Buscar

Aula 9 equinos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 9 – Clínica de Grandes Animais II
Sistema Digestório equinos
Check list de digestório: Emergência, a anamnese não é prioridade até o animal estar estabilizado. 
Sondagem Nasogástrica
Fluidoterapia
Exames dos Parâmetros Básicos – Exame Físico Rápido – FC, FR, TPC, TR, Auscultação dos quadrantes. Neste momento se houver necessidade pode fazer o analgésico porque já aferiu os parâmetros do animal. 
Exames Complementares: Os obrigatórios são Paracentese abdominal e Palpação Retal. 
Se fizer todo o check list correto consegue ter uma ideia se o animal será tratado clinicamente ou tratado cirurgicamente. 80% dos casos de cólicas acabam sendo tratamentos cirúrgicos. 
Gastrite/Úlcera gástrica/Úlcera gástrica duodenal
É um tipo de cólica que tem quadro diferente comparado a torções, dilatações. Ela é uma dor constante/contínua, é um animal amuado, dorso arqueado, contraindo o estômago, incomodado. Os animais mais afetados são os atléticos onde a principal causa de gastrite são AINES como Fenilbutazona por tempo prolongado e potros na fase de desmame devido ao estresse (na literatura informa que todos os potros passam por essa fase de gastrite que pode ser auto limitante ou acabam tendo comprometimento no desmame onde desencadeiam sintomas). As úlceras mais graves são aquelas que podem ocasionar perfuração da parede gástrica e ocorre extravasamento de liquido e com isso vai ter quadro de peritonite e morte do animal. Quando se tem a gastrite, além da cólica, dois sintomas são característicos é o bruxismo (ranger dos dentes) e a salivação no canto da boca, e isso tudo associado a uma cólica de leve a moderada pode suspeitar de gastrite. 
Os cuidados com gastrite em potros, se eles estiverem vários episódios eles vão cicatrizando, se ocorrer essas cicatrizações na saída do estômago para intestino delgado (duodeno) bem no piloro, essa cicatrização fibrosa e diminui a luz do piloro e o animal vai ter um tempo maior de esvaziamento gástrico. Esse quadro é estenose no piloro que pode levar a uma compactação gástrica/fermentação. 
Essa gastrite/ulceração ocorre na parte glandular do estômago onde é fabricada a gastrina, excreção do ácido gástrico. 
Sintomas: Doença silenciosa e ocorre histórico de cólicas recorrentes, perda de peso (dói porque começa a ocorrer uma queimação), sialorreia, bruxismo, diarreia (quadro de gastrite ou ulceração esta bem intenso e a diarreia é marrom com cheiro de sangue digerido), refluxo gástrico (sanguinolento, se ocorrer está muito complicada, geralmente vem liquido alaranjado, e o animal vai entrar no quadro de anemia e hipoproteinemia), alteração do liquido peritonial (se não houver perfuração gástrica o liquido estará normal). 
Úlcera gástrica perfurada tem alterações e peritonite. 
Principais causas: Estresse e uso de AINES por tempo prolongado. 
Na visualização do estômago, quando a mucosa esta avermelhada/ congesta e edemaciada é gastrite, e quando há pontos enegrecidos/ necrosados são as úlceras. 
Tratamento: Tem que tirar a causa, não adianta nada entrar com protetor gástrico se não tirar a causa. Tirar o estresse do potro, retirar o AINES aos poucos, se o cavalo claudicar deixá-lo em repouso ao invés de aplicar anti-inflamatórios. Em crises de cólica por gastrite uso simultaneamente a CIMETIDINA (Intravenosa) e OMEPRAZOL (Oral). Também pode administrar compostos anti ácidos como leite de magnésia, sulfato de alumínio, que servem para “passar filme protetor” e impedir que a gastrite progrida. 
Geralmente não se faz cirurgia de úlcera perfurada porque o animal vai ficar na mesa. 
Compactação/ Dilatação gástrica
Dieta de concentrado excessiva e vai compactar no estômago e se o animal não beber água o quadro vai ocorrer porque o alimento não vai umedecer e seguir para intestino. Animais que fazem aerofagia (engolindo ar) e liquido que pode ser de refluxo ou excesso de produção de ácidos e secreções. Para saber se a causa é primária ou secundária devido a uma obstrução do intestino delgado ou grosso deve verificar o pH do conteúdo da lavagem gástrica. Se for ácido é primária do estômago, mas se for alcalino é devido refluxo do intestino. Animal tem muita dor, sudorese, e pode fazer posição de cão sentado. Se não houver sondagem ele vai morrer. 
Quando faz a sondagem, o gás e liquido saem fáceis, mas quando ocorre compactação fica mais difícil para ser retirado porque é conteúdo sólido sem a presença de água, e se colocar mais liquido para dissolver o animal vai ficar mais incomodado. Coloca pouco volume e vai indo aos poucos. Água morna ajuda a remover melhor o conteúdo e depois de umas três lavagens, e alguns casos fica tão firme que não sai com lavagem, fica parecendo borra de café. 
Não se deve fazer uma gastrotomia em equinos. Pode fazer nos casos que parece borra de café, faz uma pequena abertura na cavidade abdominal, e o cirurgião sem abrir o estômago vai fazendo massagem para esse conteúdo solido soltar e sair, porque o animal esta com anestesia inalatoria e sondado, e com isso vai ajudar porque vai fazendo a lavagem ali mesmo e essas massagens ajuda a eliminação. 
Causas: pode ser dentição ruim (o animal engole o alimento grosseiro), feno muito grosso e seco,capim taludo com poucas folhas, má qualidade de alimentação, pouca água.
Sintomas: Dor e quanto maior a compactação maior será a dor e com a dor ele pode adquirir a posição de cão sentado. Aumento da FR, aumento da FC.
Uma duodeno jejunite pode começar de um estômago mal lavado, porque sobra resíduo no estômago que vai fermentar e com essa fermentação vai aumentar o numero de bactérias aeróbicas que começam a migrar para duodeno e destroem as mucosas e as bactérias gram negativas com LPS vão liberar endotoxinas que causam a duodeno jejunite. 
Ruptura gástrica, quando não foi tratado o animal esvaziando seu conteúdo e diminuindo a dilatação. Ele morre.

Outros materiais