Buscar

Classificação dos Crime

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLASSIFICAÇÃO DOS CRIME
Crime comissivo – aqueles que são praticados por meio de uma ação, ou seja, a partir de um comportamento positivo em que o agente faz ou realiza algo. Nesses casos, a lei termina que um não fazer e o agente comete o crime exatamente por fazer aquilo que a lei proíbe.
Crimes omissivos:
Próprios – aqueles que o tipo penal descreve como ilícito um não fazer, ou seja, estabelece que certas situações em que a pessoa deve agir e, caso não o faça, incorre no ilícito descrito no tipo. Ex.: Omissão de Socorro.
OBS: Os crimes omissivos próprios NÃO admitem a modalidade de tentativa.
Impróprio – sua verificação ocorre do art. 13, § 2º, CP, que estabelece hipóteses em que o sujeito tem o dever jurídico de evitar o resultado e, caso não o faça, responde pelo crime. Ex.: A mão que intencionalmente deixa de alimentar um filho de pouca idade, causado a morte dele. / O salva-vidas na praia que deixa de socorrer alguém que esteja se afogando.
Crimes de ação múltipla – denominação dada aos tipos penais que possuem vários verbos separados pela partícula “ou”. Se o agente realiza mais de um dos verbos do tipo, contra a mesma vítima, não responderá por dois crimes. Ex.: Art. 122, CP, em que se pune quem induz, instiga ou auxilia o suicídio de outrem.
OBS: pode ser chamado de crime de conteúdo variado ou tipo misto alternativo.
Crime de ação livre – pode ser praticado pro qualquer meio de execução, uma vez que alei não exige comportamento específico. Ex.: Art. 121, CP - Homicídio, que pode ser cometido de qualquer meio capaz de causar morte.
Crimes de ação vinculada – aqueles em que o tipo penal descreve a forma de execução configuradora da infração penal. Ex.: Art. 136, CP.
Maus-tratos
Art. 136 - Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:
Pena - detenção, de dois meses a um ano, ou multa.
§ 1º - Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave:
Pena - reclusão, de um a quatro anos.
§ 2º - Se resulta a morte:
Pena - reclusão, de quatro a doze anos.
§ 3º - Aumenta-se a pena de um terço, se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos. (Incluído pela Lei nº 8.069, de 1990)
Crimes habituais – só se configura pela reiteração de atos da mesma espécie como crime de curandeirismo (Art. 284, CP) e Casa de Prostituição (Art. 229, CP). A prática de ato isolado é atípica.
Crimes complexos – aqueles que dizem respeito a mais de um bem jurídico tutelado. Ex.: Latrocínio – patrimônio e vida / Roubo – furto e violência ou grave ameaça.
Crimes comuns – são aqueles que podem ser cometidos por qualquer pessoa.
Crimes próprios – são os que só podem ser cometidos por determinada categoria de pessoas. Ex.: Infanticídio (Art. 123, CP), que só é praticado pela mãe sob influência do estado puerperal; Peculato, que só pode ser praticado por Servidor Público.
Crimes monosubjetivos – aqueles que podem ser cometidos por uma só pessoa.
OBS: alguns tipos penais, como o homicídio, podem ser praticados por duas ou mais pessoas em conjunto, sendo então também chamado de crime de concurso eventual.
Crimes plurisubjetivos ou Concurso Necessário – aqueles que só podem ser praticados por duas ou mais pessoas em conjunto. Podendo ser:
De condutas paralelas – os agentes auxiliam mutuamente visando o resultado comum. Ex.: crime de quadrilha (Art. 228, CP);
De condutas Convergentes – as condutas se encontram gerando imediatamente o resultado. Ex.: crime de adultério (revogado);
De condutas contrapostas – os envolvidos agem uns contra os outros. Ex.: Crime de Rixa (Art. 137, CP).
Crimes de mão própria – só pode ser realizado por uma única pessoa, razão pela qual não admite coautoria. Ex.: “aborto em sim mesma”. 
OBS: admitem perfeitamente a participação.

Outros materiais