Buscar

Bases do Desenvolvimento Sustentável

Prévia do material em texto

Engenharia de Produção Mecânica
Conservação dos Recursos Naturais
Bases
do Desenvolvimento
Sustentável
Prof.: Dirceu Lopes Mascarin
Nome: Ivan José Ramos R.A.: 171566-1
O que é desenvolvimento sustentável?
Conforme a definição sugerida pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU, onde tal desenvolvimento seja capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, ou seja, o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. 
E para tal êxito devemos conciliar esforços em três diferentes áreas, conforme mostra o esquema montado abaixo. (fig. 1)
Fig. 1 – Esquema representativo dos meios para um desenvolvimento sustentável 
Fonte: Wikipedia.org
No caráter Ecológico, de modo sustentável, devemos manter as funções e os componentes de um ecossistema de modo que mantenha as condições de vida para as pessoas e outros seres vivos, tendo em conta a habitualidade, a beleza do ambiente e a função como fonte de energias renováveis. A ONU, através do sétimo ponto das Metas de Desenvolvimento do Milénio procura garantir ou simplesmente melhorar a sustentabilidade, através de quatro pontos principais:
Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas política e programas nacionais e reverter a perda de recursos naturais.
Reduzir de forma significativa a perda da biodiversidade
Reduzir pela metade a proporção da população sem acesso a água potável e saneamento básico
Alcançar, até 2020, uma melhora significativa em pelo menos 100 milhões de pessoas a viver abaixo da linha da pobreza.
No caráter Econômico, enquadrando-se no âmbito do desenvolvimento sustentável, é adotar um conjunto de medidas e politicas visando incorporar aos conceitos tradicionais de mais valia parâmetros ambientais e sócio econômicas, criando interligações entre vários setores. Assegurando o lucro igualmente em duas vertentes: financeira e sócio ambiental, acarretando potencialmente o uso correto das matérias primas e um melhor gestão das fontes energéticas, sem causar o esgotamento destas.
No caráter Social, concentrando-se no equilíbrio dos desenvolvimentos social e econômico, humanizando a economia e ao mesmo tempo moldando a sociedade nos componentes humanos e culturais. Com esta linha de pensamentos, foram desenvolvidos dois grandes planos:
Agenda 21: plano de ações tomadas em níveis global, nacional e local, por organizações como a ONU, os governos e grupos locais em áreas onde se verificam impactos significativos no ambiente
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM): surgem através da Declaração do Milênio outorgada pela ONU e aceita pelos 191 estados participantes em 08 de setembro de 2000. Criada através de um esforço visando sintetizar vários acordos de cúpulas mundiais realizadas na década de 1990 relativos ao meio ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, entre outras, trazendo uma série de compromissos visando a melhora do destino da humanidade neste século, dede que cumpridas no prazo determinado.
Mas muitos acabam confundindo desenvolvimento com crescimento econômico, dependendo única e exclusivamente do consumo crescente de energia e recursos naturais. Com isso, contraindo um desenvolvimento egoísta e insustentável, levando ao esgotamento de recursos essenciais parra a sobrevivência humana.
Modelos de desenvolvimento
O modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade até os dias de hoje (fig. 1), apresenta um sistema aberto e ineficiente, dependendo de uma fonte inesgotável de energia e matéria prima, onde após ser processada/consumida é descartada no próprio meio ambiente e provocando inúmeras consequências a este meio.
Fig. 2 – Modelo atual de desenvolvimento
	O ENFOQUE LINEAR HUMANO
	
	ENERGIA
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Uso de Recursos
	
	Processamento
Modificação
Recursos
	
	Transporte
	
	Consumo
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Resíduo/Impacto
	
	Resíduo/Impacto
	
	Resíduo/Impacto
	
	Resíduo/Impacto
Fonte: BRAGA, at al, 2005.
Onde para que este modelo seja autossuficiente, ou seja, para que os seres humanos garantam sua sobrevivência devemos considerar que:
Suprimento inesgotável de energia;
Suprimento inesgotável de matéria;
Capacidade infinita do meio de reciclar a matéria e absorver os resíduos.
Com base em estudos focados nas áreas mostradas no primeiro esquema (fig. 1), um pouco de lucidez e cooperação da população devemos, agora mesmo, rever este modelo (fig. 2). Propondo um novo esquema mais equilibrado (fig.3).
Fig. 3 – Modelo de desenvolvimento sustentável
	SISTEMA SUSTENTAVEL PARA OS HUMANOS
	
	
	ENERGIA
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Uso de Recursos
	
	Processamento
Modificação
Recursos
	
	Transporte
	
	Consumo
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Recuperação
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	do Recurso
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Resíduo/Impacto
	
	
	
	
	
	
	Impactos Minimizados pela Restauração Ambiental
Fonte: BRAGA, at al, 2005.
Um acontecimento que difere o sistema atual (fig. 2) para o sistema ideal (fig. 3) é a reciclagem e reuso dos resíduos aliados a restauração do meio ambiente. Lembrando-se, ainda que estabilizássemos a população e controlássemos a poluição e a reciclagem, o aumento do consumo de países subdesenvolvidos para os padrões de países desenvolvidos pode acarretar em um grandes desequilíbrios no balanço global de energia do planeta, acarretando em grandes mudanças de consequências imprevisíveis.
Conciliando as iniciativas ecológicas, econômicas e sociais aliando conhecimentos técnicos e teóricos, nos fornecem ingredientes básicos, concebendo um modelo de desenvolvimento sustentável. Ele deve funcionar como um sistema fechado, tendo como base os seguintes princípios:
Dependência do suprimento externo continuo de energia (sol);
Uso racional da energia e da matéria com ênfase na conservação, em contraposição ao desperdício;
Promoção da reciclagem e do reuso dos materiais;
Controle da poluição, gerando menos resíduo para ser absorvido pelo meio ambiente;
Controle do crescimento populacional em níveis mais aceitáveis, com perspectiva de estabilização da população.
Bibliografia
WWF Brasil <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>, acesso em 04/05/2014.
Wikipédia <http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_sustent%C3%A1vel#Os_tr.C3.AAs_componentes_do_Desenvolvimento_sustent.C3.A1vel>, acesso em 04/05/2014.
BRAGA, Benedito at al- Introdução à Engenharia Ambiental. 2ª ed. São Paulo: Pearson, 2005.

Outros materiais