Buscar

quimica org edt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Qual o significado da expressão “semelhante dissolve semelhante”?
Os compostos orgânicos apolares e não apolares serão solúveis em compostos inorgânico como agua; apolar dissolve apolar, polar dissolve polar, semelhante dissolve semelhante.
Porque a anilina é insolúvel em agua e solúvel em solução de HCL a 5%
É praticamente insolúvel em água porque é um composto pouco polar, enquanto a água é bastante polar. A anilina tem o grupo amina em sua estrutura, que possui um comportamento de base. Ao adicionar uma solução de HCl a 5% ocorre a neutralização da anilina pelo ácido através de uma reação ácido-base, ocorrendo assim a solubilização.
O que se entende por calor de solução
O calor de solução é definido como o calor envolvido na dissolução de um mol de soluto em quantidade suficiente de solvente para constituir uma solução diluída.
Defina solubilidade e miscibilidade
A solubilidade consiste na capacidade de uma substância (soluto) dissolve-se completamente em outra (solvente), a qual se encontra em um estado físico diferente do seu. 
Como as moléculas se dissolvem no solvente ocorre uma mudança física no composto, vários fatores afetam o grau de solubilidade como a temperatura, a pressão e as propriedades químicas do solvente e do soluto .
 A miscibilidade é a capacidade de uma substância dissolver-se em outra no mesmo estado físico. As propriedades físicas e químicas de cada substância permanecem as mesmas, pois não ocorre nenhuma transformação química ou física entre elas. Embora não ocorra nenhuma mudança, as substâncias formam uma mistura homogênea tanto a solubilidade quanto a miscibilidade dependem diretamente da polaridade das substâncias em questão .
Porque determinados compostos orgânicos são solúveis em soluções ácidas e outros são solúveis em soluções básicas? Esta dissolução é devido à solubilidade ou miscibilidade? 
Determinados compostos são solúveis em soluções ácidas porque contém, pelo menos, um átomo de caráter básico na molécula, por isso reagem com ácidos formando sais e, consequentemente, se dissolvendo.
Quase o mesmo vale para os com postos que se dissolvem em base, porém, nesse caso, os compostos possuem um átomo de caráter ácido que reage com a base gerando sal e que se dissolve no solvente. Essa dissolução é devido à solubilidade, pois o sal se ioniza no solvente.
Por que determinados compostos orgânicos são solúveis em água e éter etílico? Esta dissolução é devido à solubilidade ou miscibilidade? 
A questão da solubilidade de determinadas substâncias orgânicas em água e em éter, é explicada pela estrutura dos compostos, já que um composto é mais solúvel com o qual apresenta uma relação mais intima de estrutura.
Assim, essa solubilidade em água e éter é devido à miscibilidade.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfxh0AE/solubilidade
https://crispassinato.files.wordpress.com/2016/03/vogel-quimica-analitica-qualitativa1aed-1981.pdf

Outros materiais