Buscar

Aula 5 locomotor equinos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 5 – Clínica de Grandes Animais II
Sistema locomotor – Prática no HOVET
É um exame que não deve ser feito com pressa, quando o animal chega ao hospital porque está com dor, claudicando, deve esperar o mesmo descansar por duas á três horas para depois iniciar o exame clínico e físico geral e dar preferência ao locomotor se a queixa principal do proprietário for os membros pélvicos e torácicos, porque a viagem pode ter sido longa, ele está cansado, pode ter batido algum membro no caminhão. 
Perguntas como está o casqueamento é muito importante, e iniciar o exame sempre com uma boa inspeção (verificando assimetria de membros, aprumos, algum nódulo, condição dos cascos, garupa, posição de descanso, edema, aumento de massa muscular, tuberosidade coxal, movimento da cabeça – para ver se está lateralizada e dos membros). Exame de locomotor analisar o animal: Parado, ao trote e andando e correndo em círculos, sempre em local reto e plano. Não se deve analisar em piquetes de areia e gramas. Analisar ele de frente, por trás, de um lado e do outro, sempre tiraria da posição de descanso e colocaria na posição normal, deixando os membros bem paralelos. Traça uma linha imaginária de frente e atrás do animal para ver o paralelismo do mesmo, aprumos. 
Por exemplo, na síndrome do navicular, às vezes pode ser bilateral e animal vai apresentar claudicação do membro que estiver bem mais dolorido e quando faz o bloqueio anestésico no membro da claudicação, o animal por estar anestesiado não vai claudicar do membro mais dolorido, então o mesmo começa a claudicar do outro membro que também esta comprometido, mas estava menos dolorido. 
Palpação: Muscular (verificar se não tem aumento de volume, acima da calha do equino é a cervical e vai apalpar para ver se há dor no pescoço, e continua apalpando em toda a coluna para ver se há dor em outras regiões das vértebras, analisar mudança de consistência, se há fibroses), tendínea (palpação na porção dorsal dos extensores e porção palmar e plantar os flexores, ligamentos de boletos e principais nervos que passam nessa região, sempre flexionarem os membros para a palpação, pode fazer a mão de amigo para flexionar o membro para analisar, também deve palpar os sesamoides proximais, navicular, bursa mesmo estando mais profundo, pinçamento obliquo na base da ranilha, verificar abcessos que está dentro da sola. Faz também uma extensão puxando o membro para analisar na posição de 90º por uns 2 minutos e depois coloca para trotar, se o mesmo sentir ao trotar deve fazer exame mais minucioso para confirmar problema no locomotor), cascos (indireta com a pinça). 
Bloqueios perineurais
Primeiro bloqueio anestésico (lidocaína e com muita assepsia): digital – palmar ramo dorsal onde inerva o nervo do navicular. Se nesse primeiro bloqueio a claudicação melhorar muito é bem provável que seja síndrome do navicular, mas se sobrou resquício de claudicação faz segundo bloqueio anestésico o abaxial, que é nervo antes da bifurcação cranial e caudal, se houver melhora significa que a pinça também está inflamada. E outros bloqueios anestésicos nos quatro pontos baixos, onde a base é o 2º e 4ºmetacarpo, pegando os ligamentos de boleto e os metacarpos, e se o animal parar de claudicar o problema é no boleto. 
Com bloqueio e raios- X torna mais fácil o diagnostico para algumas doenças do locomotor. 
Análise do liquido sinovial – Quando se tem artrite, realizar uma cultura é mais complicado porque a articulação é cheia de enzima hialurosidade que lisa membrana bacteriana com mais facilidade. Liquido sinovial é branco, transparente e translucido – cor de água, mas tem viscosidade diferente que dá liga quando coloca na ponta dos dedos.

Outros materiais