Buscar

Aula 12 Doenças metabolicas Aves e suinos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 12 – Clínica de Aves e Suínos
Doenças Metabólicas das Aves
Síndrome da Morte Súbita e Síndrome Ascítica
Ambas as síndromes tem disparo devido à sobrecarga do sistema cardio respiratório. 
Não tem agente infeccioso envolvido porque o problema é metabólico. Frangos de corte, ou seja, as aves mais pesadas possuem as maiores manifestações dessas síndromes, e isso ocorre devido ao melhoramento genético, como o crescimento rápido e mais pesado (mais musculatura de peito e coxas), mas houve esquecimento de melhorar a capacidade cardio – respiratória. 
Quando os pintinhos nascem não tem toda a capacidade cardio – respiratória adquirida, vai ganhando conforme passa as semanas de vida. Para impedir que ocorram essas síndromes, nas primeiras semanas de vida, necessário desacelerar o rápido crescimento para dar tempo do sistema cardio – respiratório ficar completamente maduro para ter aporte de oxigênio para os tecidos. 
Mesmo com prevenção não tem como evitar em 100% das aves, uma ou outra terá disparo, mas diminui bastante o prejuízo no plantel. 
Aves com ascite é condenação total da carcaça no abatedouro, prejuízo total para o produtor. 
Aves com morte súbita, ela morre de repente no aviário e também terá prejuízo na produção. 
Síndrome da Morte Súbita
Caráter agudo, não fica muito tempo no mecanismo compensatório. Organismo exige mais nutriente e oxigênio e o sistema cardio – respiratório responde a essa demanda aumentando a FC e a força injeção do sangue, principalmente na artéria aorta, e com isso ocorre seu adelgaçamento e ruptura. 
Achados necroscópicos: será a ruptura da artéria aorta e terá um coágulo de sangue próximo ao coração. Morrem em até 1 minuto e caem em decúbito dorsal (de costas) e com as patas estendidas. Idade 2 a 3 semanas de vida. 
Não há manifestações clínicas porque é muito agudo, terá resquícios de alimentos em papo, no pro - ventrículo, moela, sinal de alimentação, ou seja, ela não parou de se alimentar devido prostração, todo o trato gastro intestinal estará repleto de conteúdo. Vesícula biliar estará pequena e vazia porque ela estava liberando os sais biliares para a digestão. 
Síndrome Ascítica
Terá um mecanismo compensatório grande. Observação do aumento da FC e da força de injeção do sangue para abastecer a musculatura das aves. Aumenta retorno venoso e o sangue vai para os pulmões, aonde chega uma hora que apresentará hipertensão pulmonar, onde será o disparador da síndrome ascítica onde terá vários mecanismos compensatórios disparados e estase sanguínea das veias cavas. 
Manifestações clínicas: Penas arrepiadas, prostradas, anoréxicas, cianose de crista e barbela, ascite comprimindo os sacos aéreos e terá comprometimento das trocas gasosas. 
Achados necroscópicos: Não terá conteúdo no trato gastro intestinal, devido anorexia, prostração. Vesícula biliar grande e dilatada porque não foram eliminados os ácidos biliares. Coração com AD e VD com hipertrofia e flacidez das paredes. Fígado e pulmões congestos e presença de liquido ascítico na cavidade celomática. 
Prevenção: Corta os fatores predisponentes como o padrão de crescimento das aves, ração (a peletizada tem mais chances de disparar a síndrome devido ao uso de óleo para a sua fabricação, e isso vai demandar mais oxigênio para o metabolismo oxidativo), altitude (granjas que estão em altitudes elevadas porque o oxigênio é menor, com ar rarefeito), machos ganham mais musculaturas nas primeiras semanas de idade, quaisquer doenças respiratórias, sazonalidade (inverno porque comem mais).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais