ABORDAGEM SOCIOPSICOLÓG DA VIOL. E DO CRIME AULA 2
1 pág.

ABORDAGEM SOCIOPSICOLÓG DA VIOL. E DO CRIME AULA 2

Disciplina:Abordagem Sociopsicologica23 materiais53 seguidores
Pré-visualização1 página
ABORDAGEM SOCIOPSICOLÓGICAS DA VIOLÊNCIA E DO CRIME
AULA 02 - 2º SEMESTRE

1) Nas raras entrevistas realizadas com traficantes de drogas em comunidades carentes, podemos notar que o discurso é sempre pautado numa lógica de ¿vida acelerada¿: as experiências de paternidade/maternidade; uso de substâncias entorpecentes etc. são feitas num curto espaço de tempo, se comparados às vidas vividas pelo restante da sociedade. Nesse sentido, aponte a afirmativa correta no que diz respeito às emoções:
RESPOSTA: A conduta cada vez mais violenta desses indivíduos é atribuída, no ponto de vista da psicologia, ao fato de que essas emoções são aprendidas ao longo da vida e seguem um direcionamento próprio.

2) Agressão pode ser definida como qualquer comportamento que tem a intenção de causar danos físicos ou psicológicos em outro organismo. Sobre os tipos de agressão, marque a opção correta:
RESPOSTA: A agressão hostil é aquela derivada de estados emocionais fortes, tais como a raiva e o ódio

		3) Émile Durkheim classificou os fatos sociais (atos produzidos pelos indivíduos em coletividade) em dois tipos: normais e patológicos. Os fatos considerados patológicos seriam aqueles que estariam em desacordo com a consciência coletiva, excedendo sobremaneira a forma como a sociedade compreende o ato. Marque a opção que aponte esse tipo de ato:

	
	

RESPOSTA: Filho mata os pais em virtude do fato de estar de castigo.
4) O juiz E R considerou inconstitucional a Lei Maria da Penha, contra a violência doméstica, e afirmou que o mundo é masculino. Alegando ser um conjunto de regras diabólicas e lembrando que a desgraça humana começou por causa da mulher, o magistrado considerou inconstitucional a Lei Maria da Penha e rejeitou pedidos de medidas contra homens que agrediram e ameaçaram suas companheiras. A lei é considerada um marco na defesa da mulher contra a violência doméstica. (Folha de S. Paulo, 21 out. 2007, p. C3). Podemos perceber na posição do magistrado que:
RESPOSTA: A sociedade brasileira recebeu uma herança sócio-cultural que abarca uma imensa gama de conceitos derivados de uma sociedade patriarcal.

5) Os números relacionados à violência cometida contra crianças e adolescentes impressiona no Brasil. Entre os anos de 1996 e 2004, foram recebidas 110.250 denúncias sobre algum tipo de violência perpetrada contra esses indivíduos (Violência física: 36.478; Violência sexual: 11.238; Violência psicológica: 17.171; Negligência: 44.890 e Violência fatal: 473). Podemos dizer, a partir desses dados que:
RESPOSTA: Violência psicológica é aquela cometida através de atos, gestos e palavras simbolizando formas de agressão.

6) Entre os fatores que influenciam na agressão, temos que:
RESPOSTA: A provocação direta constitui uma das mais visíveis influências sobre o comportamento agressivo, pois a provocação tende a gerar o sentimento de reciprocidade.

7) Na Psicologia, as emoções são consideradas um fenômeno que possui várias dimensões, marque a alternativa que NÃO representa uma dessas dimensões
RESPOSTA : financeira

		8) As milícias ocupam uma região significativa do Rio de Janeiro e depois de banir traficantes, demarcar territórios e vender 'proteção' em várias comunidades carentes, elas, que são formadas principalmente por policiais, passaram a atuar também na cobrança de percentuais em venda de imóveis, na imposição de taxas a feirantes, na agiotagem e na exploração clandestina de centrais de TV a cabo. Diante do exposto, podemos afirmar que:

	
	

RESPOSTA: As normas impostas pelos milicianos não são socialmente válidas mas são impostas pelo uso das armas e dos grupos de extermínio.