Buscar

Autorização, Concessão e Permissão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO
AUTORIZAÇÃO, CONCESSÃO E PERMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Autorização: Para Hely Lopes Meirelles, tais atividades servem para atender interesses coletivos instáveis ou emergência transitória. Em contrapartida, inexiste no ordenamento jurídico brasileiro a autorização para serviço público, sendo este ou objeto de concessão ou de permissão. A autorização é ato administrativo discricionário e precário pelo qual a Administração consente que o indivíduo desempenhe atividade de seu exclusivo ou predominante interesse, não se caracterizando a atividade como serviço público.
Concessão: É dividida em duas modalidades: concessão de serviço público e a concessão de serviço público precedida da execução de obra pública.
Concessão de serviço público simples: É o contrato administrativo pelo qual a Administração Pública transfere a pessoa jurídica ou a consórcio de empresas a execução de certa atividade de interesse coletivo, remunerada através do sistema de tarifas pagas pelos usuários. Ex.: CONCER
Concessão de serviço público precedida da execução de obra pública: É o contrato administrativo através do qual o Poder Público ajusta com pessoa jurídica ou consórcio de empresas a execução de determinada obra pública, por sua conta e risco, delegando ao construtor, após a conclusão, sua exploração por determinado prazo.
Permissão: É o contrato administrativo através do qual o Poder Público (permitente) transfere a um particular (permissionário) a execução de certo serviço público nas condições estabelecidas em normas de direito público, inclusive quanto à fixação do valor das tarifas. Ex: Transporte público urbano (ônibus).

Outros materiais