Buscar

A construção do conhecimento na visão de Piaget

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A construção do conhecimento na visão de Piaget.
Segundo Piaget, a construção de conhecimentos pelos sujeitos não produz internamente cópias da realidade externa, a idéia de que o conhecimento não é transmissível é a noção chave de sua obra.
Conhecer é o efeito de um processo ativo de elaboração da realidade(externa ou interna) por parte do aprendiz. Quem aprende não é apenas objeto da ação daquele que ensina, mas sujeito ativo dos processos de conhecer.
A abordagem iniciada por Piaget é conhecida como construtivismo, no entanto sua perspectiva não é a única referida como construtivismo, entre seus seguidores encontramos diferenças quanto à definição dos processos de construção do conhecimento. A visão do conhecimento como ''construção'' indica que conhecer é fabricar mentalmente o objeto a ser conhecido, sendo que depende da familiaridade do novo conhecimento com os anteriores, da fase de desenvolvimento em que se encontram o sujeito e da própria experiência de aprendizagem. O papel do professor é o de facilitador, mas o conhecimento em si resulta de um processo solitário, centrado na ação do próprio aprendiz.
A interação da mente com conteúdos específicos promove o desenvolvimento de estruturas do pensamento. Para cada etapa do desenvolvimento cognitivo, o sujeito aprensenta uma forma de pensar própria, uma dada estrutura do pensamento capaz de se adaptar, a princípio a qualquer conteúdo.
Piaget caracteriza o desenvolvimento cognitivo como um conjunto de mudanças qualitativas nas estruturas, que resultam em modos diferenciados de abordar e no desenvolvimento de competências específicas que possibilitam esse processo. Ele interessou-se pelos erros, pois os considerava mais importantes que os acertos para se compreender como o indivíduo se desenvolve e aprende. Os erros expressam diferenças qualitativas de apreensão da realidade por um sujeito particular e a consciência do erro deve servir de propulsor para a busca de respostas cientificamente aceitáveis.
Segundo Piaget, o desequilíbrio cognitivo funciona como motivo para a aprendizagem e cada nova situação de aprendizagem contribui para a promoção de desenvolvimento. Processos de conhecimento e de desenvolvimento são faces de uma mesma moeda, constituindo-se mutuamente.
Com Piaget, somos levados a compreender quanto mais desenvolvidos cognitivamente nos encontramos, mais necessárias tornam-se as trocas sociais, a argumentação e a contra-argumentação, como meios de legitimação de nossas idéias.
A ênfase dada por Piaget à ação reforça o caráter ativo do sujeito na construção de conhecimentos, que pode se produzir nas formas mais básicas de ação.

Outros materiais