Buscar

1ª Prova de TGA II - Estruturalismo

Prévia do material em texto

TEORIA ESTRUTURALISTA
1. Qual(is) foram o(s) principal(is) pensador(es) da teoria estruturalista?
Max Weber, Robert K. Merton, Phillip Selznick, Alvin Gouldner, Peter Blau, Michel Crozier, Emitai Etzioni.
2. Qual é o foco da teoria?
- Foco principal: tratar das disfunções da burocracia (discrepância entre o que é previsto no modelo burocrático/formal e o que realmente nas organizações/informal)
- Totalidade do sistema
- Interdependência entre organização e ambiente (organizações como parte do sistema)
3. Como o ser humano é visto?
Homo organizacional (ou homem político)
4. Qual foi a principal contribuição para a administração, ou seja, o que ela traz de novo em relação às outras teorias já estudadas?
- Principal: tratar das disfunções da burocracia
- Não trata apenas de organizações industriais, mas também hospitais, prisões, escolas, universidades, clubes, exército, ordens religiosas...
- Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior. A organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente. 
- Novos temas recebem atenção: conflito, alienação, poder.
5. Qual seria a discrepância entre o modelo oficial (burocrático) e as práticas informais dentro das organizações?
De acordo com o modelo burocrático, a organização é formal, os indivíduos agem de maneira racional. O entendimento é o de que se pode prever o comportamento humano nas organizações. Isso seria o ideal. Contudo, na realidade, as pessoas se organizam em grupos, estabelecem relações pessoais criando, assim, a organização informal. Além disso, entende-se os indivíduos não agem sempre de maneira racional. O entendimento é o de que o ser humano não é previsível e sua personalidade, sentimentos e afetividades influenciam nas suas decisões. O indivíduo não deixa sua personalidade do lado de fora da organização. Por isso, a organização puramente burocrática é uma ficção. Portanto, haveria uma discrepância entre o modelo ideal burocrático (o que os gestores desejam que aconteça) e as práticas informais (o que realmente acontece no dia a dia das empresas).
6. Explique a frase “O ideal burocrático é uma ficção”.
Os indivíduos não agem sempre de maneira racional e seu comportamento não é totalmente e sempre previsível. O entendimento é o de que o ser humano não é previsível e sua personalidade, sentimentos e afetividades influenciam nas suas decisões. O indivíduo não deixa sua personalidade do lado de fora da organização.
7. Dê exemplos de organizações coercitivas, utilitárias, normativas e híbridas.
Coercitivas: campos de concentração, prisões e hospitais. Meio de controle: coerção ou força física.
Utilitárias: empresas de negócios. Meio de controle: remuneração, promoção, incentivos.
Normativas: organizações religiosas e políticas, universidades. Meio de controle: liderança, rituais, manipulação de símbolos sociais e de prestígio.
Híbridas: sindicatos, unidades de combate etc.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes