Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS – AULA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS – AULA 5
O EDI (Eletronic Data Interchange), quando comparado ao comércio eletrônico via internet, apresenta as seguintes vantagens, EXCETO:
Resp. o investimento em tecnologia é bem mais baixo.
A abertura comercial, a desregulamentação e aumento do comércio internacional aumentaram a competição global. Qual das opções abaixo representa a consequência desta situação?
Resp. Postura bilateral caracterizada pela troca intensiva de informações
A área de compras das empresas concentra-se, atualmente, no desenvolvimento de relacionamentos apropriados com fornecedores, numa abordagem mais proativa do processo de compras de materiais, com foco na melhoria das operações da empresa. Nesse sentido, na compra proativa, pode-se afirmar que: 
I - os problemas são responsabilidade do fornecedor.                                                       
II - o sistema de compras pode ser integrado aos sistemas dos fornecedores.
III - cliente e fornecedor contribuem para as especificações dos materiais.
IV - a área de compras subordina-se a finanças.
V - a ênfase está no momento presente.
Estão corretas APENAS as afirmativas:
Resp. II e III.
O mundo clama por sustentabilidade em todos os meios produtivos e a área de compras das organizações não pode ficar indiferente a essa importante demanda ambiental, social e econômica. De acordo com esse enunciado, quais são as inovações necessárias para atenuar tal preocupação?
Resp. Logística reversa e garantia da sustentabilidade da empresa e sistemas envolvidos.
Todas são benefícios operacionais do EDI, EXCETO:
Resp. Aumento da competitividade
 política e práticas de compras desenvolvidas estabelecem a seleção de compras com quais objetivos?
Resp. Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção; Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo padrões de quantidade e qualidade.
Com relação ao uso do VMI (Vendor Managed Inventory) analise as questões abaixo sobre os possíveis benefícios do uso desse sistema dento dos processos logísticos: I) requer uma significativa integração de informações e de coordenação de processos e de operações entre as empresas envolvidas. II) O VMI melhora a gestão da demanda na empresa fornecedora. III) Grande variabilidade do lead-time em função das etapas do ciclo. IV) Utilização de métricas de desempenho distintas entre clientes e fornecedores Marque a resposta que contempla benefícios do uso do VMI:
Resp. Apenas os itens I e II
O Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) apresenta como benefícios: I- a eliminação da obrigatoriedade de impressão, redução de formulários e burocracias documentais. II - o uso formulários padrões e impressos, como garantia do fluxo de informações. III - a diminuição de custos com a redução do uso de papel. IV - uma maior agilidade no acesso aos fornecedores. V - o aumento do lead Time. Está(ão) correto(s):
Resp. apenas os itens I, III, IV.

Outros materiais