Buscar

Orientação Sexual nas Escolas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PCNS
Os parâmetros curriculares nacionais também aborda o assunto referente a orientação sexual considerando que a sexualidade é algo inerente a vida e a saúde, que se expressa desde cedo no ser humano. O assunto é tratado nas séries iniciais que visa permitir ao aluno encontrar na escola um espaço de informação e de formação.
Foi a partir do anos de 80 que a demanda por trabalhos aumentaram na área da sexualidade, pois gerou a preocupação dos educadores com o grande crescimento da gravidez indesejada entre os adolescentes e com o risco da contaminação pelo HIV (vírus da Aids) entre os jovens. 
A princípio achava-se que os pais recusariam tais propostas, porém se observa que os mesmos reconhecem a importância do trabalho já sentem a dificuldade de falar abertamente sobre esse assunto em casa.
Muitas informações são transmitidas pela mídia, por livros ou outras fontes, tais informações podem ser traduzidas exoneamente fazendo com que as crianças construam conceitos e fantasias que não refletem a realidade.
Todas as questões devem ser trazidas pelos alunos a escola e devem ser desenvolvidas em ação crítica, reflexiva e educativa.
Reconhece-se portanto, como intervenções mais eficazes na prevenção da AIDS as ações educativas continuadas, que oferecem possibilidades de elaboração das informações recebidas e discussão dos obstáculos emocionais e culturais que impedem a adoção de condutas preventivas. Tais questionamentos devem no entanto ampliar o leque de conhecimento e de opções para que o aluno, ele próprio, escolha seu caminho.
Nessas ações educativas devem estar integrados pais, professores e os próprios alunos. Valorizando sempre esta integração escola-família.
Os PCNS tratam o aspecto da prevenção as DSTs/AIDS conteúdos que acham primordiais porém acham primordiais, porém acham são tratados em outras situações de forma errada. Tal intenção visa não enumera-las, mas sim o esclarecimento sobre os fatos e os preconceitos a ela associados, buscando desvincula-la a tabus e preconceitos, sendo assim o enfoque que deve ser coerente com os princípios gerais e não acentuar a ligação entre sexualidade e doença ou morte. Seu foco deve ser sempre a prevenção , esclarecer o risco contágio.
Particularmente ele afirma que a orientação sexual é o oposto ao que foi dado por algumas campanhas de prevenção veiculadas pela mídia: “AIDS mata”.
Essa mensagem contribui para o aumento do medo e da angústia, desencadeando reações d����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������stia, desencadeando reaçara o aumento do medo e da angvençtos a ela associados, buscando desvincula-la a tabus e preconceitos, 
A mensagem fundamental a ser trabalhada é mental a ser trabalhada é “AIDS previne-se”, abordando assim diferentes mitos e assim diferentes mitos e obstáculos emocionais que impedem a mudança de comportamento necessária a adoção de práticas de sexo seguro.
Deve-se discutir o discriminação social e o preconceito de que são vítimas os portadores do HIV e os doentes da AIDS, para os adolescentes para e jovens o principal objetivo e a prevenção já com os alunos das séries inicias deve-se esclarecer e informar sobre a doença e tratar da prevenção por contato sanguíneo, essa sim possível de ocorrer com crianças. Sendo assim o enfoque deve ser para a saúde e não para a doença.

Outros materiais