Buscar

A influência da personalidade nas relações de trabalho

Prévia do material em texto

Aula 3A influência da personalidade nas relações de trabalho
A personalidade não só influencia as relações interpessoais, mas também o ambiente profissional. É um equívoco diferenciar a vida profissional da vida pessoal, afirmando serem as pessoas de determinada maneira no trabalho e de outra forma em sua vida pessoal.
É claro que podemos nos portar de forma mais à vontade em nossa casa, em ambientes familiares ou com amigos. Só que o ambiente de trabalho requer maior formalidade ou compostura. Na verdade, o meio influencia nossos comportamentos, mas isso não quer dizer que nossa personalidade difere, pois ela é única, singular.
O caso de dupla personalidade, ou múltipla personalidade, que chamamos de transtorno dissociativo de identidade, se configura como um transtorno mental que deve ser tratado pela psiquiatria e pela psicologia. Nesse caso, o sujeito que sofre com esse transtorno demonstra características de personalidades distintas, percebendo o meio e interagindo de maneiras diferentes.
A área de recursos humanos precisa então dominar as técnicas de levantamento de perfil (vistas na Aula 1 desta unidade), investigando a personalidade dos colaboradores para:
Veja um exemplo no qual uma empresa observa e seleciona um candidato a partir das características de sua personalidade, clicando nas imagens abaixo.
posicione o cursor sobre as imagens.
Como sabemos, também é necessário considerar a personalidade dos gestores para identificar os melhores profissionais para trabalharem com aquele perfil de líder. Confira um exemplo clicando nas imagens abaixo
Sabe-se que uma das maiores causas da alta rotatividade nas organizações é o problema de relacionamento entre líderes e liderados.
Se a área de recursos humanos se utiliza de ferramentas e práticas de avaliação de perfil e performance comportamental poderá, através do feedback constante e de demais práticas de desenvolvimento pessoal, minimizar o impacto que os problemas de relacionamento ocasionam nas organizações.
Atividade
A partir das descrições de competências comportamentais abaixo, identifique qual competência se referem:
1Motivação
2Liderança
3Tomada de decisão
4Iniciativa ou orientação para resultados
a) Demonstra disposição, humor e interesse pelas atividades a serem executadas.
b) Capacidade para conduzir equipe, numa relação de parceria, buscando atingir os resultados organizacionais.
c) Capacidade para tomar decisões com assertividade, considerando limites e riscos.
d) Demonstra iniciativa, trabalhando com afinco para alcançar objetivos e propor novas soluções.
Olá Estudantes,
Germano é um psicólogo organizacional e precisa selecionar 04 vagas para atuar na Área comercial, RH, Logística e Financeira. Sabe-se que os ocupantes das vagas precisam ter competências, habilidades e conhecimentos diferentes. A colega dele, Mariana, disse que ele utilizasse os testes psicométricos, utilizasse o eneagrama e que focasse na infância. Germano acabou atendendo o que Mariana aconselhou, mas precisava compor o perfil para cada vaga.
Como a teoria da personalidade pode ajudar Germano a compor o perfil para cada vaga? Cada um de vocês que contribuir sugere uma forma de compor o perfil para uma das vagas, utilizando um dos recursos apontados por Mariana.
Explicação da profª: Germano precisa escolher 4 candidatos de áreas diferentes: Área comercial, RH, Logística e Financeira. Para isso, indica-se o uso do ENEAGRAMA. Este define 9 tipos de personalidade, conforme esquema abaixo. Vocês deverão estudar os tipos no link indicado no enunciado, escolher uma das vagas e o tipo de personalidade mais adequado para esta vaga e explicar o porquê da escolha. Compreenderam?
Um psicólogo organizacional precisa selecionar 04 vagas paras seguintes áreas: comercial, RH, Logística e Financeira. Sabemos que os ocupantes das vagas precisam ter competências, habilidades e conhecimentos diferentes. Foi sugerido pela colega de trabalho do psicólogo, que ele utilizasse os testes psicométricos, utilizar o Eneagrama e que focasse na infância nos candidatos. Como a Teoria da personalidade pode ajudar a compor o perfil para cada vaga?
Para movimentar um pouco o nosso fórum, proponho que cada um de vocês faça uma auto análise e identifique qual o perfil comportamental predomina em você pelos perfis do eneagrama. Justifique a sua escolha.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes