Buscar

RESENHA CRÍTICA planejamento escolar

Prévia do material em texto

Resenha Crítica
“A IMPORTÂNCIA DO PLANEAMENTO DAS AULAS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE”.
Introdução
O informativo vem nos trazer a importância do planejamento. Trazendo-nos informações bem sucintas de como surgiu essa prática e a importância que a mesma tem para o docente. Pois segundo o texto, o planejamento antecipado traz ao professor ótimos resultados. 
Desenvolvimento
O texto é dividido em tópicos, onde cada um vem nos relatar como surgiu o ato de planejar. No primeiro tópico é abordado a “História do Planejamento”, onde surgiu, e quem foram os primeiros a usá-lo. Fala da dificuldade que os professores dos tempos da ditadura, encontram para elaborar um planejamento. Haja vista que o mesmo era feitos por técnicos que ditavam o que os professores poderiam ou não fazer em dentro de sala. Proibindo assim o docente de dar suas opiniões e colocando em prática aquilo somente que o governo queria.
No tópico seguinte, as autoras abordam o tema “Planejamento, Planos, Projetos- Compreensão Necessária”, no qual ainda nos trazem a importância do planejar, uma vez que o mesmo somente existe com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Planejamento é organização de idéias, é pensar antes de agir. Conceitos como: planejamento, plano nacional de educação, plano de curso, plano de aula, plano de ensino e projeto político pedagógico são explicados ponto a ponto, trazendo ao leitor o entendimento do que cada termo significa.
Neste texto também encontramos crítica relatadas aos docentes que não executam um planejamento, levando somente em consideração sua formação educacional ou sua experiência como professor. A importância que o ato de planejar tem em nosso país, sendo tratado somente como uma atividade meramente burocrática. 
Por fim o informativo explica a necessidade do planejamento feito por etapas, e o que cada etapa significa. A importância de se ter um objetivo, um conteúdo preocupado com o objetivo dos alunos alcançarem o ensino, uma metodologia que facilite o processo de ensino-aprendizagem e para finalizar uma avaliação que saiba identificar se o objetivo daquela aula foi ou não alcançado. 
Conclusão:
Podemos observar que é um texto do tipo instrutivo, que traz a real importância do planejar as aulas e como ela pode auxiliar a prática do docente. 
O texto aborda um tema que hoje é de sua importância e é recomendável aos profissionais da área da educação e para aqueles que estão em processo de formação, pois mostra um caminho correto de suas ações futuras. 
Planejar não deve ser considerado uma mera ação burocrática, nem mesmo uma receita pronta e acabada, pois cada turma e cada aluno têm suas particularidades próprias. Portanto faz se necessário que os docentes tenham uma visão bem ampla sobre esta importância que o planejamento tem. Desta forma teremos aulas mais dinâmicas e mais proveitosas tanto para docentes quanto para alunos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes