Buscar

Espécies Normativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL
ESPÉCIES NORMATIVAS
Medida Provisória:
É a espécie normativa que permite ao Presidente da República LEGISLAR sobre situações urgentes ou emergenciais. A M.P. entre em vigor na data da sua publicação, produzindo normalmente seus efeitos jurídicos.
- Origem: 
A Medida Provisória está prevista na constituição italiana de 1947, que estabeleceu a república no país após a 2ª Guerra Mundial. Para a Itália, o sentido da medida é o de agilizar os trabalhos parlamentares pelo fato de o chefe de governo italiano ser uma parlamentar.
O constituinte de 1988 se inspirou no modelo italiano para introduzir a M.P. no texto constitucional no regime presidencialista. Tal fato ocorreu porque o Decreto-Lei não foi aceito no rol das espécies normativas e a M.P. veio para substituí-lo.
- Controle:
A M.P. entra em vigor imediatamente a partir de sua publicação. Ao mesmo tempo começa a contagem de 60 dias para o Congresso apreciar a M.P. O prazo pode ser prorrogado por igual período. Caso o Congresso não se manifeste, a pauta é “trancada” até a votação da M.P. Caso seja aprovada, a M.P. é incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro como lei ordinária. Se rejeitada, não mais produzirá os seus efeitos. O Congresso determinará, por meio de decreto legislativo, a eficácia dos efeitos jurídicos produzidos desde a edição da M.P. até a sua rejeição.
Decreto Legislativo:
Ato exclusivo do Congresso Nacional que é utilizado para regular os efeitos de uma media provisória rejeitada e, no plano externo, aprovar tratados assinados pelo Brasil com estados ou organizações internacionais. Também é utilizado internacionalmente para organizar o funcionamento das duas casas legislativas.
Resoluções:
Ato legislativo exclusivo de cada Casa Legislativa. O regimento interno das casas determina o procedimento e o uso da resolução.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes