Buscar

av_f3_ch2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA		DISCIPLINA DE FÍSICA 3
PROF: DANILO RIBEIRO DE SÁ TELES
ALUNO:
					1ª Avaliação de física 3
					 2ª chamada
1º – A figura ao lado mostra uma barra longa, não condutora, de massa desprezível, de comprimento L, articulada no centro e equilibrada por um bloco de peso W a uma distância x da extremidade esquerda. Nas extremidades direita e esquerda da barra existem pequenas esferas condutoras de carga positiva q e 2q, respectivamente. A uma distânica vertical h abaixo das esferas existem esferas fixas de carga positiva Q. (a) Determine a distância x para que a barra fique equilibrada na horizontal. (b) Qual deve ser o local de h para que a barra não exerça nenhuma força vertical sobre o apoio quando está equilibrada na horizontal?
2º – Na figura, uma barra não condutora de comprimento L = 8,15 cm tem uma carga -q = -4,23 fC uniformemente distribuída. (a) Qual é a densidade linear de cargas da barra? Determine (b) O módulo e (c) a direção (em relação ao semi-eixo x positivo) do campo elétrico produzido no ponto P, situado no eixo x, a uma distância a = 12,0 cm da extremidade da barra.
3º – Na figura a um elétron é arremessado verticalmente para cima, com uma velocidade Vs = 2,0 x 105 m/s, a partir das vizinhanças da placa de plástico uniformemente carregada. A placa é não condutora e muito extensa. A figura b mostra a velocidade escalar v em função do tempo t até o elétron voltar ao ponto de partida. Qual é a densidade superficial de cargas da placa?
4º – O potencial elétrico em um ponto sobre o eixo central de um disco uniformemente carregado e dado pela equação,
A partir dessa equação, determine uma expressão, utilizando vetores unitários, para a força aplicada sobre um elétron em qualquer ponto sobre o eixo do disco. Obs: considere que sobre o elétron estejam atuando a força elétrica e a força gravitacional.

Outros materiais