Buscar

AOL 3 De Bioquímica Humana (UNG)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AOL 3 De Bioquímica Humana
Nota:10,00
PERGUNTA 1
Conhecidos como sacarídeos ou açucares, os carboidratos são as moléculas biológicas mais abundantes em nosso planeta sendo responsáveis por várias funções em nosso organismo. Dentre os carboidratos a seguir, qual deles está envolvimento com o armazenamento de energia nas células animais?
	
	a.
	Glicogênio
	
	b.
	Quitina
	
	c.
	Amilose
	
	d.
	Celulose
	
	e.
	Amido
1 pontos   
PERGUNTA 2
 Ao passo que moléculas ricas em energia como NADH e o FADH2 são oxidadas à NAD+ e FAD nos complexos I e II da cadeia transportadora de elétrons, respectivamente, os elétrons são direcionados para o complexo IV (citocromo oxidase), que em contato com o oxigênio molecular, forma a H2O. Durante o transporte dos elétrons pela cadeia respiratória, é produzido o ______________________, necessário na fosforilação oxidativa para produção de ATP. Assinale a alternativa que completa o espaço.
	
	a.
	Piruvato
	
	b.
	Gradiente de prótons
	
	c.
	 ADP
	
	d.
	Fumarato
	
	e.
	ATP sintase
1 pontos   
PERGUNTA 3
Em nossa dieta, a ingestão de carboidratos, lipídeos e vitaminas são de suma importância, uma vez que tais nutrientes participam de uma série de processos metabólicos indispensáveis à sobrevivência ao nosso organismo. Na coluna 1, listamos alguns dessas biomoléculas, enquanto na coluna 2 listamos algumas importantes atividades celulares relacionadas com as macromoléculas citadas. Relacione-as.
COLUNA 1
1. Glicose
2. Colesterol
3. Vitamina D
4. Glicogênio
5. Vitamina K
COLUNA 2
(     ) Regulação da tanto da absorção intestinal de cálcio quando sua deposição nos ossos.
(     ) Armazenamento de energia em células animais.
(     ) Principal substrato energético que ao ser oxidado pode fornecer energia aos processos metabólicos.
(     ) Participa do mecanismo de coagulação sanguínea.
(     ) Precursor de hormônios sexuais e sais biliares.
A sequência correta de cima para baixo é:
	
	a.
	4 1 2 5 3
	
	b.
	3 1 5 2 4
	
	c.
	5 2 1 4 3 
	
	d.
	3 4 1 5 2
	
	e.
	5 1 2 4 3
1 pontos   
PERGUNTA 4
 O metabolismo pode ser definido como um conjunto que reações enzimáticas, que envolvem reações de degradação de moléculas grandes em compostos menores. Essas reações liberam energia livre, assim como reações de síntese de biomoléculas a partir de compostos menores, durante o emprego da energia livre. Em relação ao metabolismo, marque a alternativa CORRETA.
	
	a.
	O catabolismo é caracterizado por um conjunto de reações de degradação, com liberação de energia livre. Uma parcela dessa energia é armazenada quando o ADP + Pi é convertido em ATP. No anabolismo, o ATP é hidrolisado e a energia armazenada é empregada na biossíntese.
	
	b.
	 No catabolismo, as moléculas são degradas em compostos menores. Como existe a quebra de ligações químicas dos compostos de elevado peso molecular, as reações catabólicas gastam energia livre
	
	c.
	No catabolismo, moléculas complexas são sintetizadas a partir de reações endergônicas, ou seja, existe um gasto de energia livre na forma de ATP
	
	d.
	O anabolismo é caracterizado por reações de síntese. Isto que significa que biomoléculas são construídas a partir de compostos mais simples. Entretanto, nesse processo não há o gasto de ATP
	
	e.
	 Quando as moléculas de elevado peso molecular são degradadas, formando estruturas mais simples, há uma liberação de energia livre. Todavia, essa energia não pode ser armazenada, sendo liberada na forma de calor.
1 pontos   
PERGUNTA 5
 Em condições aeróbicas, o piruvato formado na etapa final da glicólise é oxidado a acetil-CoA, que entra no ciclo do ácido cítrico e então é oxidado a CO2 e H2O. Entretanto, em situações de hipóxia (pouco oxigênio), o piruvato em tecidos animais pode ser convertido a lactato, enquanto as leveduras e outros micro-organismos convertem o piruvato em etanol. Tal processo é designado como:
	
	a.
	Cetogênese
	
	b.
	Pasteurização
	
	c.
	Fermentação
	
	d.
	Glicogênese
	
	e.
	Fosforilação
1 pontos   
PERGUNTA 6
 Os carboidratos podem ser classificados como poli-hidroxialdeídos ou poli-hidroxicetonas, ou substâncias que geram esses compostos quando degradadas. Existe ainda outra classificação para os açúcares, que leva em consideração o nível de complexidade estrutural deles. Em relação à classificação dos carboidratos, assinale a alternativa CORRETA.
	
	a.
	Os dissacarídeos são formados pela ligação de dois monossacarídeos, sendo os mais comuns o glicogênio, celulose e amido
	
	b.
	A glicose é o polissacarídeo mais importante em nosso metabolismo energético
	
	c.
	 Os monossacarídeos são os carboidratos mais simples, sendo formados por poucas unidade monoméricas
	
	d.
	 Os polissacarídeos são polímeros de açúcares que contêm mais de 20 unidades de oses ligadas por ligações O-glicosídicas
	
	e.
	Os oligossacarídeos são os maiores e mais complexos carboidratos, podendo ser encontrado tanto em células animais quanto em células vegetais
1 pontos   
PERGUNTA 7
De acordo com a composição, os ácidos graxos podem ser classificados como saturados e insaturados. Os lipídeos alimentares constituídos por ácidos graxos podem ser sólidos ou líquidos à temperatura ambiente. De acordo com a sua composição os óleos vegetais apresentam em sua composição lipídeos do tipo:
	
	a.
	Fosfolipídeos
	
	b.
	Colesterol
	
	c.
	Carotenoides
	
	d.
	Ácidos graxos saturados
	
	e.
	Ácidos graxos insaturados
1 pontos   
PERGUNTA 8
 O composto ______________________ armazena, em suas ligações fosfato, parte da energia desprendida pelas reações exergônicas. Além disso, ele tem a capacidade de liberar, por hidrólise, a energia armazenada para promover reações endergônicas. Assinale a alternativa que completa o espaço.
	
	a.
	 Acetil-CoA
	
	b.
	 Difosfato de adenosina
	
	c.
	 Monofosfato de adenosina
	
	d.
	Trifosfato de adenosina
	
	e.
	 Glicose
1 pontos   
PERGUNTA 9
 Os precursores da gliconeogênese são moléculas que podem ser empregadas para a produção de glicose. Logo, todos os intermediários da glicólise e do ciclo do ácido cítrico podem ser considerados como precursores da glicose. Entretanto, o glicerol, o lactato e os α-cetoácidos são os mais importantes precursores gliconeogênicos. Em relação aos precursores da gliconeogênese, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	A partir da degradação das proteínas teciduais, são obtidos os aminoácidos. Quando degradados, os aminoácidos glicogênicos liberam
os α-cetoácidos que são convertidos a oxalacetato, que um precursor do fosfoenolpiruvato.
	
	b.
	O glicerol é liberado durante a degradação de triglicerídeos no tecido adiposo. O glicerol é levado ao fígado, onde é convertido à diidroxiacetona-fosfato, que é um intermediário da glicólise.
	
	c.
	O lactato destinado ao fígado para a produção de glicose através da gliconeogênese, é oriundo do metabolismo energético de células que não apresentam mitocôndrias, ou é produzido pelas células durante o exercício intenso quando existe pouca oferta de oxigênio.
	
	d.
	 No ciclo de Cori, o lactato produzido a partir do piruvato em condições anaeróbias é direcionado para o fígado, onde é reconvertido à glicose, que é disponibilizada na circulação sanguínea.
	
	e.
	O glicogênio é um importante precursor do gliconeogênese, visto que ele é composto por várias unidades de glicose, que são mantidas por ligações glicosídicas.
1 pontos   
PERGUNTA 10
O genoma dos eucariontes é um conjunto completo de moléculas de DNA encontradas no núcleo. O projeto genoma humano tem como alvo a identificação todos os genes responsáveis por nossas características normais e patológicas. Os resultados em longo prazo certamente irão revolucionar a medicina, principalmente na área de prevenção. Em relação à molécula de DNA são feitas as seguintes afirmações:
I. No DNA são formadasduas ligações hidrogênio entre as bases nitrogenadas adenina (A) e timina (T) e três ligações hidrogênio entre a citosina (C) e a guanina (G).
II. A replicação do DNA é considerada como um processo semiconservativo, visto que são obtidas duas duplas hélices e em cada uma delas há uma fita da dupla hélice original.
III. O DNA sintetizado no núcleo é conduzido para o citoplasma onde ocorrerá o processo de tradução para a síntese de novas proteínas.
	
	a.
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	b.
	II e III estão corretas.
	
	c.
	Apenas a I está correta.
	
	d.
	I e III estão corretas.
	
	e.
	I e II estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes