Buscar

TESTES DE AUTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TESTES DE AUTO-AVALIAÇÃO
MARQUE (V) VERDADEIRO OU (F) FALSO
1. No período Sensório-Motor a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. ( )
2. No período Pré-Operatório, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. ( )
3. No período das Operações concretas o desenvolvimento mental é caracterizado pela superação do egocentrismo intelectual e social e em seu lugar inicia-se a construção lógica, isto é, a capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vistas diferentes. ( )
4. No período das Operações Formais, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal (abstrato), isto é, o adolescente realiza as operações no plano das idéias, sem necessitar de manipulação ou referências concretas, como no período anterior. ( )
5. No que diz respeito ao desenvolvimento humano, Jean Piaget é considerado o grande estudioso do crescimento físico da criança. Ele divide os períodos de desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do crescimento. ( )
LISTA DE VERIFICAÇÃO
1. “Refere-se à natureza basicamente mediadora das funções psicológicas complexas. Não apenas respondemos aos estímulos apresentados no ambiente, mas os alteramos e usamos suas modificações como um instrumento de nosso comportamento”. Este pensamento de Luria se refere a:
a) Aspecto cultural
b) Aspecto Sócio Histórico
c) Aspecto Histórico
d) Aspecto Instrumental
2. Em nível de pensamento nas Operações Concretas a criança consegue estabelecer os itens abaixo, exceto:
a) Estabelece corretamente as relações de causa e efeito e de meio e fim.
b) Seqüência idéias ou eventos.
c) Trabalhar com idéias sob dois pontos de vista simultaneamente.
d) Não consegue formar conceito de número.
3. Todas as idéias abaixo são de Enfoque Interacionista, exceto:
a) A história da sociedade e o desenvolvimento do homem caminham juntos.
b) As crianças, desde o nascimento, estão em constante interação com os adultos, que ativamente procuram incorporá-las a sua relações e a sua cultura.
c) A história da sociedade e do homem não caminham juntos.
d) É através da mediação dos adultos que os processos psicológicos mais complexos tomam forma.
4. Qual das operações abaixo não fazem parte da teoria Piagetiana?
a) Operações formais
b) Operações concretas
c) Operações pré-formais
d) Operações pré-operacionais
5. Sobre o desenvolvimento da fala conforme Vygotsky está correto afirmar todas as citações abaixo, exceto uma:
a) O desenvolvimento da fala não está alicerçado sobre o plano das interações, ou seja, não depende de nenhum outro componente para se desenvolver.
b) Sobre o desenvolvimento da fala Vygotsky explica que inicialmente, os aspectos motores e verbais do comportamento estão misturados.
c) Como a criança está cercada por adultos na família, a fala começa a adquirir traços demonstrativos, e ela começa a indicar o que está fazendo e de que está precisando.
d) Inicialmente a fala acompanha as ações e, posteriormente, dirige, determina e domina o curso da ação, com sua função planejadora.
TAREFA:
1. Escolha uma criança que esteja dentro do Período Pré-Operacional e desenvolva uma atividade lúdica que dê para analisar as características deste período. Descreva todas as características analisadas.
Respostas do teste de auto-avaliacão:
1. ( V )
2. ( V )
3. ( V )
4. ( V )
5. ( F )
UNIDADE 5
A ADOLESCENCIA
TEXTO13: ADOLESCÊNCIA, IDENTIDADE E COGNIÇÃO.
UNIDADE 5
Nesta unidade você irá aprender sobre as características da adolescência, a formação da identidade do adolescente e o desenvolvimento de sua cognição. Conceitos de adolescência e juventude e como essa faixa etária da vida é vista no mundo dos adultos.
TEXTO 13
ADOLESCÊNCIA, IDENTIDADE E COGNIÇÃO
Embora o conceito de adolescência seja relativamente recente na história da civilização, a noção de adolescência tem suas raízes na Grécia Antiga. Aristóteles considerou os adolescentes como: “apaixonados, irrascíveis, capazes de serem arrebatados por seus impulsos”.
A adolescência é um período do desenvolvimento humano alvo de intensos conflitos; tais conflitos se apresentam por uma necessidade de reorganização do indivíduo no campo biopsicossocial. Partimos da perspectiva de que os campos, nos quais os indivíduos se estruturam (biológico, psicológico e social), têm a mesma importância e magnitude, obviamente guardando suas devidas especificidades quanto à capacidade de geração de conflitos típicos da adolescência.
A crise da adolescência é expressiva do crescimento que nela se dá, uma vez que, sendo um estágio atravessado por conflitos, dúvidas e inquietações, ao final, opera intensas transformações.
Segundo Knobel (1992), o adolescente provoca uma verdadeira revolução nos meios familiar e social. O pai deixa de ser um herói para seus filhos e a relação entre eles torna-se ambivalente, pautada por questionamentos e críticas.
Assim, a ambivalência em aceitar o processo de crescimento não é só do adolescente, mas também de seus pais. Estes também têm que se desligar do filho criança e evoluir para uma relação entre adultos. Para o autor, os pais vão percebendo que não existe mais a relação de dependência que seus filhos tinham com eles e que a imagem idealizada que seu filho tinha deles foi se desfazendo. A perda do corpo infantil, as novas identificações experimentadas por seu filho e seus constantes questionamentos fazem com que os pais se defrontem com seu próprio envelhecimento, com a morte futura, com a sua sexualidade e questionem seus valores.
Desenvolvimento cognitivo
Acompanhando as transformações somáticas, afetivas e sociais, a vida cognitiva do adolescente também sofre alterações. A inteligência evolui do nível concreto para o formal, caracterizado pelo pensamento hipotético-dedutivo. Neste nível, o jovem é capaz de raciocinar, estabelecendo relações combinatórias independentemente, de elementos perceptíveis e manipuláveis. Essa capacidade permite-lhe ampliar o campo de conhecimentos e participa do processo identificatório.
A inteligência formal oferece coerência interna ao processo de pensamento. Desta forma, acrescenta ao mundo mental a possibilidade de pensar independentemente do apoio oferecido pela vida sensorial.
O pensamento do jovem está muito aproximado do pensamento adulto, entretanto, em alguns casos, a carência de experiência emocional e funcional podem ocasionar a falta de sistematização e o senso crítico.
É preciso ressaltar que as emoções atuam sobre a vida cognitiva. Assim, o excesso de ansiedade pode ser um fator bloqueador das aptidões intelectuais.
Inibições emocionais ligadas ao bloqueio sexual podem afetar a busca de conhecimentos, incidindo sobre a cognição.

Outros materiais