A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
63 pág.
APOSTILA

Pré-visualização | Página 7 de 9

que poderá incluir medidas como faturamento, retorno, retenção de clientes, fatia de mercado, etc.
O controle gerencial é muito importante. A avaliação de desempenho tem ótimas intenções, mas, na prática, é um grande fator de estresse para quase todos na organização. O elenco preferencial de mensuração são os indicadores de caráter financeiro.
Sendo assim, explique as seguintes medidas de natureza financeira: 
faturamento;
resultado econômico;
retorno de investimento.
R= Faturamento é o valor total obtido por uma empresa com a venda de produtos e a prestação de serviços em dado período. Ele é informado na demonstração do resultado do exercício (DRE) da empresa, podendo ser expresso em valor bruto ou líquido. Muitas vezes, o termo é usado com o mesmo sentido de receita.
Resultado econômico é a expressão comumente utilizada para se referir ao lucro (ou prejuízo) apurado por uma empresa em dado período, tenha ou não havido movimentação de dinheiro. Contrapõe-se ao resultado financeiro, que indica o saldo realizado em base-caixa no período. 
Retorno do investimento é uma fórmula de cálculo, resultado líquido do período dividido pelo investimento realizado no mesmo período, multiplicado por 100 para fornecer a resposta em porcentagem. No numerador, o resultado líquido pode ser lucro ou prejuízo; no denominador, o valor do investimento pode ser representado pelo total do ativo, o patrimônio líquido (PL) ou outra grandeza de interesse.
Questão 5
De acordo com a perspectiva tradicional, a empresa é vista como um conjunto de funções especializadas que se distribuem por departamentos ou áreas — Finanças, Marketing, Recursos Humanos, etc. Já a perspectiva contemporânea visualiza a organização de forma diversa e mais dinâmica. 
Segundo essa visão contemporânea, uma empresa:
	
	é um sistema burocrático, hierarquizado, sob o qual se realizam as diversas funções.
	
	funciona como uma máquina, composta por partes e componentes especializados.
	
	tem foco em especialização, coordenação, autoridade, papéis e responsabilidades.
	
	define-se por três atividades amplas e complementares: obter financiamentos, realizar investimentos e conduzir operações. 
R= O foco em especialização, coordenação, autoridade, papéis e responsabilidades corresponde à perspectiva tradicional. O modelo mecanicista corresponde à identificação da empresa como uma máquina, composta por partes e componentes especializados. O sistema burocrático está caracterizado como um sistema hierarquizado, sob o qual se realizam as diversas funções. A visão contemporânea é a que agrupa as atividades empresariais em três grandes âmbitos: financiamentos, investimentos e operações. 
Questão 6
Segundo a visão financeira da empresa, as três atividades empresariais essenciais — investimento (I), financiamento (F) e operações (O) — podem ser correlacionadas aos elementos do balanço patrimonial (BP) e da demonstração do resultado do exercício (DRE). A seguir, selecione a opção adequada para cada item. 
R=
O investimento constitui-se de atividades de aplicação de recursos em uma variedade de itens, como imobilizado, composto por imóveis, móveis, veículos, máquinas, equipamentos e instalações. Supre a empresa com a capacidade básica para operar e, em geral, leva anos até que seu potencial de serviços seja esgotado por completo.
O financiamento é composto por atividades que envolvem a obtenção de fundos de duas principais fontes: proprietários ou sócios; credores ou terceiros. Há disponibilização de fundos a prazos variados, obtendo-se, em troca, o pagamento de juros e a devolução do principal em datas determinadas. 
As operações são as atividades conduzidas por diferentes departamentos e incluem as modalidades compras, produção, marketing e administração.
O balanço patrimonial (BP) é um importante demonstrativo contábil que é formado pelos grupos do ativo, do passivo e do patrimônio líquido (PL). Tem como objetivo informar a situação patrimonial e financeira da empresa em determinado momento, segundo as normas e os princípios contábeis.
A demonstração do resultado do exercício (DRE) é um importante relatório contábil, preparado pelas empresas para demonstrar as receitas realizadas e as despesas incorridas em determinado período, e, ao final, apurar o resultado — lucro ou prejuízo.
Questão 7
A pergunta fundamental que norteia a ação do administrador financeiro é: tal decisão criará valor para os proprietários da empresa? 
De fato, essa deve ser a preocupação de todos os administradores, em praticamente todas as situações, porque:
	
	representa os processos e tomadas de decisão nas empresas.
	
	todas as atividades empresariais devem ser avaliadas em termos econômicos e financeiros.
	
	trata-se do princípio fundamental de Finanças — criar valor, para os proprietários, significa buscar a maximização de sua riqueza.
	
	o conhecimento de técnicas e métricas financeiras isoladas se mostra insuficiente, sendo necessária uma abertura para valores e informações estratégicas.
R= A criação de valor é o objetivo máximo da Administração Financeira. Está focada no acionista — proprietário. É fazer com que o ganho dos investimentos seja superior a seu custo de financiamento.
Questão 8
Nas companhias abertas, a maximização da riqueza dos proprietários corresponde à maximização do valor de mercado da empresa.
O valor de mercado da organização pode ser obtido:
	
	reavaliando-se todos os ativos a preço de venda.
	
	calculando-se o valor presente líquido (VPL) dos fluxos de caixa esperados.
	
	tomando-se a média dos valores do patrimônio líquido (PL) nos últimos cinco anos.
	
	multiplicando-se o preço de mercado da ação pelo número de ações em circulação.
R= A riqueza do acionista de companhia com ações negociadas em bolsa se obtém com a multiplicação do preço de mercado da ação pelo número de ações em circulação. As demais respostas contêm elementos associados ao processo de precificação, mas são incompletas ou inviáveis. Por exemplo, a aplicação do VPL aos fluxos de caixa é apenas uma parte do processo de avaliação. Já o uso do PL como referência ou a reavaliação de ativos a valores de venda esbarram em sérias restrições.
Questão 9
Do ponto de vista da especialização, o mercado financeiro pode ser dividido em quatro segmentos.
Identifique o principal papel de cada segmento de mercado, numerando a coluna de funções primordiais de acordo com a coluna de segmentos.
Há quatro tipos diferentes de mercados financeiros:
de crédito;
monetário;
de câmbio;
de capitais.
O mercado de capitais é a grande fonte de recursos de longo prazo para investimentos pelos agentes econômicos, é a possibilidade de captação direta de fundos pelas empresas, sem intermediação, com prazos de vencimento indeterminados.
No mercado monetário, são realizadas operações de curto e curtíssimo prazos, destinadas ao controle da liquidez monetária da economia, e são negociados os certificados de depósitos interfinanceiros (CDI), exclusivamente, entre instituições financeiras.
O mercado de crédito visa, fundamentalmente, suprir as necessidades de recursos de curto e médio prazos por meio da concessão de créditos a consumidores ou financiamento de capital de giro às empresas.
No mercado de câmbio, são negociadas moedas estrangeiras conversíveis em moeda local pelas instituições credenciadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
Questão 10
Do ponto de vista do administrador financeiro, um mercado eficiente garante que o preço das ações da empresa se ajuste a informações novas e relevantes, tão logo estas se tornem disponíveis para os participantes do mercado.
Nesse contexto, pode-se afirmar que, na eficiência de mercado:
	
	não há custos de transição.
	
	as informações não estão à disposição de todos.
	
	acionistas que desejarem embolsar o ganho precisarão esperar que a empresa implemente essa decisão.
	
	assim que uma empresa anuncia uma decisão que leva os participantes do mercado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.