Buscar

CCJ0040-WL-Direito Processual Penal I-AV2-Questões Condensadas-2014

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Curso de Direito
�� HYPERLINK "http://portal.estacio.br/" \o "Estácio" �� INCLUDEPICTURE "http://portal.estacio.br/img/logo.png" \* MERGEFORMATINET ������Direito Processual Penal I
SIMULADO�Disciplina:
CCJ0040��Aulas:
01 a 16�Assunto:
Questões AV2�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �1� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �7��Data:
01/12/2014��
� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Curso de Direito
�� HYPERLINK "http://portal.estacio.br/" \o "Estácio" �� INCLUDEPICTURE "http://portal.estacio.br/img/logo.png" \* MERGEFORMATINET ������Direito Processual Penal I
SIMULADO�Disciplina:
CCJ0040��Aulas:
01 a 16�Assunto:
Questões AV2�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �7� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �7��Data:
01/12/2014��
	QUESTÕES
	X
	1a Questão
X EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
Um professor na aula de Processo Penal esclarece a um aluno que o Ministério Público, após ingressar com a ação penal, não poderá desistir dela, conforme expressa previsão do Art. 42 do CPP. O professor estava explicando ao aluno o princípio da:
 Indisponibilidade. 
 Obrigatoriedade.
 Intranscedência.
 Indivisibilidade.
2a Questão
Paulo Ricardo, funcionário público federal, foi ofendido, em razão do exercício de suas funções, por Ana Maria. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta no que concerne à legitimidade para a propositura da respectiva ação penal.
 Será concorrente a legitimidade de Paulo Ricardo, mediante queixa, e do MP, condicionada à representação do ofendido. 
 Somente o MP terá legitimidade para a propositura da ação penal, mas, para tanto, será necessária a representação do ofendido ou a requisição do chefe imediato de Paulo Ricardo.
 A ação penal será pública incondicionada, considerando-se que a ofensa foi praticada propter officium e que há manifesto interesse público na persecução criminal.
 A ação penal será privada, do tipo personalíssima.
3a Questão
A Polícia Federal do Amapá, em ação desenvolvida com a Marinha do Brasil e com a Marinha da França, apreendeu, em águas internacionais, uma embarcação pesqueira com 800 quilos de cocaína. Os tripulantes, todos brasileiros, foram presos. Considerando apenas os dados enunciados, é aplicável a lei brasileira porque:
 O crime de tráfico internacional de drogas foi praticado por brasileiro. 
 A embarcação é brasileira.
 A embarcação se encontrava em alto-mar.
 A lei francesa não é aplicável.
4a Questão
Sobre a aplicação da lei penal e da lei processual penal, assinale a opção incorreta.
 O dispositivo constitucional que estabelece que a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, aplica-se a lei penal e a lei processual penal. 
 Lei penal que substitua outra e que favoreça o agente aplica-se aos fatos anteriores à sua entrada em vigor, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
 Os atos processuais realizados sob a vigência de lei processual anterior são considerados válidos, mesmo após a revogação da lei.
 As normas processuais têm aplicação imediata, ainda que o fato que deu origem ao processo seja anterior à entrada em vigor dessas normas.
5a Questão
Assinale a alternativa que destoa do sistema acusatório encampado pelo Código de Processo Penal:
 Produção de provas "ex-officio" pelo juiz em fase inquisitiva. 
 Obrigatoriedade de motivação das decisões judiciais.
 Presunção de Inocência.
 Ampla Defesa.
 Isonomia Processual.
6a Questão
(CESPE).
É certo que, em matéria processual penal, o Ministério Público:
 Promoverá, privativamente, a ação penal pública e fiscalizará a execução da lei. 
 Tem, dentre outras, a função institucional de promover a ação penal privada.
 Não é uno, nem indivisível, pois seus membros exercem funções em comarcas diversas.
 Pode desistir, motivada e fundamentadamente, da ação penal proposta.
 Não pode pedir a absolvição do réu, pois deve zelar pela pretensão acusatória.
7a Questão
Rosa é uma conhecida escritora de livros de auto-ajuda, consolidada no mercado já há mais de 20 anos, com vendas que alcançam vários milhares de reais. Há cerca de dois meses, Rosa descobriu a existência de um sistema que oferece ao público, mediante fibra ótica, a possibilidade do usuário realizar a seleção de uma obra sobre a qual recaem seus (de Rosa) direitos de autor, para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda. O sistema também indica um telefone de contato caso o usuário tenha problemas na execução do sistema. O marido de Rosa, Lírio Cravo instala no telefone um identificador de chamadas e descobre o número do autor do sistema que permitia a violação dos direitos autorais de Rosa. De posse dessa informação, Lírio Cravo vai à Delegacia de Polícia registrar a ocorrência de suposta prática do crime previsto no artigo 184, parágrafo 3 do Código Penal (violação de direitos autorais). O Delegado instaura o inquérito e de fato consegue identificar o autor do crime. Considerando a narrativa apresentada, assinale a alternativa CORRETA:
 O Delegado agiu incorretamente. A instauração do inquérito nesse caso depende de representação da ofendida, não podendo ser suprida por requerimento de seu marido. 
 O Delegado agiu corretamente. Encerrado o inquérito policial, deve entregar os autos à vítima, mediante recibo, para que a mesma possa oferecer queixa crime.
 O Delegado agiu corretamente. Encerrado o inquérito policial, deve encaminhá-lo ao Ministério Público para que adote as providências cabíveis.
 O Delegado agiu incorretamente. O marido da ofendida não poderia ter obtido o número do telefone do autor das ameaças sem prévia autorização judicial, pois tal informação é sigilosa.
 O Delegado agiu incorretamente. A instauração do inquérito policial nesse caso depende de requisição do Ministério Público, pois a interceptação telefônica é imprescindível à apuração dos fatos.
8a Questão
VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
Um Delegado de Polícia determina a instauração de inquérito policial para apurar a prática do crime de receptação, supostamente praticado por José. Com relação ao Inquérito Policial, assinale a afirmativa que não constitui sua característica.
 Indispensável. 
 Formal.
 Inquisitório.
 Escrito.
9a Questão
XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
Wilson está sendo regularmente processado pela prática do crime de furto. Durante a instrução criminal, entretanto, as testemunhas foram uníssonas ao afirmar que, para a subtração, Wilson utilizou-se de grave ameaça, exercida por meio de uma faca. A partir do caso narrado, assinale a opção correta.
 A hipótese é de mutatio libelli e, nos termos da lei, o Ministério Público deverá fazer o respectivo aditamento. 
 Não haverá necessidade de aditamento da inicial acusatória, haja vista o fato de que as alegações finais orais acontecem após a oitiva das testemunhas e, com isso, respeitam-se os princípios do contraditório e da ampla defesa.
 Caso o magistrado entenda que deve ocorrer o aditamento da inicial acusatória, se o promotor de justiça e, recusar-se a fazê-lo, o juiz estará obrigado a absolver o réu da imputação que lhe foi originalmente atribuída.
 A hipótese é de emendatio libelli e o juiz deve absolver o réu relativamente ao crime que lhe foi imputado.
10a Questão
XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
A Teoria Geral das Nulidades determina que nulidade é a sanção aplicada pelo Poder Judiciário ao ato imperfeito, defeituoso. Tal teoria é regida pelos princípios relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
 Princípio da Voluntariedade. 
 Princípio do Prejuízo.
 Princípio do Interesse.
 Princípio da Causalidade.
11a Questão
Com base no CPP, assinale a opção correta acerca do inquérito policial.
 O MP, caso entenda serem necessárias novas diligências,por considerá-las imprescindíveis ao oferecimento da denúncia, poderá requerer a devolução do inquérito à autoridade policial. 
 Se o órgão do MP, em vez de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial, o juiz determinará a remessa de oficio ao tribunal de justiça para que seja designado outro órgão de MP para oferecê-la.
 Depois de ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, por falta de base para a denúncia, a autoridade policial não poderá proceder a novas pesquisas, ainda que tome conhecimento de outras provas.
 A autoridade policial, caso entenda não estarem presentes indícios de autoria de determinado crime, poderá mandar arquivar autos de inquérito.
12a Questão
Maria, que tem 16 anos de idade, casada, foi vítima de crime que é processado mediante ação penal pública condicionada à representação. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
 A representação deverá ser exercida pelo seu representante legal visto que a emancipação pelo casamento só gera efeitos civis, e o marido não pode ser representante legal da mulher. 
 Caso Maria exerça seu direito à representação e o membro do MP não promova a ação penal no prazo legal, Maria poderá mover ação penal privada subsidiária da pública.
 Caso Maria deixe de exercer o direito de representação, a condição de procedibilidade da ação penal poderá ser satisfeita por meio de requisição do ministro da justiça.
 O representante legal de Maria também poderá mover a ação penal, visto que o direito de ação é concorrente pelo fato de Maria ser casada e inicia-se a partir da data em que o crime tenha sido consumado.
 Caso Maria venha a falecer, prescreverá o direito de representação se seus pais não requererem a nomeação de curador especial pelo juiz, no prazo legal.
13a Questão
João está sendo investigado pela prática do delito de furto simples, tipificado no artigo 155, caput, do Código Penal. Concluída a investigação, o Delegado Titular da 76ª Delegacia Policial envia os autos ao Ministério Público, a fim de que este tome as providências que entender cabíveis. O Parquet, após a análise dos autos, decide pelo arquivamento do feito, por faltas de provas de autoria. A vítima ingressou em juízo com uma ação penal privada subsidiária da pública, que foi rejeitada pelo juiz da causa, que, no caso acima, agiu:
 Corretamente, já que a Lei Processual não admite a ação penal privada subsidiária da pública nos casos em que o Ministério Público não se mantém inerte. 
 Erroneamente, tendo em vista a Lei Processual admite a ação privada nos crimes de ação pública quando esta não for intentada.
 Erroneamente, já que a Lei Processual admite, implicitamente, a ação penal privada subsidiária da pública.
 Corretamente, pois a vítima não tem legitimidade para ajuizar ação penal privada subsidiária da pública.
14a Questão
Brasileira, afrodescendente, casada com estrangeiro, com quem tem 4 filhos, dois nascidos no país do marido e dois nascidos no Brasil, comparece ao consulado do país estrangeiro para fazer o registro de nascimento dos filhos nascidos no Brasil e obter o passaporte para eles. A funcionária do consulado não aceita como suficientes o registro brasileiro e faz comentários jocosos a respeito dos diferentes fenótipos das crianças, pondo em dúvida a paternidade do marido. O casal representa ao Ministério Público solicitando a punição da funcionária pela prática de racismo:
 O MP deve encaminhar os elementos de prova ao Ministério das Relações Exteriores para que este solicite ao Governo Estrangeiro que proceda a apuração do fato e a persecução penal. 
 O MPF pode oferecer a denúncia tendo em vista que o crime foi cometido no território nacional.
 O MP nada pode fazer porque o fato ocorreu no Consulado de país estrangeiro.
 Só o MPF tem atribuição para oferecer a denúncia.
15a Questão
Joaquim está sendo investigado pela prática do crime de lavagem de dinheiro. Por meio de testemunhas, a autoridade policial tomou conhecimento de que, em sua residência, constam provas da autoria do crime, tais como dinheiro, registros contábeis e transferências bancárias. Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.
 Caso Joaquim permita que a autoridade policial entre em sua residência, a diligência poderá ser efetuada durante o dia ou à noite, com ou sem mandado judicial. 
 Ainda que Joaquim, durante a busca e apreensão, se negue terminantemente a abrir gavetas, sob o argumento de que tenha perdido as chaves, os policiais não poderão arrombá-las; caso o façam, estará caracterizado abuso de autoridade, independentemente da existência de mandado judicial.
 A autoridade policial pode realizar imediatamente a busca e apreensão, visto que, quando realiza a diligência pessoalmente, não necessita de mandado judicial.
 Cartas particulares são violáveis em qualquer hipótese por se tratarem de indícios da prática de crime.
16a Questão
IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
O Código de Processo Penal pátrio menciona que também se considera em flagrante delito quem é perseguido, logo após o delito, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser o perseguido autor da infração. A essa modalidade dá-se o nome de flagrante:
 Impróprio. 
 Diferido ou retardado.
 Esperado.
 Ficto.
17a Questão
ENADE 2006.
Alguém publica em uma página pessoal na rede mundial de computadores, fotos de crianças e adolescentes (entre 8 e 16 anos) nuas ou em situações que denotam atividade sexual. O Ministério Público não conseguiu, ainda, desvendar a identidade do autor, mas tem provas de que as fotos estão disponíveis em um site controlado por uma empresa estrangeira. Conseguiu provar, também, que foram disponibilizadas na rede mundial de computadores por meio de um computador situado no Brasil e que todos os acessos a tais fotos ocorreram por meio de computadores também situados no Brasil.
Com base nos dados acima, é possível afirmar que o crime:
 Está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado no Brasil, independentemente da nacionalidade do agente. 
 Está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que o Brasil se obrigou a reprimilo por meio de um Tratado Internacional.
 Não está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado no país da sede da empresa estrangeira.
 Não está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado por estrangeiro no Brasil.
 Está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado por brasileiro no exterior.
18a Questão
O acesso aos autos do inquérito por advogado de indiciado:
 Pode ser concedido só parcialmente para resguardo de diligências sigilosas em curso. 
 Implica direito de ser intimado de antemão de diligências que afetem o investigado.
 Pode ser impedido sempre que houver conveniência para a investigação.
 Se estende a todos os documentos da investigação, sem restrição.
19a Questão
(35º Exame da OAB/RJ).
Acerca dos sujeitos processuais, assinale a opção correta.
 A vítima pode intervir no processo penal por intermédio de advogado, como assistente da acusação, depois de iniciada a ação penal e enquanto não transitada em julgado a decisão final. 
 O assistente da acusação pode arrolar testemunhas e recorrer da decisão que rejeita a denúncia, pronuncia ou absolve sumariamente o réu, tendo o recurso efeito suspensivo.
 A participação de membro do Ministério Público no inquérito policial acarreta o seu impedimento para o oferecimento da denúncia.
 O juiz deve declarar-se suspeito caso seja amigo ou inimigo das partes, esteja interessado no feito ou quando a parte o injuriar de propósito.
20a Questão
Sobre o arquivamento do inquérito policial, a decisão cabe:
 Ao juiz, se concordar com o pedido de arquivamento formulado pelo Ministério Público. 
 Ao Ministério Público, se concordar com o pedido de arquivamento formulado pela Autoridade Judiciária.
 À Autoridade Policial, se a decisão for tomadaantes da remessa do inquérito ao Poder Judiciário.
 Ao Ministério Público, se a decisão for tomada antes da remessa do inquérito ao Poder Judiciário.
 À Autoridade Policial, a qualquer tempo, por ser a responsável pelo inquérito policial.
21a Questão
X EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
Na cidade “A”, o Delegado de Polícia instaurou inquérito policial para averiguar a possível ocorrência do delito de estelionato praticado por Márcio, tudo conforme minuciosamente narrado na requisição do Ministério Público Estadual. Ao final da apuração, o Delegado de Polícia enviou o inquérito devidamente relatado ao Promotor de Justiça. No entendimento do parquet, a conduta praticada por Márcio, embora típica, estaria prescrita. Nessa situação, o Promotor deverá:
 Requerer o arquivamento. 
 Oferecer denúncia.
 Determinar a baixa dos autos.
 Arquivar os autos.
22a Questão
V Exame de Ordem Unificado.
Tendo em vista o enunciado da súmula vinculante n. 14 do Supremo Tribunal Federal, quanto ao sigilo do inquérito policial, é correto afirmar que a autoridade policial poderá negar ao advogado:
 O acesso aos elementos de prova que ainda não tenham sido documentados no procedimento investigatório. 
 A vista dos autos, somente quando o suspeito tiver sido indiciado formalmente.
 A vista dos autos, sempre que entender pertinente.
 Do indiciado que esteja atuando com procuração o acesso aos depoimentos prestados pelas vítimas, se entender pertinente.
23a Questão
ENADE 2009.
O Ministério Público recebeu representação do Tribunal de Contas do Estado nos seguintes termos: "A fiscalização deste Tribunal de Contas apurou que Justina Semprônia, funcionária pública, na condição de reitora de uma Universidade Estadual, praticou as seguintes irregularidades na sua administração: contratação de pessoal sem concurso público, contratação de pessoal em período proibido, manutenção de pessoal com contrato vencido e recebimento de servidores cedidos irregularmente. Segundo consta nos documentos, tais fatos ocorreram entre abril de 2004 e abril de 2008. Não obstante inexista qualquer proveito próprio ou de outrem dissociado do interesse público, tais fatos constituem graves irregularidades, razão pela qual a presente representação é enviada ao Ministério Público."
Com base nesse relato, o que deve fazer o Ministério Público?
 Instauração de inquérito para apuração do crime de utilização irregular de verbas públicas. 
 Instauração de inquérito para apuração do crime de prevaricação.
 Instauração de inquérito para apuração do crime de peculato.
 Representação ao Tribunal de Justiça, já que se trata de mera infração administrativa.
 Instauração de representação ao Tribunal de Contas do Estado, já que se trata de mera infração administrativa.
24a Questão
(MPU/MPDFT/Prom. Just. Adjunto/2002).
O art. 5º, inciso LV, da Constituição da República assegura aos acusados em geral o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Com apoio nesse dispositivo, o acusado:
 Tem direito de estar pessoalmente presente nos atos processuais, além do interrogatório, como exercício da sua autodefesa. 
 Poderá dispensar a presença de advogado na audiência de inquirição das testemunhas arroladas na denúncia, por ser a defesa técnica um direito disponível nos atos de instrução.
 Tem direito a ser previamente informado, durante o inquérito policial, da decretação de medidas cautelares, entre as quais a busca e apreensão domiciliar.
 Poderá, se o requerer, usar a palavra pelo dobro do tempo destinado aos debates, no julgamento pelo tribunal do júri.
25a Questão
XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
João e José, músicos da famosa banda NXY, se desentenderam por causa de uma namorada. João se descontrolou e partiu para cima de José, agredindo-o com socos e pontapés, vindo a ser separado de sua vítima por policiais militares que passavam no local, e lhe deram voz de prisão em flagrante. O exame de corpo de delito revelou que dois dedos da mão esquerda do guitarrista José foram quebrados e o braço direito, luxado, ficando impossibilitado de tocar seu instrumento por 40 dias. Na hipótese, trata-se de crime de ação penal:
 Pública incondicionada. 
 Pública condicionada à representação.
 Privada subsidiária da pública.
 Privada propriamente dita.
==XXX==
MD/Direito/Estácio/Período-06/CCJ0040/Questões AV2/WLAJ/DP
MD/Direito/Estácio/Período-06/CCJ0040/Questões AV2/WLAJ/DP

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes