A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
26 pág.
Projeto de Ensino A importancia das Brincadeiras e dos Jogos na Educação Infantil

Pré-visualização | Página 1 de 5

Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia
A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS E DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Planaltina-Goias
2015
A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS E DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título 
de Pedagogo. 
Orientador: Prof
OkcanaBatinni
Planaltina-Goiás
2015
SALES, Priscila Santos. Do(s) autor (es). Jogos e brincadeiras na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso. Número total de folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) –. Universidade Norte do Paraná, Planaltina de Goiás, 2015.
RESUMO
O presente projeto de ensino argumenta a importância das brincadeiras e dos jogos com crianças em fase de 0 a 5 anos. Destaca-se o brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil. Portanto, para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema..Compreende-se que a brincadeira faz parte da vivencia infantil, no entanto o que se pretende destacar é o desenvolvimento intelectual cognitivo que acontece com as crianças quando as mesmas brincam, e que a as brincadeiras são de extrema importância na escola, pois o professor utilizando-se desse recurso o professor poderá desenvolver em seus alunos oconhecimento de mundo, socialização e a estimulação dos seus reflexos motores.
Palavras-chave: Brincadeiras. Jogos. Educação Infantil. Ludicidade. Professor.
SUMÁRIO
1. Introdução....................................................................................................
2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................
3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................
3.2 Justificativa.................................................................................................
3.3 Problematização.........................................................................................
3.4 Objetivos....................................................................................................
3.5 Conteúdos.................................................................................................
3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................
3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................
3.9 Avaliação....................................................................................................
4 Considerações Finais...................................................................................
5 Referências..................................................................................................
6 Apêndice (opcional)......................................................................................
7 Anexos (opcional) ........................................................................................
INTRODUÇÃO
O projeto de ensino esta voltado a linha de pesquisa docência na educação infantil. A ideia e importante e possui grande relevância, pois se compreende que as brincadeiras fazem parte da infância e cabe ao professor desenvolver estratégias para a aprendizagem dos conteúdos onde os seus alunos aprendam com prazer e satisfação, as brincadeiras promovem alegria. O tema esta relacionado aos eixos estudados nas disciplinas durante o curso de pedagogia, dessa maneira podemos compreender que os profissionais da área da educação precisam dos conhecimentos adquiridos.
Justifica-se o mesmo, pois possuo apresso por trabalhar com crianças pequenas e também por compreender que os jogos e brincadeiras devem ser explorados por todos os professores, pois estamos em uma época onde o construtivismo faz parte da realidade educacional, embora muitos professores ainda trabalhassem tais realidades.
O interesse em desenvolver este projeto nasceu da necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre as oportunidades de aprendizagem que o brinquedo e os jogos podem ofertar. Durante o estagio curricular pude observar que em algumas escolas no município de Planaltina-GO muitos professores não utilizavam os brinquedos e nem os jogos principalmente com as crianças da pre alfabetização. 
Nessa fase as brincadeiras e os jogos são excelente ferramentas para desenvolver a aprendizagem dos conteúdos, então indaguei Por que os professores das escolas as quais pude conhecer as realidade da educação infantilnão utilizam jogos e brincadeiras para desenvolver a aprendizagem dos seus alunos. Percebi que as praticas eram tradicionais, pois haviam poucas brincadeiras e muitos conteúdos e escrita, sem a valorização das atividades lúdicas.
Os três principais objetivos para a elaboração desse projeto foi Promover a defesa do direito da criança de brincar; Incentivar o brincar que dá oportunidade à criança de escolher livremente o como e com quem quer brincar; Criar oportunidades para o resgate de brinquedos e brincadeiras característicos das diferentes regiões do país. Serão trabalhados os conteúdos de português, matemática, ciências, geografia, historia, artes.
Para realização deste projeto será utilizada a pesquisa bibliográfica, a partir de grandes autores como Piaget, Vygotsky, Rousseau, Pestalozzi, Fröebel, Decroly, Montessori, Freinet entre outros que contribuíram com a Educação Infantil, sites eletrônicos, instituto brasileiro de educação, livros da unopar sites cedidos pelo material de apoio da instituição a qual curso pedagogia. 
 Desse modo, foi abordada a importância de se utilizar os brinquedos e jogos em sala de aula, pois, assim, as crianças aprendem brincando, e com isso eles mostram mais interesse na aula, pois conteúdos e rotina fazem com que a criança se desanime e não queira ir a escola.Atividades dinâmicas de motivação, utilização de jogos pedagógicos, bem como os momentos de socialização e afetividade oportunizam aprendizagem por meio do mundo imaginário por isso inovem e renovem seus planos de aulas com aulas divertidas e construtivas.
2. REFERENCIAL TEORICO 2.1 A Infância e as Brincadeiras
Para iniciarmos o seguinte estudo buscam-se as contribuições de Piaget (1973), onde o mesmo desta que se verifica o desenvolvimento humano que se realiza através de estágio, de fases, na mesma ordem para todos os indivíduos que possuem o mesmo desenvolvimento normal, e passam por essas fases, podendo até mesmo variar as idades. 
A educação infantil no contexto político nacional. No Brasil, as lutas em torno da Constituinte de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e as discussões em torno da atuação do Ministério da Educação nos anos de 1990 são parte de uma história coletiva de intelectuais,