Buscar

Aula 3 clinica de aves e suinos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 3 – Clínica de Aves e Suínos
Vacinação nas aves
Em suínos todas as vacinas são aplicadas em forma injetável (subcutânea ou intramuscular. Todas são inativadas, com exceção da vacina contra a doença de Marek que é viva atenuada e realizada no incubatório com pintinhos que acabaram de nascer, pintinhos de 1 dia). Em aves tem várias formas, desde injetáveis, até via nasal/ocular/oral (uma gota na narina, no bico e uma em somente um olho – vivas atenuadas), membrana da asa (não pegar a parte que tem vascularização para não causar hemorragias – vacinas vivas atenuadas), água de bebida (mais usados em frangos de corte – vivas atenuadas), nebulização (contra doenças do trato respiratório) e “in ovo” (realizado com 18 ou 19 dias, pouco antes de eclodirem que será de 21 dias. Vacina contra a doença de Marek se a mesma não for dada em pintinho de 1 dia realizada no subcutâneo atrás do pescoço). 
A vacina via membrana da asa pode ser feita para prevenir dois tipos de doenças: A bouba aviária (endêmica) e a encefalomielite (algumas regiões). 
Métodos Individuais de vacinação – A vantagem com relação à massal é o maior controle de imunização e a desvantagem porque irá gastar mais tempo, custo de mão de obra e estresse nos animais. 
Métodos Massais de vacinação – A vantagem é o tempo que será menor e menos mão de obra. Frangos de corte em campo usa somente método em grupo. Desvantagem que há uma chance de erro grande porque não terá certeza se todos os animais estarão vacinados. 
No lote para checar a eficiência da vacinação, pegar 3 a 5% dos animais em diferentes partes do lote (posições homogênicas) para ter uma estimativa da imunização. 
Vacinação no incubatório
“in ovo” entre 18 e 19 dias ou no pintinho de 1 dia ( vivas atenuadas atrás do pescoço com método subcutâneo). IgG (advindos da gema) e IgA (advindos do albúmen) os pintinhos guardam imunidade passiva, recebem anticorpos da mãe, via extracorpórea pelo ovo. 
Os pintinhos vão eclodir a partir do espaço que há no ovo chamado de câmara de ar, onde ele também faz as trocas gasosas no período que esta se desenvolvendo. 
Quando esta próxima do nascimento o resquício de gema (saco da gema) vai para dentro da cavidade celomática do pintinho, cicatrizando o umbigo por cima. O umbigo perfeito do pintinho de 1 dia deve estar bem fechado e seco, caso contrario pode ter problema de onfablite. O animal ainda tem resquícios dentro da cavidade celomática da gema e mesmo assim deve ser alimentado desde o primeiro dia de vida, porque a dieta esta relacionada com o aumento das vilosidades intestinais. 
Vacinas de Marek podem ser liofilizadas ou congeladas, mas a ultima tem maior efeito imunógeno. 
Pintinho de 1 dia coloca juntamente com a vacina o corante azul para no momento da vacinação em massa verificar se todos foram “tingidos”. A mesma agulha é usada para mil aves. 
Vacinação via aspersão ou nebulização
Corante também é usado via efervescente. Vacinação por aspersão ou nebulização. Esse método é usado principalmente para imunizar contra doenças que acometem o trato respiratório, por exemplo, de Newcastle. Pode ser feito com aves criadas ao chão ou em gaiolas.
Eficiências de vacinação checa colocando pontos de controle em locais distintos de onde estão as aves, são papeis de cor clara que serão tingidos, e por ele checa-se grau de eficiência de vacinação nas aves. As cortinas devem estar fechadas, nebulizadores e ventiladores desligados, galpão fechado por uma meia hora para evitar erros na hora da aplicação. Realizar esse método somente nas áreas mais frescas do dia para não causar morte por calor nas aves. Avaliam-se plumas também para checar a eficiência. 
Vacinação via água de bebida
Água
Vacina viva atenuada
Leite em pó desnatado – 2 gramas por litro de água
Corante azul efervescente
Não pode ter cloro na água, portanto deve fechar o dosador de cloro 48 horas antes do inicio da vacinação. Para ter certeza que não há resíduos de cloro na água, adiciona o leite em pó desnatado (desnatado para não entupir o encanamento e o integral tem um percentual de gordura que pode entupir os canos) para neutralizar a ação residual do cloro. O corante para checar a eficiência, então a língua das aves deve estar azuladas. 
A sequencia correta dos ingredientes são: água, leite em pó desnatado, vacina e corante. As aves devem consumir o conteúdo vacinal em 1 hora. As aves devem fazer jejum hídrico para terem vontade de beber a água com conteúdo vacinal, porem esse jejum deve ser no máximo de duas horas. Quanto mais quente menor o tempo de jejum e quanto mais frio maior o tempo de jejum, porem não deve ultrapassar às duas horas. Se prolongar mais de duas horas o jejum, as aves vão beber mais rápido a água, porem não será eficiente porque geralmente as aves maiores beberam mais água e as menores não conseguiram beber o suficiente para ficarem imune às doenças. 
Os pintinhos são vacinados contra coccidiose, e a vacina é verde e em gel, e para atraí-los joga ração por cima para eles irem comer.

Outros materiais