacionam nas sociedades. A sua teoria aponta para a existência de solidariedade mecânica (onde os indivíduos não dependem tanto dos outros) e orgânica (onde há uma maior dependência entre os indivíduos. Ao pensarmos na sociedade brasileira, podemos dizer que:
RESPOSTA: Os indivíduos que residem em grandes cidades estão experimentando um distanciamento muito grande um do outro, e esse fato é uma marca do individualismo próprio do capitalismo.
2) Em estudo publicado recentemente sobre mortes por armas de fogo no Brasil, os números mostram que o Brasil tem apresentado mais mortes, se comparados aos anos anteriores: 36.792 pessoas em 2010 e 36.624 em 2009, o que revela uma taxa de 20,4 homicídios por 100 mil habitantes. Sobre esses dados, podemos afirmar que:
RESPOSTA: O Brasil possui uma taxa elevada de violência em virtude da falta de uma política efetiva de combate à impunidade.
3) Aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Esse conceito de Edward B. Taylor se refere a:
RESPOSTA: Cultura.
4) As normas são muito importantes para a vida em sociedade, tendo em vista a enorme complexidade desta. Marque a opção correta acerca das normas:
RESPOSTA: O conteúdo de uma dada conduta transgressora da norma terá repercussões tanto no campo da moral quanto no da lei
5) A sociedade contemporânea vive sob a égide de um sistema de leis e regras que se traduzem no Direito. No que diz respeito ao Direito e à violência, podemos dizer que:
RESPOSTA: As condutas que transgridem as valorações morais da sociedade são definidas como crimes no Direito.
6) A violência é um elemento que afeta todas as sociedades. Sobre a sua natureza, podemos afirmar que:
RESPOSTA: Pode assumir as mais variadas formas, tendo em vista a variação cultural entre as sociedades
7) Com relação à cultura e as suas manifestações, pode-se dizer:
RESPOSTA: Toda sociedade produz cultura, a partir das interações dos indivíduos
		8) A Sociologia e a Psicologia exploram duas grandes áreas das ciências humanas. Sua existência remonta ao século XIX, no projeto de constituição das ciências humanas e sociais. Acerca dos seus campos de estudo, podemos afirmar que:
RESPOSTA: Enquanto a sociologia está preocupada em estudar o homem a partir das interações sociais com o meio que ocupa, a psicologia estuda o comportamento individual e o consequente reflexo subjetivo para o indivíduo.

Outros materiais