Buscar

vap_a

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA		DISCIPLINA DE FÍSICA 3 
PROF: DANILO RIBEIRO 
ALUNO:																						valor: 1,5 pontos
		
					Verificação de aprendizagem
1º) A figura abaixo representa três linhas de força de um campo eletrostático.
Uma carga pontual deve ser abandonada sem velocidade inicial em um ponto do espaço onde há esse campo e se deslocar ao longo de uma dessas linhas de força. Para que isso aconteça, a carga deve ser abandonada em:
(A) PI (B) PII (C) PIII (D) PI ou PII (E) PI , PII ou PIII
2º) Considere as duas cargas pontuais positivas Q1 e Q2 mostradas na figura deste problema. Sabe-se que Q1 > Q2 e que o campo elétrico criado por estas cargas é nulo em um dos pontos mostrados na figura. Este ponto só pode ser:
a) A	b) B	c) C	d) D	e) E
3º- Na figura abaixo, três partículas carregadas estão sobre um eixo x. As partículas 1 e 2 são mantidas fixas. A partícula 3 está livre para se mover, mas a força eletrostática exercida sobre ela pelas partículas 1 e 2 é zero. Se L23 = L12, qual é o valor da razão q1/q2 R: -4,0
4º) Na figura abaixo, duas pequenas esferas condutoras de mesma massa m e mesma carga q estão penduradas em fios não condutores de comprimento L. Suponha que o ângulo t é tão pequeno que a aproximação tan  = sen  pode ser usada. Mostre que a distância, x, de equilíbrio entre as esferas é dada por
5º) A figura abaixo mostra uma barra de plástico com uma carga -Q uniformemente distribuída. A barra tem a forma de um arco de 120º de extensão e raio r. Os eixos de coordenadas são escolhidos de tal forma que o eixo de simetria da barra é o x e a origem P está no centro de curvatura do arco. 
a) Em Termos de Q e r, qual é o campo elétrico E produzido no ponto P?
b) Supondo que seja colocado no ponto P um elétron, determine, utilizando vetores unitários e em termos de Q, r, qe, g e m, a força resultante sobre essa partícula.

Outros materiais