Buscar

A civilização contra a natureza

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
A civilização contra a natureza
Grupo: Eliane Maria Castanheira
 Fernanda O. Andrade Maia
Juliana Barros
6º período Noite 
 Geografia
*
*
*
Androcentrada e dominadora o que pode ser umas das causas da atual crise ecológica.
A civilização é vista como sendo formada por quatro grandes sistemas: a representação, o normativo, a expressão e a ação. 
*
*
*
O sistema de ação é visto pela modernidade como sendo diretamente ligado ao poder.
A característica fundamental da civilização é o poder - dominação.
A civilização é indiscutivelmente tecnológica, usamos o instrumento de forma primordial como forma de relacionamento entre o homem e a natureza.
*
*
*
Sendo que tudo o que o homem faz é pensando apenas no propósito de poder e dominação.
A racionalidade adequada é a instrumental – analítica, sendo uma razão subjetiva, está apenas no ser humano e em seus interesses, sendo a razão do poder a que mais prevalece.
*
*
*
Os seres da natureza são feitos pelos homens como sendo instrumentos para fins da subjetividade humana ligada na geração de lucro e de bem-estar.
A tecnológica significa um saber operatório, é uma ciência aplicada, mas é considerada a maior alavanca para as grandes transformações que ocorrem em toda a sociedade, seja ela humana ou da natureza.
*
*
*
A tecnologia visa acima de tudo a o progresso, o crescimento industrial e o maior de todos: o LUCRO. Ela mudou profundamente o espaço e o tempo; o espaço foi encurtado pelos meios de comunicação e de transporte e o tempo foi drasticamente reduzido pela simultaneidade temporal pela tv e pelo fax.
*
*
*
A crise ecológica implica em dois grandes desequilíbrios básicos de nível social: o excesso de consumo da classe alta e a carência do consumo da classe baixa. Essa é a crise global do sistema de vida.
O poder – dominação conspira continuamente contra a vida. Pois entre ambos não poderá haver uma coexistência pacifica nem uma estratégia sinergética. 
*
*
*
Dessa forma só será possível o desempenho de um novo modo de ser e um novo sentido de viver em conjunto com toda a comunidade global, bem como seremos remetidos a uma causa mais profunda do desastre ecológico contemporâneo mas que pode ser reversível desde que haja uma redenção e uma re-ligação do ser humano com o resto do processo universal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais