A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Apol tecnologia e cidadania 100

Pré-visualização | Página 1 de 1

Apol tecnologia
Questão 1/5 - Tecnologias e Cidadania: Novas Formas de Ensinar e Aprender em Ciências Naturais e Matemática
Considere o excerto de texto a seguir: 
“A esse respeito, vale ressaltar a importância de Alan Turing para a computação. Alguns anos antes do desenvolvimento do Colossus, ele projetou conceitualmente o que viria a ser chamado de Máquina de Turing [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CÔRTES, Pedro Luiz. Administração de sistemas de informação. Editora Saraiva, 2017. 
Considerando o excerto dado e os conteúdos do texto-base Desvelando a internet das coisas, sobre a máquina de Turing, analise as assertivas que seguem. Na sequência, marque V para as assertivas   verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A máquina de Turing é uma máquina hipotética capaz de realizar poucas operações simples, mas que serviu para criar a modelagem matemática dos algoritmos.
II. ( ) A máquina de Turing não possui uma fita de tamanho infinito.
III. (  ) A máquina de Turing é controlada por vários algoritmos diferentes.
                                                                      
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V
	
	B
	F – F – F
	
	C
	V – F – F
	
	D
	V – V – F
	
	E
	V – F – V
Questão 2/5 - Tecnologias e Cidadania: Novas Formas de Ensinar e Aprender em Ciências Naturais e Matemática
Considere a citação a seguir: 
“A alfabetização científica pode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas que privilegiam uma educação mais comprometida.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. 2006. p. 91. 
Considerando a citação anterior e os conteúdos do texto-base Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola, analise as assertivas que seguem. Na sequência, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) As dimensões históricas e sociais da escola podem influenciar a maneira como os conteúdos são trabalhados.
II. ( ) As dimensões históricas e sociais podem, eventualmente, influenciar o estabelecimento da própria cultura escolar.
III. (  ) As dimensões históricas e sociais podem acarretar na abordagem de disciplinas escolares que pouco se relacionam com a área de conhecimento que representam. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V
	
	B
	V – V – V
	
	C
	F – V – V
	
	D
	F – F – F
	
	E
	V – V – F
Questão 3/5 - Tecnologias e Cidadania: Novas Formas de Ensinar e Aprender em Ciências Naturais e Matemática
Considere a citação a seguir: 
“Atualmente, a alfabetização científica está colocada como uma linha emergente na didática das ciências, que comporta um conhecimento dos fazeres cotidianos da ciência, da linguagem científica e da decodificação das crenças aderidas a ela [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. 2006. p.91.
Considerando a citação dada e os conteúdos do texto-base Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola, relacione cada um dos itens a seguir às suas respectivas características. 
Cultura científica.
Ciências da natureza.
Alfabetização científica. 
( ) Conjunto de ações e de comportamentos envolvidos na atividade de investigação e divulgação de um novo conhecimento sobre o mundo natural.
(  ) Revela-se como a capacidade construída para a análise e a avaliação de situações que permitam ou culminem com a tomada de decisões e o posicionamento.
(  ) Suas normas podem estar ligadas à divulgação dos resultados em periódicos, eventos e reuniões, ao estabelecimento de acordos éticos para coleta e análise de informações 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	1 – 3 – 2
Questão 4/5 - Tecnologias e Cidadania: Novas Formas de Ensinar e Aprender em Ciências Naturais e Matemática
Leia a seguinte citação: 
“O mundo é (existe) independente da ciência. Esta o torna inteligível, e a tecnologia, como aplicação da ciência, modifica esse mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. 2006. p.94. 
Considerando a citação anterior e os conteúdos do texto-base Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola, analise as assertivas que seguem sobre os três eixos estruturantes que devem ser considerados ao longo do desenvolvimento de um tema. Na sequência, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as assertivas falsas:
I. ( ) A compreensão básica de termos e conceitos científicos.
II. ( ) A compreensão do conceito de comunicação.
III. ( ) O entendimento das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V
	
	B
	F – F – V 
	
	C
	V – F –  V
	
	D
	F – V – F
	
	E
	F – V – V
Questão 5/5 - Tecnologias e Cidadania: Novas Formas de Ensinar e Aprender em Ciências Naturais e Matemática
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“A internet é algo que está em nossas vidas há apenas duas décadas, e já é essencial para nossos negócios, lazer e relações sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FACCIONI FILHO, Mauro. Internet das coisas. <https://www.researchgate.net/publication/319881659_Internet_das_Coisas_Internet_of_Things>– Palhoça : UnisulVirtual, 2016.
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base  Desvelando a internet das coisas, relacione cada um dos elementos a seguir às suas respectivas características: 
Máquina de Turing.
Arquitetura em camadas.
Internet. 
( ) Nome de um dos componentes que permite a comunicação entre computadores.
(  ) Facilitou a implantação de camadas sucessivas de algoritmos cujo produto são outros algoritmos.
(  ) Sua forma de funcionamento é controlada por um algoritmo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	2 – 1 – 3
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	1 – 3 – 2