Buscar

PRINCIPAIS AÇÕES NO CANTEIRO DE OBRAS EM PROL DA SEGURANÇA NO TRABALHO

Prévia do material em texto

FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PRINCIPAIS AÇÕES NO CANTEIRO DE OBRAS EM PROL DA SEGURANÇA NO TRABALHO
Sinop/MT
2018
Disciplina: Tecnologia e Processo de Construção Civil 
Prof.: Juliano Da Rocha Soares
Acadêmico: Elton Ruan T. Borsatto
Curso: Engenharia Civil
Semestre: 7º / Matutino
Sinop/MT
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO________________________________________________________ 4
PRINCIPAIS ERROS NO CANTEIRO DE OBRAS, GESTÃO DE CANTEIRO DE 
OBRAS, PLANEJAMENTO, USO CORRETO DE EQUIPAMENTOS DE 
PROTEÇÃO___________________________________________________________ 5
CUMPRIMENTO DAS NORMAS DE SEGURANÇA, CONSCIENTIZAR, 
TREINAR E FISCALIZAR, LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO, APOIO DE
ESPECIALISTAS NO ASSUNTO_________________________________________ 6
MANUTENÇÕES PREVENTIVAS, CONTE COM A TECNOLOGIA____________ 7
CONCLUSÃO _________________________________________________________ 8
BIBLIOGRAFIA _______________________________________________________ 9
INTRODUÇÃO
 Este trabalho tem o intuito de demonstrar a pesquisa realizada sobre as ações que devem ser tomadas no canteiro de obra para prevenções e segurança no trabalho, para obtenção de nota N3 da faculdade Fasipe de Sinop sobre a matéria de tecnologia e processo de construção civil, ministrada pelo professor Juliano da Rocha Soares.
 O setor da construção civil representa muitos fatores que podem comprometer a saúde e integridade física dos trabalhadores que nele atuam. Cada operário lida com grandes maquinários, rotinas pesadas de trabalho, dentre as praticas mais complexas. A segurança no canteiro de obras é tão importante quanto projetar, orçar e planejar a construção de um empreendimento é cuidar da integridade física de todos os profissionais que forem atuar e garantia a segurança no canteiro de obras.
	PRINCIPAIS ERROS NO CANTEIRO DE OBRAS
	Transporte e movimentação de materiais: os operários arremessam os tijolos do térreo para o 1º pavimento, bem como o madeiramento de fôrmas da cobertura para o térreo, ocasionando riscos tanto para os trabalhadores como para terceiros.
Queda de altura: durante a montagem de fôrmas in loco, armaduras e concretagens de vigas e lajes, há o risco de queda de trabalhadores devido a poucas opções de encaixe para o cinto de segurança.
Materiais cortantes e perfurantes: os equipamentos como serra elétrica, poli corte, maquita e furadeira sendo utilizados por profissionais não-qualificados.
Permanência de obstáculos: existência de madeiramento com pregos, de ferragens e de entulhos, presentes no canteiro de obras e em locais com grande fluxo de pessoas.
Choques elétricos: existência de fios expostos, sem proteção com fita adesiva isolante.
Quedas de materiais: ocorrência de escoramentos mal encaixados, comprometendo a estabilidade das fôrmas; de alvenarias instáveis; de ferramentas e equipamentos dos operários.
Ausência de sinalização: não havendo indicações dos locais onde existem quedas de materiais e saliência.
GESTÃO DE CANTEIRO DE OBRAS
 A segurança do trabalho na construção civil deveria ser uma das maiores preocupações de todos aqueles que trabalham diariamente em canteiros de obras, porem algumas circunstancias jamais saem do papel e a segurança em todas as áreas do canteiro são umas delas. Segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social que se encontram nas informações do Anuário Brasileiro de Proteção 2015, no ano de 2013 foram computados 717.911 acidente no total, sendo 2.814 óbitos e 16.121 com incapacidades permanentes. Esses números poderiam ser reduzidos se a gestão de canteiro de obras tivesse uma atenção maior para a segurança dos trabalhadores, veremos agora 8 ações para fugir dessas estáticas e minimizar os riscos a integridade dos trabalhadores.
PLANEJAMENTO
 Projetos, cronogramas, orçamentos e demais ferramentas de gestão são extremamente importantes para o acompanhamento da obra, e para garantir a integridade física e segurança de todos os profissionais que forem atuar em cada uma dessas etapas o planejamento de segurança de trabalho é essencial. Para isso, cada obra deve passar primeiramente por um levantamento de riscos para que a construtora, em parceria com especialistas no assunto, possa traçar uma estratégia de prevenção mais adequada à realidade.
USO CORRETO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
 Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricon), o alto número de acidentes de trabalho no setor está relacionado principalmente à falta do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs). Daí a importância de a construtora, além de fornecer os dispositivos adequados ao risco de cada atividade, exigir o seu uso e estar atenta às trocas e manutenções.
CUMPRIMENTO DAS NORMAS DE SEGURANÇA
 O cumprimento das normas de segurança do trabalho são de grande importância tanto para o empregado, que pode ter sua integridade em risco, quanto empregador, caso aconteça algum tipo de acidente relacionado as condições de trabalho ou equipamentos teria como se resguardar devido a todo o cumprimento exigido por lei. Essas normas garantem condições mais seguras e evitam multas ao empregadores. 
NR-4: define os serviços de engenharia de segurança e medicina do trabalho;
NR-5: diz sobre a criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Esta equipe faz todo o planejamento envolvendo técnicas para otimizar a proteção do trabalhador na obra;
NR-6: fala sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sua importância no ambiente de trabalho;
NR-7: torna obrigatório o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
NR-9: busca a preservação da saúde e integridade dos operários pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
Todas essas normas são fundamentais para evitar os hábitos praticados pelos trabalhadores e gestores que comprometem toda a política de segurança dos empreendimentos.
CONSCIENTIZAR, TREINAR E FISCALIZAR
 Os motivos para um trabalhador não apresentar um comportamento seguro podem ser muitos, entre eles, não estar ciente dos riscos oferecidos pela sua atividade. É por isso que devem ser realizadas regularmente campanhas de conscientização para evidenciar perigos e treinamentos para orientar quanto ao uso de equipamentos e preparar para situações críticas que possam ocorrer. Feito isso, o canteiro de obra deve ser sempre fiscalizado para estimular a adoção das práticas.
LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO
 Outra orientação bastante importante que deve ser abordada em campanhas e treinamentos é a limpeza e a organização do canteiro de obra. Entulhos, ferramentas, tijolos, areia, tábuas e outros objetos não podem ficar espalhados pelo chão por um simples motivo: evitar situações de risco aos trabalhadores seja ela qual for. Por isso, sempre que necessário, esses materiais devem ser recolhidos para não obstruírem a passagem e evitar acidentes.
APOIO DE ESPECIALISTAS NO ASSUNTO
 Por não ter foco principal em segurança, talvez seja complicado para a construtora definir os equipamentos de proteção mais adequados, instruir e fiscalizar equipes e até criar um layout de canteiro de obra mais propício para a prática da limpeza e organização. Por isso, conte com técnicos de segurança de trabalho especializados em construção civil para desenvolver com excelência seu projeto de melhorar a segurança no canteiro de obras!
MANUTENÇÕES PREVENTIVAS
 Um benefício extremamente importante em se realizar revisões preventivas no maquinário utilizado pela construtora é a segurança dos trabalhadores, uma vez que poderão utilizar todos os recursos oferecidos pelos equipamentos sem se preocuparem em sofrer acidentes pelo seu mau funcionamento. Por isso, vale a pena elaborar um planejamento de manutenções preventivas de todas as máquinas e todosos equipamentos que fazem parte do patrimônio da construtora para mantê-los sempre em perfeito estado de funcionamento.
CONTE COM A TECNOLOGIA
 Colocar em prática um excelente projeto de segurança de trabalho vai exigir organização da construtora para que prazos não sejam perdidos e ações sejam devidamente acompanhadas. Uma solução tecnológica especializada no segmento de construção civil é a aliada perfeita para essa missão, pois ajuda a acompanhar a saúde dos trabalhadores, controlar equipamentos de proteção e registrar e integrar dados de documentos das NRs – entre muitas outras funcionalidades.
CONCLUSÃO
 A partir das observações e constatações analisadas na pesquisa, percebeu-se a importância do uso dos equipamentos de proteção individual e coletivo, assim como, o cumprimento das normas, especialmente a Norma Regulamentadora 18 - Condições de Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, do Ministério do Trabalho e Emprego 
 
BIBLIOGRAFIA
INCOPRE – PRÉ-FRABRICADOS DE CONCRETO ( CONSTRUÇÃO OBRA)
CASA DO CONSTRUTOR ( ALMANAQUE DA CONSTRUÇÃO – SEGURANÇA)

Outros materiais