prova online Gestão de custos
5 pág.

prova online Gestão de custos


DisciplinaContabilidade de Custos13.390 materiais427.112 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Gestão e Análise de Custos (ADG58)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:431943) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	7830259
	Nota da Prova:
	9,00
Parte superior do formulário
	1)
	Os sistemas de custeio visam à racionalização de recursos operacionais, ou seja, na alocação de recursos dispendidos numa atividade para que a empresa consiga obter o mínimo de rentabilidade possível. Sobre os sistemas de custeio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sistema de custeio-meta foi criado pela indústria brasileira.
(    ) O sistema de custeio ABC visa mensurar o custo por atividade.
(    ) Uma parte do custeio-meta é o custo orientado pelo mercado.
(    ) O sistema de custeio ABC envolve apropriação dos gastos em serviços e clientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	No custeio por absorção, somente são apropriados aos produtos todos os custos de produção. As etapas para o levantamento dos custos dos produtos vendidos por esse método envolve separar os custos das despesas, apropriar os custos diretos e a apropriação dos custos indiretos. Considere os dados do quadro a seguir, extraídos da linha de produção de uma indústria. Considerando que o estoque inicial é zero e que a empresa vendeu 90% de sua produção, o valor do custo dos produtos vendidos, calculado pelo custeio por absorção, em reais, é:
	
	 a)
	3.900,00.
	 b)
	4.420,00.
	 c)
	3.510,00.
	 d)
	3.600,00.
	3.
	O custeio ABC (Activity Based Costing) é um método que está fundamentado nas ações que a empresa pratica no sistema de fabricação de seus produtos. Pelo método ABC, há três formas de se identificar os recursos consumidos ou custos indiretos. Quais são eles?
	 a)
	Atividade, produção e identificação.
	 b)
	Custo, classificação e distribuição.
	 c)
	Gasto, período e ocorrência.
	 d)
	Alocação, rastreamento e rateio.
	4.
	Existe um sistema de custeio, em que a contabilidade de custos tem a preocupação de determinar e controlar os custos por meio dos departamentos, setores, processos produtivos e após essa determinação ela faz a divisão destes custos pela quantidade produzida durante determinado período. Sobre esse sistema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sistema de custos fixos.
	 b)
	Sistema de acumulação por processo.
	 c)
	Sistema de acumulação por ordem.
	 d)
	Sistema de custos conjuntos.
	5.
	Os métodos de custeio ABC e GECON são muito utilizados pelas empresas, logo foram desenvolvidos estes sistemas para uma melhor tomada de decisão, a fim de dar suporte aos gestores para desempenhar suas atividades, possibilitando assim o crescimento organizacional. O sistema ABC apresenta algumas vantagens. Sobre essas vantagens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atende aos princípios fundamentais de contabilidade.
(    ) Obriga a implantação, a permanência e a revisão de controles internos.
(    ) Pode ser empregado em diversos tipos de empresas.
(    ) É livre a implantação, a permanência e a revisão de controles internos.
(    ) Intensa necessidade de rateios arbitrários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V - V.
	6.
	Assim como todo método a ser implantado, o método de custeio por absorção possui algumas vantagens, como também algumas desvantagens. Prós e contras devem ser bem ponderados e analisados no setor público, pois são recursos do cidadão focados no serviço social. Sobre as desvantagens desse método, analise as sentenças a seguir:
I- Ele pode apresentar arbitrariedades, no que tange ao critério de rateio dos custos indiretos, que nem sempre é o adequado, pois muitos processos produtivos e de prestação de serviços encaixam melhor no método de custeio variável.
II- Ele pode apresentar diferenças constantes no comportamento dos custos indiretos por unidade, pois esse custo por unidade muda constantemente, de acordo com o volume produzido, quanto maior a quantidade produzida menor será o custo fixo por unidade.
III- Ele pode apresentar semelhanças no que tange aos critérios de rateio dos custos indiretos e aos critérios de custeio variável. Eis o grande problema desse método, pois é difícil discernir para qual serviço pode ser utilizado.
IV- Ele pode discrepar com as constantes tarefas a serem feitas nos serviços públicos, pois nas tarefas públicas o volume de serviço não faz mudar o custo unitário dos custos fixos, eles são constantes e não mudam.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	O método de custeio por absorção se caracteriza por colocar ou atribuir todos os custos do ciclo operacional interno aos produtos, nesse método. São atribuídos aos produtos todos os custos de fabricação, tanto os diretos como os indiretos, fixos ou variáveis. Sobre esse método possuir algumas vantagens, analise as sentenças a seguir:
I- Atende à legislação fiscal, não pode e nem deve ser usado enquanto a empresa busca o uso do sistema de custos integrado à Contabilidade.
II- Considera o total dos custos por produto.
III- Possibilita a formação de custos para estoques.
IV- Permite a apuração dos custos por centros de custos, quando os custos forem destinados aos departamentos de forma adequada, possibilitam um acompanhamento do desempenho de cada área.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	Os métodos de custeio das organizações são ferramentas importantíssimas, uma vez que um método de custeio é fundamental para a sobrevivência de qualquer organização no atual mundo globalizado. Nesse sentido, pode-se enfatizar que os métodos de custeio têm o intuito de informar o custo preciso dos produtos, para assim poder se estabelecer o preço, a produção de novos produtos ou o abandono de produtos que não dão retorno financeiro à organização. Sobre os métodos de custeio, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Custeio baseado em atividades.
II- Custeio por absorção. 
III- Custeio variável.
IV- Custeio pleno ou RKW. 
(    ) Método que aloca os custos variáveis aos produtos e considera os custos fixos como despesa do período, afetando o resultado desse período.
(    ) Forma de alocação de custos que consiste no rateio dos custos de produção e de todas as despesas da empresa, inclusive as financeiras, a todos os produtos. 
(    ) Procura reduzir as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos, por meio da utilização de direcionadores de custos. 
(    ) Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados. Todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	II - I - III - IV.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	III - IV - I - II.
	9.
	O método de custeio ABC estabelece seu critério de registro dos recursos consumidos em função da atividade para direcionar esses custos ou recursos consumidos, estabelecendo-se desta maneira critérios referenciais de alocação de custos. Sobre os direcionamentos em função dos custos, analise as sentenças a seguir:
I- Os direcionamentos de custos podem ser uma alternativa para vincular os gastos de salários, insumos