Buscar

APOL 5 Fundamentos da Administração

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos da Administração
O seu primeiro dia chegou, você passou na entrevista tão concorrida e começou a trabalhar, ao fazer isso a empresa o colocou dentro do grupo formal que ela criou como contratante. Com o passar do tempo você começa a sair para almoçar e conversar com determinadas pessoas e assim vai descobrindo e se ligando a elas por afinidade e automaticamente vai se distanciando do resto. Pronto, é com estas pessoas que você vai dividir seus sucessos, fracassos, revoltas e compensações. Quando se diz se distanciando do resto, se quer dizer realmente distanciar e não excluir, pois o relacionamento com o resto da empresa continua igual, o que muda é o grupo que você escolheu para fazer parte.  Muitos chamam isso de “panelinha”, mas acontece em toda empresa e é normal, pois pessoas com os mesmos interesses automaticamente passam mais tempo juntas dividindo experiências, informações e sentimentos. Adaptado de https://blogadministradoras.wordpress.com para fins acadêmicos. Assinale a opção que denomina corretamente o que a “panelinha” significa para as organizações:
Nota: 20.0
	
	A
	Organograma
	
	B
	Estrutura organizacional
	
	C
	Grupo informal
Você acertou!
De acordo com a Aula Teórica 6, sobre grupos informais.
	
	D
	Liderança carismática
Questão 2/5 - Fundamentos da Administração
Para que a motivação seja verdadeira, sólida e duradoura, ela tem de vir de dentro das pessoas. As empresas, cada vez mais, vão se convencendo de que não cabe a elas motivar os funcionários. Esta afirmação nos remete ao conceito de motivação. Assinale a opção que melhor define este conceito:
Nota: 20.0
	
	A
	A motivação pode ser definida como a predisposição do funcionário para exercer esforços que busquem o alcance de metas organizacionais
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 6, sobre Motivação
	
	B
	A motivação pode ser conceituada como o poder de persuasão do líder em relação aos subordinados
	
	C
	A motivação de um funcionário é diretamente proporcional ao valor de seu salário
	
	D
	A motivação pode ser conceituada como a aceitação do funcionário em seguir o líder.
Questão 3/5 - Fundamentos da Administração
A preocupação em manter os funcionários esclarecidos sobre o que acontece na empresa é justificável. Quanto mais abrangente for o conhecimento de um profissional sobre o local em que trabalha, mais fácil é motivá-lo e melhores são os resultados que ele entrega. Não é fácil encontrar indicadores para demonstrar o impacto das ações de comunicação interna nos negócios. Mas é simples imaginar o tamanho do estrago quando o empreendedor não consegue mais explicar a seu time o caminho que a empresa tem de seguir para alcançar a meta planejada. Os empregados precisam saber para onde estão indo e por quê. Adaptado de http://exame.abril.com.br/pme/para-que-todo-mundo-saiba/ para fins acadêmicos. Com base nesta situação, assinale a opção correta sobre a função de um dirigente:
Nota: 20.0
	
	A
	A função de um dirigente é exercer a coerção de forma que todos os subordinados tenham receio de suas atitudes
	
	B
	A principal função de um dirigente é tomar decisões sobre empresa, sem comunicar estas decisões aos colaboradores
	
	C
	A função principal desses dirigentes é o de orientar os colaboradores e conduzi-los ao alcance dos objetivos organizacionais
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 5, Função do dirigente
	
	D
	A função de um dirigente é ser somente o proprietário da empresa.
Questão 4/5 - Fundamentos da Administração
O Facebook nasceu com um propósito: Tornar o mundo mais aberto e conectado. É por isso que os amigos de Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, saíram da faculdade, para ajudá-lo a realizar este propósito. Queriam fazer online o que era feito de forma menos dinâmica no mundo offline. Ainda hoje, com algo em torno de 4000 empregados, o Facebook está sempre fervilhando de paixão, animação e determinação. Isto não é porque Zuckerberg é carismático. Ele pode ser brilhante em muitos aspectos, mas não é socialmente impressionante. A confiança de Zuckerberg frequentemente é interpretada como arrogância. Sua tendência de não prestar atenção em conversas que não lhe interessam é bem conhecida. A grande lição que Zuckerberg deixa é que definir um propósito claro para a empresa é tão ou mais importante do que ter um líder inspirador. Nem todos conseguem ser um líder carismático. É mais seguro trabalhar para que os funcionários se apaixonem pelo propósito, deixando claro qual é o objetivo final da empresa, do que ter de contar sempre com uma única pessoa que os inspire. Como Zuckerberg diz: ‘As pessoas podem ser inteligentes e hábeis, mas, se não acreditam de verdade no propósito da empresa, então não trabalharão duro’. Adaptado de http://exame.abril.com.br/revista-exame/as-licoes-de-zuckerberg/ para fins acadêmicos. Com base nesta descrição de perfil de líder de Zuckerberg, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Zuckerberg é um líder diretivo pois especifica passo a passo as tarefas
	
	B
	Zuckerberg é um líder compreensivo pois é amigável e preocupado com as necessidades dos funcionários
	
	C
	Zuckerberg é um líder participativo pois é democrático, consulta os funcionários, descentralizando a tomada de decisão
	
	D
	Zuckerberg é um líder realizador pois desafia os subordinados com objetivos ambiciosos
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 6, sobre Líder
Questão 5/5 - Fundamentos da Administração
Um professor universitário alemão desejou desde menino ser um acadêmico. Dedicou sua vida a este objetivo. Abriu mão de festas, namoro, amizades, para estudar até alcançar seu doutoramento e poder lecionar em uma tradicional Universidade alemã. Já professor ainda não havia alcançado seu objetivo máximo: ser professor catedrático, ou seja, alcançar o posto mais alto na docência daquela Universidade. Para alcançar tal objetivo os professores comuns levam décadas e chegam à cátedra em média com 50, 60 anos de idade. O professor em pauta conseguiu seu objetivo com 30 anos. Chegou à posição mais alta possível na academia. Indagado se estava feliz com seu feito extraordinário ele disse que não e que estava pensando no que fazer dali para frente. Segundo ele, talvez começasse a plantar flores. Com base nessa situação, assinale a opção correta acerca de como a Pirâmide de Maslow se apresenta na prática:
Nota: 20.0
	
	A
	Conforme Maslow como o professor não tem um chefe, ele não tem ninguém para motivá-lo a continuar sua carreira docente.
	
	B
	Conforme Maslow é necessário que a empresa use de práticas motivacionais para que as pessoas continuem comprometidas com seu trabalho.
	
	C
	Conforme Maslow os indivíduos se esforçam por causa de algum desconforto criado por uma necessidade, no caso a de auto realização. Quando a necessidade está satisfeita não há mais motivação.
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 6, em Pirâmide de Maslow
	
	D
	Conforme Maslow o professor precisa atender sua necessidade de segurança, por isso vai plantar flores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes