Buscar

Suspensão Condicional do Processo (SUSPRO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO
CONCEITO:
Trata-se de transação processual em que o titular da ação abre mão de seu prosseguimento e da busca por uma condenação, enquanto o réu, sem discutir sua responsabilidade criminal, submete-se, por determinado prazo, ao cumprimento de algumas condições, de modo que, ao término do período de prova, sem que o acusado tenha dado causa a revogação do benefício, será decretada a extinção da punibilidade.
A criação do instituto da Suspensão Condicional do Processo pela Lei 9.099/95 atenuou o princípio da indisponibilidade da ação penal pública consagrado no Código de Processo Penal, pois permitiu que o Ministério Público, titular da ação, abra mão de seu prosseguimento por meio da proposta de suspensão condicional.
PRESSUPOSTOS DE CABIMENTO:
Aplica-se a todas as infrações em que a pena mínima cominada em abstrato não seja superior a 1 ano.
É irrelevante a espécie de pena privativa de liberdade prevista para a infração penal (reclusão ou detenção). É também irrelevante que haja previsão cumulativa de pena de multa, por exemplo, furto simples.
O instituto pode incidir em crimes do Código Penal e de leis especiais. Aplica-se em delitos em apuração da Justiça Estadual, Federal e até Eleitoral. Por haver vedação expressa no Art. 90-A da Lei 9.099/95, inaplicável na Justiça Militar.
A previsão de rito especial para apuração de determinada infração penal não retira a possibilidade do benefício. Até mesmo nos crimes de competência do Júri mostra-se viável a suspensão, como no crime de aborto com consentimento da gestante (Art. 126, CP), em que a pena mínima (como requerido) é de 1 ano. Nesses casos não fere o dispositivo constitucional que atribui competência ao Tribunal do Júri para julgar os crimes dolosos contra a vida, pois na suspensão condicional do processo inexiste análise de mérito da acusação, uma vez que sequer é iniciada a instrução. Assim, se houver alguma causa para a revogação do benefício, o andamento da ação será retomado e o julgamento será feito normalmente pelo Júri.
O sursis processual também é viável nos crimes de competência originaria dos tribunais, já que não existe qualquer espécie de vedação legal.
É aplicável, de forma extensiva, às contravenções penais.
Ademais, os requisitos da transação penal e da suspensão condicional do processo não os exatamente os mesmos, de modos que é possível que estejam presentes o do sursis processual e não os da transação, quando caberá ao promotor fazer a proposta da suspensão. É o caso, por exemplo, de quem já foi beneficiado nos 5 anos anteriores por outra transação penal, fato que impede nova transação, mas não veda a suspensão condicional.
CAUSAS DE AUMENTO E DE DIMINUIÇÃO DE PENA:
A existência de causas obrigatórias de aumento ou de diminuição de pena que possam alterar o limite mínimo da pena em abstrato deve ser levada em conta a fim de possibilitar ou impossibilitar a aplicação do dispositivo. Ex.: Furto Noturno (Art. 155, § 1º, CP), a pena mínima tem o aumento de 1/3, passando a ser de 1 ano e 4 meses, impossibilitando o sursis.
Por outro lado, considerando, de forma exemplificativa, que a pena mínima prevista o furto qualificado é de 2 anos e que a redução máxima referente ao reconhecimento da tentativa é de 2/3, conclui-se ser possível a suspensão condicional do processo na tentativa de furto qualificado e de outros crimes que tenham a pena mínima no mesmo patamar.
A possibilidade de reconhecimento de agravante genérica, por sua vez, não obsta o benefício, porque não altera a pena em abstrato.
CONCURSO DE CRIMES:
Súmula n. 243, STJ - O benefício da suspensão do processo não é aplicável em relação às infrações penais cometidas em concurso material, concurso formal ou continuidade delitiva, quando a pena mínima cominada, seja pelo somatório, seja pela incidência da majorante, ultrapassar o limite de um (01) ano.
Súmula 723, STF - Não se admite a suspensão condicional do processo por crime continuado, se a soma da pena mínima da infração mais grave com o aumento mínimo de um sexto for superior a um ano.
POSSIBILIDADE DE SUSPENSÃO EM CRIMES DE AÇÃO PENAL PRIVADA:

Outros materiais