A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Questionario Unidade II   Anatomia   @UNIP

Pré-visualização | Página 1 de 1

QUESTIONARIO UNIDADE II - ANATOMIA - UNIP - 27.08.2018 01:15HR 
P -ERGUNTA 1
A articulação do ombro possui todos os elementos que caracterizam uma articulação sinovial típica: a cápsula articular fibrosa, a membrana sinovial, as cartilagens articulares recobrindo as superfícies dos ossos que se articulam e o líquido sinovial. Com base em seu conhecimento sobre anatomia do ombro, analise as seguintes afirmativas, quanto serem verdadeiras (V) ou falsas (F), assinalando a alternativa correspo´ndente.
I. A articulação do ombro quando comparada com a articulação do quadril apresenta uma resistência maior contra luxações. 
II. Quando você eleva o braço para o lado, a articulação do ombro é o exemplo de eixo horizontal sagital e o braço é o objeto em movimento no plano frontal. 
III. Considerada uma articulação triaxial, pois realiza movimentos em torno de três graus de liberdade. 
IV. A cabeça do úmero grande e redonda, articula-se com a cavidade glenoide relativamente rasa da escápula.
Resposta Selecionada:	
Resposta E F, V, V, V
Pergunta 2
A estrutura anatômica apontada pela seta na imagem é uma formação fibrocartilagínea que se encaixa às faces articulares com o papel de torná-las harmônicas entre si e agir como um coxim amortecedor de choques mecânicos. A estrutura anatômica em questão é: 
Resposta Selecionada:	
 Correta d - O menisco.
Pergunta 3
As costelas de ambos os lados se subdividem em grupos, de acordo com a sua relação com o esterno. Assim, considere as afirmações:
I. As sete superiores são chamadas costelas verdadeiras, porque se fixam no esterno por meio de cartilagens costais. 
II. As três médias são chamadas falsas propriamente ditas porque suas cartilagens costais estão ligadas à costela imediatamente superior. 
III. As duas últimas são flutuantes porque são livres e curtas, isto é, não possuem conexões anteriores com o esterno ou com outras costelas.
Podemos considerar como corretos:
Correta e. I, II e III.
Pergunta 4
As fraturas proximais do fêmur em idosos são consideradas graves e afetam direta e negativamente a expectativa e a qualidade de vida desses pacientes. Em idosos, pequenas quedas a partir da posição de ortostatismo são responsáveis por, aproximadamente, 90% das fraturas proximais do fêmur. Com relação à morfologia da epífise proximal do fêmur, identifique as alternativas que apresentam detalhes ósseos tão-só nessa região:
I. Cabeça do fêmur e trocanter maior.
II. Trocanter menor e fossa intercondilar.
III. Tuberosidade glútea e crista intertrocantérica.
IV. Fóvea da cabeça do fêmur e fossa trocantérica. 
É correto, apenas, o que se afirma em:
Correta b. I e IV.
Pergunta 5
Correlacione as seguintes preminencias osseas e depressões osseas com os respectivos ossos
Resposta Selecionada:	
Correta d. 3, 2, 5, 4, 1
Pergunta 6
George, treinador de atletismo profissional, teve seu melhor lançador de dardo na lista de atletas afastados com uma lesão no ombro. Qual é a lesão mais provável desse lançador? Quais músculos específicos provavelmente estão afetados?
Resposta Selecionada:	
Correta d. Lesão de manguito rotador. Músculos envolvidos: supra espinal e infraespinal.
Pergunta 7
Há diversas formas de classificar os ossos. Eles podem ser classificados pela sua posição topográfica, reconhecendo-se ossos axiais (pertencem ao esqueleto axial) e apendiculares (constituem o esqueleto apendicular). Todavia, a classificação mais empregada é aquela que leva em consideração a forma dos ossos, classificando-os conforme a predominância de uma das dimensões (comprimento, largura ou espessura) sobre as outras duas. Assim, reconhecem-se:
(1) Ossos longos: aqueles que apesentam um comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura, epífises bem definidas e uma diáfise com canal medular.
(2) Ossos irregulares: aqueles que possuem uma morfologia complexa que não encontra correspondência em formas geométricas conhecidas. 
(3) Ossos sesamoides: aqueles que se desenvolvem na sustância de certos tendões ou da cápsula fibrosa que envolve determinadas articulações. 
(___) Temporal e quadril.
(___) Ulna e falanges.
(___) Patela e hioide.
A sequência correta é:
Resposta Selecionada:	
Correta c. 2-1-3.
Pergunta 8
Leia a tirinha referente ao “Pilates do Caribe”.
Qual alternativa aponta os músculos encontrados nesse segmento corporal?
Resposta Selecionada:	
Correta c. Músculo gastrocnêmio lateral e músculo sóleo.
Pergunta 9
Lesões dos músculos isquiotibiais são situações frequentes em algumas modalidades esportivas e, em geral, acontecem quando uma tensão lateral ou medial súbita no joelho lacera os músculos ou os tendões. Por causa de sua estrutura e pela tensão que sofre durante a competição, a articulação do joelho é altamente suscetível a lesões. A mudança às regras sobre o contato em jogos esportivos e as metodologias de treinamentos durante as temporadas poderiam amenizar a incidência de lesões no joelho. Ao menos, deveriam ser providenciados mais suporte e proteção para essa articulação tão vulnerável. De tal modo, os músculos que formam os isquiotibiais são:
Resposta Selecionada:	
Correta b. Bíceps femoral cabeça longa, semitendíneo e semimembranáceo.
Pergunta 10
Um corredor de Marcha Atlética nota que a “parte de dentro” do seu tênis direito está́ deteriorando muito mais do que a “parte de dentro” do seu tênis esquerdo. Isso poderia expressar que seu pé direito é submetido a mais __________ do que o pé esquerdo.
Resposta Selecionada:	
Correta b. Eversão.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.