Buscar

Aula 13 inspecao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 13 – Inspeção de POA – Abate
Rampa 
–
 
Deve ser bem suave a inclinação para ele gastar mínimo de energia possível. Na metade da rampa ele vai tomar um 
B
anho
 com água hipercorada e fria e com pressão e que é obrigatório por lei, com o objetivo tirar a sujeira, reduz carga microbiana, relaxar a musculatura, atenua o estresse e faz vaso constrição periférica e faz vaso dilatação interna que aumenta PA que vai ajudar na sangria. 
Seringa
 
– Continuação da rampa que afunilou e passa um animal por vez e seu termino será Box de atordoamento. Na seringa pode dar um 2º banho que é opcional. Frigoríficos que fazem exportação dão o 2º banho para complementar o 1º e ter qualidade de carne porque mantém vaso dilatação interna e vaso constrição periférica para ter uma excelente sangria. 
Currais de Matança
 - Lei Federal permanece por 24 horas e na prática (tecnologia) de 18 a 24 horas. 
Descanso regulamentado
 – Só recebe dieta hídrica (repor a hidratação – é humanitário, o animal está com sede, ajuda a eliminar diminuir o volume do trato gastro intestinal, aumenta a volemia e sangue estará menos viscoso e facilita a sangria porque a PA ajuda também na sangria e facilita a esfola – retirada da pele, focinho, patas, chifres, porque será pele mais hidratada), repouso e 
jejum
 (esvaziar trato gastro intestinal para facilitar o processo de evisceração, também o sangue ficará menos viscoso porque diminuirá os nutrientes e ajuda na sangria). 
Repouso
 é para tirar estresse do animal e devolver a Homeostasia (“Calma Fisiológica”), reservas de glicogênio. 
Abate Regular 
Currais de Matança 
Rampa / Seringa
	Banho
Atordoamento
Área de vômito
Box de atordoamento
 entra um animal por vez e ele sofre pancada (equipamento que aperta o gatilho e o mesmo atinge o osso frontal e o impacto leva o animal ao coma), animal não sente nada, cai instantaneamente.
 Todo atordoamento aumenta PA.
 Ele não morre, entra em coma e cai por uma rampa que o leva até a área limitada que 
é
 Á
rea de vômito
 que é metálica
. Na área o animal é pendurado de cabeça para baixo por uma perna para 
fazer a lavagem de ânus para sair às fezes, 
sair resquícios de alimentos
 porque dilatou a cárdia
 devido ao atordoamento
 e leva também
 e 
vai 
iniciar a 
S
angria
 abri
ndo a barbela e secciona
 o arco aórtico e veia cava, não se pode atingir o coração para continuar bombeando e o sangue ser jorrado. 
Esfola
 – Feita após a sangria e vai fazer retirada de patas, chifres, pele, entre outros.
 Tira a parte suja do bovino. No término da esfola vai pegar períneo com â
nus e ensaca com ligadura dupla
 com elástico. 
Esôfago e traqueia vão ser limpos também, vai separar ambos e fazer ligadura dupla no esôfago. Fêmeas podem ter feto e fazer mesma coisa. 
Evisceração
 
–
 
Abre pela linha Alba e tira as vísceras abdominais e depois as torácicas.
 Inspeção 
em 
víscera
s, 
animal, cabeça 
(
com língua e garganta)
. 
Câmaras Frias
 
–
 
Lei exige que fique nas câmaras frias por 24 horas para fazer a conversão do músculo em carne. 
Bioquímica da carne. Tem que esperar instalar o rigor mortis, e desfazer o mesmo após 24 horas para depois enviar para consumidor final. Sangria
Esfola
Evisceração
Câmaras Frias
Motorista deve ser treinado para carregar carga viva. Animal ao sair da fazenda será transportado no caminhão, animal sobe pelo embarcadouro com uma inclinação suave para não correr riscos de acidentes. Caminhão deve ter gaiolas de madeiras ou ferro e o tamanho deve ser adequado para o número de animais para não ter quedas, hematomas (serão desclassificados) e pisoteados. Transporte de animais deve ser na madrugada, inicio da manhã ou final da tarde para evitar sofrimento do animal, ele está sem beber água durante a viagem. 
Luvas em frigoríficos são proibidas porque é material contaminante, e só é usada quando inspetor desconfia de zoonose. Manipulação sempre ocorre lavando mãos e as facas com água quente e detergente especial. 
Densidade adequada: 
1º escolha - 390 a 410 kg PV/m² de caminhão. 
2º escolha - Máximo: 550 kg PV/m² de caminhão. 
Ao adentrar no frigorifico tem que ter a nota fiscal da fazenda, GTA – Guia de Transporte de Animais e Certificado Sanitário. 
Descanso Regulamentado em viagens curtas de até 2 horas por lei será de 6 horas. 
Intervalo da sangria é de 3 a 5 minutos. Tem que aguardar o animal morrer por hipovolemia para depois começar a esfola – Obrigação do inspetor federal para observar e não deixar esfolar vivo. Entre o atordoamento e a sangria é 1 minuto de acordo com a lei, mas na Inspeção Federal deve ser feita imediatamente, porem na pratica é impossível, por isso a lei fala 1 minuto. Se demorar muito a pressão que está alta dentro do animal vai querer sair e causar hemorragias, petéquias e formam hematomas que irá ficar carcaça salpicada e o veterinário vai condenar a carcaça. 
Porcos
Depilagem ou depilação – Retirada de pêlos, nessa etapa usa água quente (escalda) e depois pode usar um chamuscamento se houver necessidade. Só irá fazer chamuscamento se anteriormente for feito uma correta depilação e escaldamento. Pode abater bovinos e suínos no mesmo local, mas antes tem que haver uma excelente limpeza. Abate bovino e depois suíno. 
Suínos o atordoamento se dá por choque elétrico via dois eletrodos atrás da orelha. Não há pistola para suínos porque o impacto pode atingir o bulbo e para o coração e ele morre antes de ser sangrado. Aves também o atordoamento é feito por choque elétrico. Entra em choque e entra em coma por 40 segundos, onde tem que realizar sangria antes do animal voltar a si.
Suínos são 8 horas de descanso nos currais.

Outros materiais