Buscar

Aula 3 ITPOA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 3 – Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal II
Abate de Suínos
Recepção 
Pocilga– Recepção (onde ocorre a recepção dos animais/ chegada e seleção) 
Para os suínos o corredor que os leva até o atordoamento é de 150 metros de comprimento.
Por ser animais monogástricos eles têm muita fome e isso acarreta em estresse, então tempo de jejum varia de 6 a 8 horas.
Pocilga- Descanso (6/8horas)
Banho – Remover sujidades, reduzir estresse térmico, vasoconstrição periférica e auxiliar na insensibilização (devido a pele do animal está molhado)
Box de insensibilização – Método de eletronarcose – 250V (usado 2 eletrodos atrás da orelha, cruzado atrás da orelha ou cabeça/mandíbula) – choque elétrico (30 segundos). Box coletivo onde é uma baia onde coloca de 6 a 10 animais soltos, e o funcionário faz insensibilização um a um. Não se faz eletronarcose em bovinos devido ao tamanho do animal e teria de usar alta carga elétrica que coloca em risco a vida do operador. Após a insensibilização o animal passa por duas fases: A Fase Tônica onde a cabeça fica esticada para frente e membros anteriores esticados e os posteriores curvados até o abdômen (essa fase dura de 10 a 20 segundos) é a melhor fase para pear (prender com peia) o animal e ser içado. Após essa fase vem a 2º que é a Fase Clônica começa os pedaleiros dos membros posteriores e os anteriores balançam levemente, torna mais sutil (dura fase de 15 a 40 segundos, mas a legislação fala a partir de 30 segundos) e a sangria deve ser realizada antes que ele volte. 
Sangria – 3 minutos. Não há área de vômito porque a eletronarcose não provoca reflexo de vômitos. Corte nos grandes vasos sanguíneos do pescoço e peito para ter uma saída melhor de sangue. Para suínos não precisa trocar facas para cortar pele e grandes vasos. Corte de mais ou menos 5 cm. Aproveitamento de sangue para consumo humano, faz coleta individual (calha de sangria) e vai para análise, mas se o sangue for para outros meios como ração, então pode colocar todos em um único local. 
Escaldagem (imersão em água quente) – Chuveiro – necessário trocar a água constantemente, e por volta de 8 horas tenha sido trocada toda a água (retirada de sujidades) e escaldagem 62 a 72ºC por 2-5 minutos. Em suínos não faz esfola (retirada de pele) como nos bovinos, somente a retirada dos pêlos que é chamada de depilação e a escaldagem (serve para facilitar a remoção dos pelos). 
	Depilação -1º mecânica – os suínos saem do tanque de escaldagem e vão para uma máquina em forma de V que vai raspar e retirar pêlos e 2º Manual – O correto é com a faca para retirar o restante de pêlos que permaneceram, mas a maioria dos locais faz a chamuscagem (como um maçarico para 
Área Sujaqueimar os pêlos restantes, mas de acordo com RIISPOA esse método é proibido.
Área LimpaOclusão do reto/esôfago. Para evitar contaminações com fezes e restos de alimentos. 
Retirada dos pés / cabeça. Não é obrigatório (é opcional) retirada de pés e cabeça. Pode vender com pés e cabeças, mas muitos tiram a cabeça para evitar a contaminação da carcaça porque a maioria das doenças em suínos atacam a cabeça. 
Abertura abdominal e retirada das vísceras abdominais 
Serra do peito
Retirada das vísceras torácicas
Como nos bovinos.
Retirada dos rins
Serra a carcaça 
 Lavagem e Carimbagem
 Câmara fria

Outros materiais