Buscar

Introdução ao Direito das Sucessões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES
Sucessão é a transferência da herança ou do legado ao herdeiro ou legatário em razão da morte de uma pessoa. 
- Sucessão a título universal – é aquela em que há a transferência de herança.
Herança é o conjunto de relações patrimoniais deixados pelo falecido. Herança compreende diversas relações jurídicas, não compreende apenas bens no sentido material da palavra e sim, bens, direitos, ações, créditos, débitos, deveres, responsabilidades.
Herança é considerada, por determinação legal, um bem imóvel e indivisível até o momento da partilha. Não importando o conteúdo da herança.
Herança é considerada uma universalidade de direitos.
Diante de uma herança que tenha mais de um herdeiro, ao final do processo de inventário JUDICIAL, será expedido o formal de partilha, o documento hábil para transferência por meio do registro dos bens deixados pelo falecido. Ao passo que se houver tão somente um herdeiro, ao final do processo de inventário será expedida uma Carta de Adjudicação, que tem o mesmo poder normativo do formal de partilha.
Diferentemente do que ocorre no processo de inventário EXTRAJUDICIAL pelo qual é feita uma Escritura Pública que faz às vezes de ambos os documentos resultantes do inventário judicial.
Toda vez que há dois ou mais herdeiros estabelecer-se-á um condomínio (copropriedade) forçado entre estes. Portanto, um deles não pode vender sua cota parte sem respeitar o direito de preferência dos demais. Se não houver interesses dos demais, então estará livre para alienar. Caso não respeite o direito de preferência dos outros herdeiros e vende seu quinhão, os outros herdeiros terão de ingressar com uma ação específica chamada AÇÃO ADJUDICATÓRIA DE QUINHÃO pela qual os outros herdeiros irão depositar o valor pago pelo terceiro para adquirir aquele quinhão e vão requerer ao juiz a adjudicação do quinhão a favor dos outros herdeiros.
Sucessão a título singular – é aquela em que há a transferência de legado.
Legado é o bem específico e determinado que foi individualizado pelo autor da herança do restante dos bens.
Para ter um legado, obrigatoriamente o falecido tem que ter deixado um testamento , o ato de manifestação de ultima vontade apto a deixar um legado.
Sucessão deferida a duplo título - é quando o falecido estabelece um legado para uma parte dos bens, sem omisso em relação a partes restante. Portanto, não é obrigatório quando quer especificar um bem a alguém que se faça de todos os bens restantes.
O um descendente pode receber tanto um legado quanto uma herança, ou seja, figurando como legatário e herdeiro.
A abertura da sucessão é no exato momento da morte. Quando uma pessoa falece, automaticamente está aberta a sucessão. E a principal consequência é a ocorrência do Princípio da Saisine.
Princípio da Saisine - é o princípio pelo qual no exato momento da morte, tanto a propriedade quanto a posse indireta são transmitidas automaticamente aos herdeiros.
É no inventário que há a verificação da regularidade da sucessão. É onde será verificada no que consiste a herança para oficializar a transmissão.
Aceitação da herança – o herdeiro manifesta a concordância com a herança já recebida com eficácia ex tunc, pois retroage ao exato momento da morte.
O ato de aceitação é considerado irrevogável e irretratável. Mas pode ser anulado caso haja vícios na manifestação da vontade.
Renúncia da herança:
Renúncia impura ou translativa – é aquela em que um herdeiro rejeita a sua parte e indica um destinatário da sua quota parte. É considera uma Renúncia falsa, pois há uma aceitação tácita seguida de posterior cessão de direitos.
Renúncia puta ou abdicativa – aquela em que o herdeiro simplesmente rejeita a herança. Obviamente, sua cota parte volta para o monte mor, de onde partiu, para que seja dividido entre os outros herdeiros.
Os efeitos da renúncia dependem do tipo: A Falsa Renúncia tem eficácia ex nunc porque não está retroagindo ao momento que a pessoa faleceu, o herdeiro aceitou de forma tácita e depois transferiu. Enquanto que na Renúncia Pura, os seus efeitos são ex tunc.

Outros materiais