Buscar

Teste e Orientação Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teste / orientação vocacional
 
Teste vocacional
 
 
O teste vocacional é muito procurado por três grupos de pessoas
- As que estão cursando o ensino fundamental, pois existe toda uma gama de profissões que são oferecidas pelo ensino médio,
- As pessoas que estão no ensino médio e querem identificar qual carreira seguir ou curso  prestar para  o vestibular,
- Também por pessoas que já iniciaram uma faculdade, mas não se sentem confortáveis com a atual escolha.
O teste vocacional oferece as primeiras informações sobre as profissões com as quais há compatibilidade. Mas para um trabalho completo é importante que se faça a Orientação profissional, pois apenas um teste pode não reconhecer todas as características pessoais e necessidades psicológicas da pessoa que está escolhendo sua profissão.
Com o passar dos anos, os testes foram sendo substituídos pela Orientação Profissional como auxilio ao autoconhecimento e à tomada de decisão consciente, pois os testes apresentam resultados circunstanciais e relativos.
 
 
Orientação Profissional
 
Acreditamos que para um conjunto de habilidades que um indivíduo possui, existe um conjunto de opções profissionais em que ele poderia se dar muito bem e por isso a importância de se considerar os valores, aspirações, nível socioeconômico e estilo de vida que o indivíduo deseja ter. Muitas dessas informações não são acessadas pelos testes tradicionais. Esse é um dos motivos nos quais os orientadores têm se apoiado para abolir o uso de testes e mudar sua intervenção junto às pessoa que precisam identificar a melhor profissão a seguir.
O processo de orientação profissional consiste em três importantes etapas:
1- autoconhecimento
2- conhecimento da realidade profissional
3- apoio à tomada de decisão
 
Orientação vocacional ou orientação profissional?
O termo orientação profissional é mais adequado.
Quando usamos a palavra orientação vocacional estamos supondo que existe uma vocação a ser descoberta por alguém capacitado, mas na realidade sabemos que ninguém nasce com um “chip” em sua mente que o encaixa em apenas uma profissão. Nós temos capacidades múltiplas, e podemos ser felizes e bem sucedidos em um bom numero delas. O que a orientação profissional faz é ajudar a encontrar a profissão que se encaixa em toda realidade e necessidade social, familiar, e mais importante que se encaixe na realidade psicológica da pessoa que está escolhendo sua carreira.
A postura do orientador profissional é a de facilitador, que cria os meios pelos quais o indivíduo pode analisar suas opções profissionais, frente às suas opções pessoais e tomar sua decisão de forma consciente e tranquila, tendo a certeza de que está fazendo a escolha certa.
 
Gostar da profissão ou executar algo que se faz bem
Existe uma grande diferença entre conseguir realizar algo bem e gostar de fazer algo. É possível que você faça algo muito bem mas ainda assim não gosta de fazer isto. Como também é possível que goste muito de fazer uma coisa na qual seu desempenho deixa a desejar.
De toda forma, há muitos outros fatores que influenciam a escolha da profissão, gostar ou não de algo é apenas o 1º passo, devemos considerar toda a realidade do momento econômico e a cultura do local onde a pessoa esta inserida.
A partir dos dados do censo do IBGE de 2002 chegou-se a conclusão que  53% das pessoas realizam profissões diferentes daquelas de sua formação. Isso nos faz pensar que a maioria das pessoas não soube identificar exatamente qual seria o investimento em educação adequado a sua realidade.
De nada adianta a pessoa se encantar com uma determinada profissão, por exemplo, você descobre que sua vocação e sua habilidade estão completamente voltadas para ser um ótimo musico de orquestra. Você pode descobrir isto em um teste vocacional, mas o que só a orientação profissional lhe dirá é que vivemos em um país onde a realidade financeira para esta profissão é muito dura. Receber estas informações e se preparar para todo o tipo de obstáculos que encontrará faz parte do trabalho da orientação profissional.
O processo de orientação profissional também levará em consideração todos aspectos pessoais, familiares e sociais. Quais valores sua família e o meio onde você vive tem e como isso influenciará a escolha de sua carreira - de forma benéfica ou não.
Existem hoje mais de 200 cursos universitários, e sem o mínimo de informação de cada possibilidade o jovem acaba se limitando as profissões que já são de seu conhecimento, ou as profissões que já são realizadas por membros de sua família. A orientação profissional amplia o leque de boas possibilidades para que você não perca a chance de outro de se colocar adequadamente em sua vida profissional.
 
Investir em uma orientação profissional não seria desperdício de dinheiro?
O custo de uma boa orientação profissional pode ser muito barato se você comparar  com o custo de toda uma faculdade, considerando tanto o valor das mensalidades, livros, transporte e tempo que você usou que foi desperdiçado pois não foi aplicada em sua vida profissional ao mudar de carreira depois da formação – quando só então percebeu que aquela escolha não foi adequada.
 
Onde encontrar um orientador profissional
Em nossa clinica você pode contar com psicólogos especializados em orientação profissional que lhe atenderão com toda atenção ao seu perfil em especial.

Outros materiais