A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
44 pág.
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II

Pré-visualização | Página 1 de 16

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
AULA I:
	1a Questão (Ref.: 201201517136)
	
	A Primeira Guerra Mundial ocorre como resultado de um contexto de conflitos e insatisfações decorrentes de processos e anexações ocorridos na região dos Balcãs. O principal desses processos foi a relação entre a Áustria e a Sérvia, onde a primeira buscava garantir e consolidar seu domínio sobre a segunda. Acerca disso, é correto afirmar que:
		
	 
	A Áustria pretendia dominar a Sérvia pois entendia que essa região não poderia ser independente por ter pertencido, durante séculos, ao império austríaco, que não aceitava perder essa região.
	
	A Sérvia não aceitava o domínio imposto pela Áustria pois se sentia pertencente ao território russo, principalmente por questões culturais.
	
	A França havia dominado por muito tempo a região da Áustria, perdendo-a na guerra Franco-Prussiana, o que levou à imediata necessidade de recolonizar outras regiões e a direcionou para busca por dominação da Sérvia.
	 
	A Áustria havia incorporado a região da Sérvia aos seus domínios e enfrentou forte resistência por parte dos sérvios, que não se sentiam pertencentes ao império austríaco, pois estiveram durante muito tempo sob domínio otomano e, naquele momento, independentes, desejavam criar a Grande Sérvia.
	
	A Sérvia objetivava dominar a Áustria, que resistiu fortemente à essa dominação e acabou declarando guerra aos austríacos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201529455)
	
	COM RELAÇÃO À PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, MARQUE A OPÇÃO INCORRETA:
		
	 
	OS MOMENTOS INICIAIS DO CONFLITO CONSTITUEM A CHAMADA GUERRA DE MOVIMENTO, QUE DUROU ATÉ A BATALHA DE MARNE, VENCIDA PELOS FRANCESES.
	
	OS ITALIANOS ALIARAM-SE A ENTENTE EM 1915, POR TEREM ASSINADO UM TRATADO SECRETO COM A FRANÇA E A GRÃ-BRETANHA ATRAVÉS DO QUAL RECEBERIA DOMÍNIOS, ATÉ ENTÃO, AUSTRÍACOS.
	
	EM 1917 A RÚSSIA ESTAVA PRATICAMENTE DERROTADA E SOMENTE A GRÃ-BRETANHA E A FRANÇA RESISTIAM.
	
	EM 1918, OS GENERAIS HINDENBURG E LUDENDORFF COMANDARAM UMA ÚLTIMA OFENSIVA CONTRA A FRANÇA, MAS A ENTENTE CONSEGUIU RETÊ-LA E CONTRA-ATACOU.
	 
	EM 1916, OS FRANCESES CONTIVERAM O ATAQUE DOS ALEMÃES À CUSTA DE 300 MIL BAIXAS DE CADA LADO, DERROTANDO-OS NA BATALHA DE SOMME.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201538633)
	
	A Primeira Guerra Mundial é resultado de uma política de anexações que havia se iniciado várias décadas antes, quando da fase colonialista europeia e que culminou na ocupação da África e da Ásia. Esses continentes tiveram territórios dominados e ocupados por várias potências europeias e dentre essas potências, podemos citar a Inglaterra e a França. Nesse contexto, surgiu o sentimento de insatisfação por parte da Alemanha, que se envolveu na Primeira Guerra Mundial. Como resultado desse conflito, tivemos:
		
	 
	O início do Plano Marshall, para auxiliar na reconstrução da Europa destruída pela guerra.
	
	A formação da Santa Aliança, um protótipo da Liga das Nações, para evitar que novos conflitos ocorressem na esfera internacional.
	
	A instituição da Conferência de Berlim, para dirimir as eventuais divergências do pós guerra.
	 
	A consolidação do papel europeu na solução do conflito através do Tratado de Versalhes.
	
	A consolidação da atuação estadunidense no conflito através da aprovação dos 14 pontos de Wodroow Wilson.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201537920)
	
	A Primeira Guerra Mundial foi um marco na história pois pela primeira vez um conflito envolvia um grande número de países e mobilizava muitos indivíduos. Ele marca uma mudança na própria percepção de guerra pois:
		
	 
	Forçaram a mudança dos judeus para locais específicos, inclusive criando um país para os mesmos habitarem, a Palestina.
	
	Utilizaram grande número de tecnologias até então desconhecidas e o uso de energia nuclear, atingindo inocentes civis.
	 
	Ultrapassa os limites dos locais próprios para as disputas e passa a envolver a sociedade civil, fazendo com que a guerra se torne uma realidade para os que nela não estão diretamente envolvidos.
	
	Estabelece uma guerra que tem como alvo eliminar o maior número de civis possível, promovendo uma limpeza étnica.
	
	Inaugura o conceito de limpeza racial ao determinar que povos considerados inferiores sejam os alvos prioritários das políticas raciais iniciadas nesse período.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201538088)
	
	Sobre a Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar que:
		
	 
	Foi oriunda dos processos imperialistas do século XIX, consolidando uma política bélica e agressiva e marcando o início do envolvimento da Alemanha em conflitos mundiais.
	
	Foi uma guerra imperialista pois pretendeu reforçar a política de dominação da Ásia e da África, iniciada no século XIX e consolidada a partir da entrada dos Estados Unidos nesse processo de expansão.
	
	Iniciou-se devido ao ressentimento dos estadunidenses por não terem sido incluídos nas divisões territoriais organizadas durante a Conferência de Berlim.
	
	Foi o ápice das determinações da Conferência de Berlim e consolidou o avanço austríaco sobre o território africano.
	
	Consolidou-se a partir do avanço alemão sobre o território americano, quebrando as determinações do Tratado de Versalhes.
AULA II:
	1a Questão (Ref.: 201201414120)
	
	(Adaptada de concurso público) Os conflitos mundiais trouxeram expectativas negativas na ordem internacional. Depois da 1ª Guerra Mundial:
		
	 
	os Estados Unidos ampliaram sua influência política nas relações internacionais da época
	
	a Itália progrediu de forma rápida, com a implantação imediata da economia fascista
	
	a Europa tornou-se o centro político do Mundo, com o aumento da sua modernização industrial.
	
	as tensões continuaram até a criação da eficiente Liga das Nações na Europa Ocidental.
	
	a democracia ganhou espaço político, com as derrotas das idéias militaristas e socialistas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201414104)
	
	(Adaptada de concurso público) A crescente disputa imperialista e o progressivo nacionalismo foram em grande parte os responsáveis pela eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), um confronto que envolveu vários países como Alemanha, Império Austro-Húngaro, Itália, Inglaterra, França e Rússia, que dividiram-se em dois blocos denominados:
		
	 
	Tríplice Aliança e Tríplice Entente
	
	Tríplice Aliança e Eixo
	
	Bloco capitalista e Bloco comunista
	
	Eixo e Aliados
	
	Tríplice Entente e Eixo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201414884)
	
	(Adaptada de concurso público) "A Primeira Guerra Mundial, anunciada como ´a guerra para terminar com as guerras´, além de preparar conflitos posteriores ainda mais graves, deixou fixa a imagem de devastações e morticínios. Houve perto de 13 milhões de mortes e 20 milhões de feridos. As despesas bélicas não apresentam termo de comparação com as das guerras precedentes e as devastações infligidas aos países em cujos territórios se desenvolveram as operações ou devido à campanha submarina alcançaram números vertiginosos". Maurice Crouzet. História geral das civilizações. V. 15, p. 45 (com adaptações).
A Primeira Guerra Mundial assinalou o colapso da civilização ocidental do século XIX. Nesse século, com relação às suas características políticas e econômicas, afirma-se que a Europa ocidental:
		
	 
	Estava apoiada no neocolonialismo e no capitalismo industrial e tornou-se vanguarda mundial, ao projetar para as demais sociedades o modelo econômico considerado ideal para o progresso das demais civilizações
	
	Estava imbuída do conceito de intervenção do Estado na economia e totalmente dominada pelo avanço das ideias anarquistas e socialistas, buscando cada vez mais diminuir as

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.