Buscar

Cartas, Mapas e Plantas: Tipos e Definições

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Cartas, Mapas e Plantas
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques
FACCAMP
*
*
Origem e significado da palavra Mapa
Segundo pesquisadores a origem da palavra Mapa é provavelmente cartaginesa, que significa “toalha de mesa”.
Essa conotação teria derivado das conversas de comerciantes, que desenhavam sobre as toalhas das mesas os mapas que identificavam rotas, caminhos, localidades e outros pontos que auxiliavam seus negócios.
*
*
Origem e significado da palavra Mapa
Com o passar dos tempos diversas terminologias foram agregadas para definir as representações dos lugares, entre elas cartas e plantas, além da própria terminologia mapa.
Os termos mapas, cartas e plantas são utilizadas muitas vezes como sinônimos, mas deve ser encarado com certo cuidado.
*
*
Origem e significado da palavra Mapa
Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas murais e os atlas. Para tal, são utilizados diversos sistemas de projeção, estabelecidos matematicamente.
*
*
Mapa
*
*
Tipos de Mapa
Mapa político: representa a divisão territorial de um País, Estado ou Município.
*
*
Tipos de Mapa
Mapa físico: representa elementos da natureza como clima, vegetação, altitude, etc.
*
*
Tipos de Mapa
Mapa Temático: representa elementos humanos como mapa demográfico, taxa de urbanização, taxa de natalidade, mortalidade...
*
*
Qual o tipo desse mapa?
*
*
Definição de Carta e Planta
As cartas diferem dos mapas pela representação gráfica em grande escala, enquanto que os planos são cartas que representam áreas relativamente pequenas, o que permite desprezar a curvatura e adotar escala constante.
Planta – ao se trabalhar com escalas muito grandes, maiores do que 1:1.000. As plantas são utilizadas quando há exigência de um detalhamento bastante minucioso, como planta de casa
*
*
Planta
*
*
Tipos de Carta
Carta Topográfica – compreende as escalas médias, situadas entre 1:25.000 e 1:250.000 e contém detalhes planimétricos e altimétricos.
Carta Cadastral – bastante detalhada e precisa, para grandes escalas maiores de 1:5.000, utilizadas, por exemplo, para cadastro municipal de ruas.
*
*
Carta Topográfica
Planta Cadastral
*
*
Tipos de Carta
Carta Geográfica – para escalas pequenas menores do que 1:500.000. Apresenta simbologia diferenciada para representações planimétricas (exagera objetos) e altimétrias como por exemplo as curvas de nível ou de altitude (curvas hipsométricas)
*
*
Carta Geográfica
*
*
Elaborar Atividades

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais