Buscar

PROVA FINAL DISCURSIVA DE CLIMA, COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL 3491893

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final - Discursiva 
Comportamento, Clima e Cultura Organizacional 
Prova: 3491893
QUESTÃO:
A negociação está presente no dia a dia, o que torna o desenvolvimento da capacidade negocial absolutamente essencial para todas as esferas de nossas vidas, principalmente no campo profissional. Em um processo de negociação, há quatro resultados possíveis: perde/perde; ganha/perde; ganha/ganha e nada acontece. Diante destes resultados possíveis, explique cada um desses resultados.
RESPOSTA ESPERADA:
1.Resultado perde/perde: acontece quando nenhuma das partes supre as suas necessidades ou desejos e, então, ambas relutam em negociar novamente com a contraparte.
2. Resultado perde/ganha e ganha/perde: a diferença entre os dois é o lado da mesa em que você está. O principal problema no caso de um resultado desse tipo é que uma parte sai da negociação sem que suas necessidades ou desejos tenham sido atendidos. E o mais importante é que o perdedor se recusará a negociar novamente com o vencedor.
3. Resultado ganha/ganha: em quase todas as negociações, você deve esforçar-se por alcançar um resultado ganha/ganha, em que as necessidades e objetivos de ambas as partes sejam atendidos.
Assim, os dois lados sairão da negociação com um sentimento positivo e desejarão negociar novamente entre si.
4. Nada acontece: isto acontece quando nenhuma das partes ganha ou perde, ou seja, a negociação não se concretiza. Este resultado acontece muitas vezes em razão do aconselhamento de uma das partes à outra, com a finalidade de evitar um resultado que não seja o ganha/ganha.
QUESTÃO:
As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da gestão de pessoas é representado pela íntima interdependência das organizações e das pessoas. Tanto as organizações como as pessoas variam intensamente. Para se obter uma qualidade de vida no trabalho, a cultura e o clima organizacional devem ser satisfatórios. De acordo com essa afirmativa, conceitue cultura e clima organizacional.
RESPOSTA ESPERADA:
A cultura organizacional refere-se ao conjunto de valores, crenças, atitudes e normas compartilhadas que moldam o comportamento e as expectativas de cada membro da organização. Em termos mais simples, a cultura organizacional pode ser conceituada como a maneira de ser da organização, o que resulta do conjunto de maneiras de ser de seus membros. Quanto ao clima organizacional, é o ambiente de relações existente em uma organização e que resulta, principalmente, da cultura organizacional.
QUESTÃO:
A motivação das pessoas na organização é complexa, pois depende de vários fatores, sejam eles internos (sua própria personalidade, emoções, capacidade de aprendizagem, valores etc.), ou externos (características organizacionais, fatores sociais, política empresarial, sistemas de recompensas e punições etc.). Diante deste contexto, descreva o que motiva as pessoas no ambiente de trabalho.
RESPOSTA ESPERADA:
Algumas variáveis têm papel fundamental para motivar as pessoas no ambiente do trabalho, são elas: liderança; estimular as pessoas - que vem de uma boa liderança; a satisfação e o bem-estar no ambiente de trabalho, gerando qualidade de vida; programas de bem-estar dos colaboradores e uma boa comunicação e feedback eficaz.

Outros materiais