Buscar

Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação EXERCICIO DE FIXAÇÃO I II e III

Prévia do material em texto

Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Painel
Minhas disciplinas
Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Exercício de Fixação 1
Exercício de Fixação 1 (E1)
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quarta, 29 Ago 2018, 11:43
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 29 Ago 2018, 12:17
	Tempo empregado
	34 minutos 42 segundos
	Nota
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Segundo os filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels, “A existência de ideias revolucionárias em determinada época já supõe a existência de uma classe revolucionária. Com efeito, cada nova classe que toma o lugar daquela que dominava antes dela é obrigada, mesmo que seja apenas para atingir seus fins, a representar o seu interesse como sendo o interesse comum de todos os membros da sociedade, ou, para exprimir as coisas no plano das ideias: essa classe é a forma de representá-la como sendo os únicos razoáveis, os únicos universalmente válidos”. A partir dessa afirmação, o que se pode entender, sob a visão desses dois pensadores a respeito das ideias revolucionárias? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado.
Escolha uma:
a. Ideias revolucionárias não passam de ideias que são desenvolvidas no seio de um sistema, visando a sua manutenção.
b. Ideias revolucionárias são ideias que vão ao encontro dos interesses do que a comunidade deseja, não importando se são ideias da maioria ou da minoria.
c. Ideias revolucionárias buscam o aprimoramento do sistema dominante; mas não visam a destruição do sistema dominante.
d. As ideias revolucionárias buscam uma nova forma de pensamento passando a dominar as mentes humanas. Lentamente, separava-se a fé e a razão, o que significava que a ciência era vista como o caminho para se explicar os fenômenos da natureza e a organização da sociedade.
e. Ideias revolucionárias são ideias que vão de encontro com as ideias dominantes, visando à libertação de um processo alienante que domina.
Conteúdo:
Uma paidós chamada karl marx e engels. As demais estão incorretas porque afirmar que as ideias revolucionárias vão ao encontro significa afirmar que elas vêm se somar às ideias existentes;
quando, isso não é verdade. Também afirmar que ideias revolucionárias visam a manutenção do sistema, ou o seu aprimoramento, contraria um conceito que, por si só, afirma que revolucionar é destruir o modelo existente. Videoaula 1.
Feedback
A resposta correta é: Ideias revolucionárias são ideias que vão de encontro com as ideias dominantes, visando à libertação de um processo alienante que domina..
Questão 2
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Os conhecimentos constituem um conjunto de dados e informações que, de foram bem elaborados e com certa objetividade, procuram atender e responder a algumas necessidades que as sociedades desenvolvem. Entretanto, todos os conhecimentos podem ser entendidos como constituidores de uma ciência humana. Pergunta-se: o que se entende por ciências humanas? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado.
Escolha uma:
a. Ciências humanas, de forma geral, podem ser conceituadas como sendo as ciências que tratam dos aspectos do ser humano como indivíduo e como ser social, tais como a filosofia, sociologia, ciência, política, antropologia, história, linguística, pedagogia, administração, economia, contabilidade, direito, geografia, psicologia, arqueologia, entre outras.
Conteúdo:
Antropologia e seus fundamentos. As demais estão incorretas porque afirmam que as ciências humanas estudam apenas o mundo abstrato (quando também discutem questões do mundo concreto), e que discutem apenas os seres humanos (quando também discutem os demais seres e a natureza). Videoaula 1.
b. Ciências humanas procuram desenvolver conhecimentos práticos, como os conhecimentos arqueológicos e geográficos, distanciando dos conhecimentos filosóficos e psicológicos.
c. Ciências humanas são as ciências que discutem apenas as questões referentes aos seres humanos, não tendo nenhuma preocupação com outras questões, como a natureza, por exemplo.
d. Ciências humanas é um ramo da ciência, distinto das comunidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos.
e. Ciências humanas são as ciências que discutem as questões puramente voltadas para o mundo abstrato, sem ligação com o pensamento prático.
Feedback
A resposta correta é: Ciências humanas, de forma geral, podem ser conceituadas como sendo as ciências que tratam dos aspectos do ser humano como indivíduo e como ser social, tais como a filosofia, sociologia, ciência, política, antropologia, história, linguística, pedagogia, administração, economia, contabilidade, direito, geografia, psicologia, arqueologia, entre outras..
Questão 3
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
A antropologia se desenvolve como ciência do homem, em relação com a cultura que o cerca, somente na segunda metade do século XIX, quando estudiosos como Emile Durkheim, Marcel Mauss e Gabriel Tarde, todos franceses, criaram ou assumiram cátedras de antropologia nas principais universidades do país. A Antropologia se autonomiza como ciência, juntamente com outras ciências sociais. A tarefa da antropologia como ciência social autônoma é seguir procurando pistas que expliquem os elos perdidos entre as sociedades. Analise as alternativas que seguem e marque aquela que apresenta a definição correta de antropologia:
Escolha uma:
a. Pode ser definida como a ciência que busca estudar, investigar os seres humanos de um ponto de vista da totalidade das suas expressões de vida.
Conteúdo:
Educação e Antropologia. A antropologia se desenvolve como ciência do homem, em relação com a cultura que o cerca, somente na segunda metade do século XIX, quando estudiosos como Emile Durkheim, Marcel Mauss e Gabriel Tarde, todos franceses, criaram ou assumiram cátedras de antropologia nas principais universidades do país. A tarefa da antropologia como ciência social autônoma é seguir procurando pistas que expliquem os elos perdidos entre as sociedades. Pode ser definida como a ciência que busca estudar, investigar os seres humanos de um ponto de vista da totalidade das suas expressões de vida. Página 21.
b. Trata do conjunto de indivíduos que vivem como sócios em determinado espaço, compartilhando crenças, gostos, hábitos, interesses, necessidades, sendo analisado pelo viés da cultura que os humanos estabelecem em seu modo peculiar de convivência coletiva.
c. Pode ser definida como a ciência que tem amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância.
d. Ciência apropriada para o exame da vida dos indivíduos humanos que se organizam e convivem em grupo em determinada organização estável e permanente.
e. É a ciência criada como forma de interpretar a força do ser humano diante da natureza, por meio das produções materiais e simbólicas possíveis, pela via do conhecimento, da informação.
Feedback
A resposta correta é: Pode ser definida como a ciência que busca estudar, investigar os seres humanos de um ponto de vista da totalidade das suas expressões de vida..
Questão 4
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
As políticas educacionais na Europa, durante o período da Revolução Industrial, ampliaram o acesso à educação e reduziram sensivelmente o analfabetismo. No entanto, Marx e Engels, e tantos de seus partidários, não se deixavam confundir. Sabiam claramente que o resultado de tão “benéfica” associação entre Estado e Capital era a constituição dos famosos exércitos industriais de reserva. Mesmo após a morte de Karl Marx, em 1883, outros partidários desses ideais de acesso à educação apareceram no cenário internacional. Foi o caso do célebre e brilhantecatedrático francês. O cerne de seu pensamento é o fato social, a regra sociológica, a relação entre o indivíduo e a sociedade. Para ele, a educação é um fato social criado pelo indivíduo, mas manifestado como exterioridade em instituições sociais de coerção e disciplinamento, como a família, a escola, a fábrica, a igreja e o Estado. Os fundamentos acima apresentados são ideias de qual autor:
Escolha uma:
a. Emilia Ferreiro.
b. Émile Durkheim.
Conteúdo:
O grand petit ami da sociologia francesa. Um jovem catedrático francês chamado Émile Durkheim que, aos 25 anos, iniciou uma carreira que seria marcada pelo brilhantismo e o reconhecimento internacional. O cerne de seu pensamento é o fato social, a regra sociológica, a relação entre o indivíduo e a sociedade. Para ele, a educação é um fato social criado pelo indivíduo, mas manifestado como exterioridade em instituições sociais de coerção e disciplinamento, como a família, a escola, a fábrica, a igreja e o Estado. Página 15 e 16.
c. Friedrich Engels.
d. Karl Friedrich Marx.
e. Augusto Comte.
Feedback
A resposta correta é: Émile Durkheim..
Questão 5
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Como se deve chamar quem estuda a educação? Educador ou pedagogo? Educadores todos somos. No entanto, o pensamento pedagógico vincula-se à existência de alguém que assumiu um compromisso de se dedicar ao longo de um tempo variável a pensar as intrincadas situações de ensino e aprendizagem em contextos determinados, sendo assim, muitos se tornaram educadores por paixão ou por necessidade. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, identificando o pensamento pedagógico apresentado pelos seguintes clássicos. 
I-Karl Friedrich Marx. 
II-ÉMILE DURKHEIM. 
III-Maximilian Karl Emil Weber. 
IV-Friedrich Fröebel. 
V-Jean-Jacques Rousseau. 
( )Este estudioso clássico é visto como um pensador que domina tanto a sociologia quanto a pedagogia. Por vários anos, na França, foi professor, pesquisador e autor em ambas as disciplinas. Dessa forma, pode ser considerado um dos primeiros sociólogos da educação. 
( )Este pensador clássico não pode ser visto como um sociólogo ou um pedagogo no sentido institucional do termo: ele era doutor em filosofia e não privilegiou a pesquisa sobre a sociedade e a educação ou a pedagogia. A sua formação era realmente o que chamamos hoje de transdisciplinar. 
( )Pode-se dizer que este estudioso clássico se tornou, na maturidade, sociólogo de fato. Mas não possuiu propriamente um pensamento pedagógico. 
( )É discípulo de Pestalozzi, sendo considerado o primeiro pedagogo europeu contemporâneo, também é exemplo de pessoa que desenvolveu a educação como uma arte, mais do que como uma ciência. 
( )O romântico filósofo iluminista, autor de Emílio, ou da Educação (1762), é o melhor exemplo de educador por paixão.
Marque a alternativa cuja sequência esteja correta:
Escolha uma:
a. V, II, III, IV, I.
b. II, I, III, IV, V.
Conteúdo:
Educação ou Pedagogia? ÉMILE DURKHEIM - Este estudioso clássico é visto como um pensador que domina tanto a sociologia quanto a pedagogia. Por vários anos, na França, foi professor, pesquisador e autor em ambas as disciplinas. Dessa forma, pode ser considerado um dos primeiros sociólogos da educação. Karl Friedrich Marx - Este pensador clássico não pode ser visto como um sociólogo ou um pedagogo no sentido institucional do termo:
ele era doutor em filosofia e não privilegiou a pesquisa sobre a sociedade e a educação ou a pedagogia. A sua formação era realmente o que chamamos hoje de transdisciplinar. Maximilian Karl Emil Weber - Pode-se dizer que este estudioso clássico se tornou, na maturidade, sociólogo de fato. Mas não possuiu propriamente um pensamento pedagógico. Friedrich Fröebel - É discípulo de Pestalozzi, sendo considerado o primeiro pedagogo europeu contemporâneo, também é exemplo de pessoa que desenvolveu a educação como uma arte, mais do que como uma ciência. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), o romântico filósofo iluminista, autor de Emílio, ou da Educação (1762), é o melhor exemplo de educador por paixão, mas pode-se dizer que junto com outros filósofos é exemplo de pessoa que desenvolveu a educação como uma arte, mais do que como uma ciência. Página 9 a 11.
c. III, V, II, I, IV.
d. IV, III, II, V, I.
e. I, II, V, III, IV.
Feedback
A resposta correta é: II, I, III, IV, V..
Questão 6
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Claude Lèvi-Strauss, antropólogo e filósofo francês do século XX, muito contribuiu com as pesquisas, deixando uma série de importantes obras dentro do tema, e suas produções ainda são essenciais para a formação de pesquisadores e orientadores de metodologias para uma série de pesquisas nas diversas áreas das ciências sociais. Mas, a sua ideia principal, desenvolvida no curso da Disciplina, trata do desenvolvimento de um conceito para o ser humano, que se resume na seguinte afirmação:
Escolha uma:
a. O ser humano construiu todo o mundo social, e sem ele o mundo presente deixará completamente de existir.
b. O ser humano é um residente não privilegiado; uma espécie passageira que deixará para seus descendentes apenas alguns traços de suas práticas culturais.
Conteúdo:
O OLHAR ETNOGRÁFICO DE FRANZ BOAS E CLAUDE LÈVI-STRAUS. Afirmar que o mundo deixará de existir se o ser humano desaparecer, é um equívoco;
afirmar que o ser humano é inexpressivo e incoerente, não é uma ideia de Lèvi-Strauss;
e afirmar que não existiriam nem as estrelas do céu, é um exagero, não é mesmo? Videoaula 3.
c. O ser humano é um residente privilegiado, uma espécie efêmera que deixará para seus descendentes conhecimentos privados para a prática de suas ações culturais.
d. O ser humano é o ser mais importante do reino dos animais. Sem o ser humano, nada poderia existir; nem mesmo as estrelas dos céus.
e. O ser humano é um ser inexpressivo e incoerente com o mundo que construiu; mas, seus descendentes não viverão se não usufruírem dos conhecimentos produzidos por ele.
Feedback
A resposta correta é: O ser humano é um residente não privilegiado; uma espécie passageira que deixará para seus descendentes apenas alguns traços de suas práticas culturais..
Questão 7
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
A antropologia pode ser definida como a ciência que busca estudar e investigar os seres humanos de um ponto de vista da totalidade das suas expressões de vida, ou seja, sua tarefa como ciência social autônoma é seguir procurando pistas que expliquem os elos perdidos entre as sociedades. Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F nos conceitos abaixo: 
( )A antropologia, diz Laplantine (2007, pp. 64-65), é um projeto europeu da era moderna. Nasce, em seus rudimentos, com o antropocentrismo característico do último ciclo renascentista, no século XVI. Nesse período, a antropologia não existia como ciência social, nem ao menos era assim chamada. 
( )A antropologia se autonomiza como ciência juntamente com outras ciências sociais. O exemplo mais notório é o da própria sociologia. 
( )Segundo filósofo Foucault (2000, pp. 470-473), a antropologia foi a filosofia social mais pretensiosa na corrida europeia pelo desvendamento dos superpoderes dos homens. E, ironicamente, a antropologia foi a experiência de elucidação do que somos que mais fracassou em seus intentos. 
( )O modo inicial utilizado pela antropologia para estudar a humanidade em seu contato com a totalidade do seu ser cultural foi localizar o ser primitivo, ou seja, estudar as ditas sociedades primitivas como elo vivo do nosso passado cultural com as sociedades civilizadas.
Assinale a alternativa cuja sequência esteja correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, V.
Conteúdo:
Educação e Antropologia:
novos olhares. Segundo o autor Laplantine (2007, pp. 64-65), antropologia é um projeto europeu da era moderna. Nasce, em seus rudimentos, com o antropocentrismo característico do último ciclo renascentista, no séculoXVI. Nesse período, a antropologia não existia como ciência social, nem ao menos era assim chamada. Ela, a antropologia, autonomiza-se como ciência juntamente com outras ciências sociais. O exemplo mais notório é o da própria sociologia. Para o filósofo Foucault (2000, pp. 470-473), a antropologia foi a filosofia social mais pretensiosa na corrida europeia pelo desvendamento dos superpoderes dos homens. E, ironicamente, a antropologia foi a experiência de elucidação do que somos que mais fracassou em seus intentos. O modo inicial utilizado pela antropologia para estudar a humanidade em seu contato com a totalidade do seu ser cultural foi localizar o ser primitivo, ou seja, estudar as ditas sociedades primitivas como elo vivo do nosso passado cultural com as sociedades civilizadas. Páginas 21 a 24.
b. V, V, F, F.
c. F, F, V, F.
d. F, V, F, V.
e. V, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 8
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
A partir da segunda metade do século XVIII, a pobreza e o caos social predominaram na Europa, gerando um grande inconveniente às monarquias constitucionais. O clamor das novas populações urbanas, que frequentemente recorriam às ruas para reivindicar seus direitos, combinava realmente com as promessas da sociedade industrial que se desenvolvia rapidamente em países como a Inglaterra, por exemplo. O ilustre filósofo ________________________ e economista escocês ao escrever a ________________________ (1759), foi reconhecido como um dos primeiros autores a tentar resolver o problema da pobreza. Complete as lacunas de acordo com uma das alternativas apresentadas abaixo:
Escolha uma:
a. Bronislaw Malinowski / Argonautas do Pacífico Ocidental.
b. Adam Smith / Teoria dos Sentimentos Morais.
Conteúdo:
A educação moral dos pobres. A partir da segunda metade do século XVIII, a pobreza e o caos social predominaram na Europa, gerando um grande inconveniente às monarquias constitucionais. O clamor das novas populações urbanas, que frequentemente recorriam às ruas para reivindicar seus direitos, combinava realmente com as promessas da sociedade industrial que se desenvolvia rapidamente em países como a Inglaterra, por exemplo. O ilustre filósofo e economista escocês Adam Smith ao escrever a Teoria dos Sentimentos Morais (1759), foi reconhecido como um dos primeiros autores a tentar resolver o problema da pobreza. Página 46.
c. Paulo Freire / Pedagogia dos Oprimidos.
d. Karl Marx / Formas Elementares da Vida Religiosa.
e. São Tomas Aquino/Sobre o Mal.
Feedback
A resposta correta é: Adam Smith / Teoria dos Sentimentos Morais..
Questão 9
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
A máquina panóptica de Jeremy Bentham nunca foi completamente implantada na Europa. Ainda assim, a filosofia utilitarista que a sustentou foi parte de um movimento maior de reorganização do espaço social e estatal. Os reflexos da filosofia utilitarista do final do século XVIII podem ser percebidos até os dias atuais. A respeito desse assunto, avalie as seguintes afirmações quanto à sua veracidade: 
I-Nos tempos atuais a filosofia utilitarista de Bentham não está mais evidente. 
II-Hospitais e escolas são as instituições que ainda mantém a administração de seus espaços seguindo a estrita regra utilitária de Bentham. 
III-Nos tempos atuais, equilibrar racionalmente as medidas entre a dor e o prazer continua sendo a principal atitude panóptica de instituições políticas e sociais, como o Estado ou a escola. 
IV-O disciplinamento (horários, uniformes) e a atomização dos corpos (leitos e carteiras) são parte de uma estratégia estatal que procura legitimar o controle rígido dos movimentos (sanção). 
V-As salas climatizadas, as tecnologias de ensino, os dispositivos informáticos e as cadeiras macias são reflexos da balança panóptica que pretende tornar tolerável a disciplina e o controle. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, III e V.
b. I, II, III, IV e V.
c. I, II e V.
d. II, III, IV e V.
Conteúdo:
A máquina panóptica. As alternativas II, III, IV e V estão corretas. Como se pode verificar nas páginas indicadas, hospitais e escolas, por exemplo, são as instituições que ainda mantêm a administração de seus espaços seguindo a estrita regra utilitária de Bentham. Nos tempos atuais, equilibrar racionalmente as medidas entre a dor e o prazer continua sendo a principal atitude panóptica de instituições políticas e sociais, como o Estado ou a escola. O disciplinamento (horários, uniformes) e a atomização dos corpos (leitos e carteiras) são parte de uma estratégia estatal que procura legitimar o controle rígido dos movimentos (sanção). As salas climatizadas, as tecnologias de ensino, os dispositivos informáticos e as cadeiras macias são reflexos da balança panóptica que pretende tornar tolerável a disciplina e o controle. Página 51 e 52.
e. I, III, V.
Feedback
A resposta correta é: II, III, IV e V..
Questão 10
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Assim que acabou a guerra, a verdade sobre o que ocorreu nos campos de Auschwitz chegou ao conhecimento da opinião pública mundial. Auschwitz tornou-se, rapidamente, o principal símbolo das nossas capacidades de destruição em massa e, tal experiência, não poderia se repetir. Para tanto, as novas gerações de seres humanos deveriam ser educadas de modo a evitar tão drástica experiência.
As primeiras perguntas filosóficas surgidas dos escombros do pós-guerra foram: O que deveria ser feito daquele momento em diante com a Educação? O que ensinar e como ensinar? E de modo mais específico: Como lidar pedagogicamente com a memória de Auschwitz e a herança do genocídio? As respostas para tais questões foram rapidamente buscadas, sobretudo, pelas sociedades mais atingidas pela guerra. E logo se entendeu que a paz guarda a memória da guerra, e que a educação para as próximas gerações deveria partir dessa memória. Com essa motivação, Theodor Adorno começou seu artigo intitulado “A Educação após Auschwitz” referindo-se ao imperativo de que a humanidade devesse fazer de tudo para que Auschwitz não se repetisse (ADORNO, 1995, p. 119).
As gerações de adultos, pensava Adorno, já nada mais podiam fazer para evitar o horror. A lembrança deveria ser o ponto chave dos processos de ensino-aprendizagem, uma vez que as novas gerações precisavam, na percepção do filósofo Alemão, serem educadas para o não esquecimento.
Na perspectiva do texto acima, analise a relação entre as seguintes asserções:
A recomendação de Adorno reforçava a ideia de que o trabalho de educação das novas gerações deveria se concentrar na educação infantil.
PORQUE
Na educação infantil residiria a única possibilidade de criar novos seres totalmente preparados para evitar a experiência da guerra.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
b. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Conteúdo:
A educação após Auschwitz. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Como se pode observar nas páginas indicadas, essa recomendação de Adorno reforçava a ideia de que o trabalho de educação das novas gerações deveria se concentrar na educação infantil, pois ali residiria a única possibilidade de criar novos seres preparados para evitar a experiência da guerra. As gerações de adultos, assim pensava Adorno, já nada mais podiam fazer para evitar o horror. A lembrança deveria ser o ponto chave dos processos de ensino-aprendizagem, uma vez que as novas gerações precisavam, na percepção do filósofo Alemão, serem educadas para o não esquecimento. Página 54 e 55.
d. As duas asserções são falsas, apesar da primeira ser a justificativa da segunda.
e.A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira..
Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Painel
Minhas disciplinas
Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Exercício de Fixação 2
Exercício de Fixação 2 (E2)
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quarta, 29 Ago 2018, 15:05
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 29 Ago 2018, 16:02
	Tempo empregado
	57 minutos 18 segundos
	Nota
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Uma sociedade para ser considerada pós-industrial precisa estar revestida de algumas características: fazer parte de uma comunidade internacional que tenha uma comunicação evoluída; ter uma economia baseada na produção de informação; de serviços; de símbolos e de estética. Sobre essas características, analise as seguintes assertivas: 
I-Uma economia baseada na produção de serviços de uma sociedade pós-industrial está focada apenas no produto, e não nas relações a que se envolvem. 
II-Uma comunicação evoluída é rápida e é de acesso a todos os membros da sociedade. 
III-A produção de informação numa sociedade pós-industrial valoriza as informações em curto espaço de tempo e com qualidade, além do baixo custo produtivo. 
IV-A produção estética valoriza a aparência, relacionada ao belo e ao conforto.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III e IV.
b. I, II, III e IV.
c. I, II e III.
d. II, III e IV.
Conteúdo:
A sociedade pós-industrial. Fazer parte de uma comunidade internacional que tenha uma comunicação evoluída significa ter uma comunicação rápida de acesso a todos os membros da sociedade. Ter uma economia baseada na produção de informação quer dizer que o que tem valor são as informações em curto espaço de tempo e com qualidade, além do baixo custo produtivo. Uma economia baseada na produção de serviço não está focada apenas no produto, mas em todas as relações a que se envolvem (por isso a assertiva I está incorreta). Uma economia baseada na produção da estética valoriza uma aparência, relacionada ao belo e ao conforto. Videoaula 6.
e. I, II e IV.
Feedback
A resposta correta é: II, III e IV..
Questão 2
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
A pós-modernidade, ou o pós-moderno, é uma percepção acadêmica que trata do fim de uma dupla era, ou seja, o fim do moderno-contemporâneo, que apresenta como características principais: a defesa da razão sobre o divino e as emoções; a centralidade do homem como a menor medida para todas as coisas; o poder do Estado e do Mercado como as principais forças de regulação da vida social. Diante do exposto, assinale as alternativas, abaixo, como verdadeiras com V e falsas com F, considerando a era pós- moderna: 
( )A era pós-moderna é aquela que superou as duas últimas eras. É chamada pós-moderna porque seus ideólogos (como Lyotard, por exemplo) entenderam que a era moderna e a contemporânea são um mesmo momento, ou seja, compartilham as mesmas características. 
( )Historicamente, a era pós-moderna tem seu surgimento a partir de eventos significativos: o fim da Segunda Grande Guerra Mundial (1945), o subsequente estabelecimento da Guerra Fria e o esfacelamento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (1989). 
( )O autor Lyotard diz que o pós-moderno é mais uma condição do que uma era, o que significa dizer que as características da pós-modernidade podem ser encontradas nas outras eras ou épocas da história da humanidade. 
( )Neste aspecto, os autores Bell, Lyotard, Morin, Foucault e muitos outros grandes pensadores consideraram que o mais importante é percebermos que o pós-moderno, em grande parte, é uma incógnita, porque “pós” significa apenas “o que vem após”.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, F.
b. F, V, F, F.
c. V, V, V, V.
Conteúdo:
Do moderno ao pós-contemporâneo. A era pós-moderna é aquela que superou as duas últimas eras. É chamada pós-moderna porque seus ideólogos (como Lyotard, por exemplo) entenderam que a era moderna e a contemporânea são um mesmo momento, ou seja, compartilham as mesmas características. Historicamente, a era pós-moderna tem seu surgimento a partir de eventos significativos:
o fim da Segunda Grande Guerra Mundial (1945), o subsequente estabelecimento da Guerra Fria e o esfacelamento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (1989). O autor Lyotard diz que o pós-moderno é mais uma condição do que uma era, o que significa dizer que as características da pós-modernidade podem ser encontradas nas outras eras ou épocas da história da humanidade. Neste aspecto, os autores Bell, Lyotard, Morin, Foucault e muitos outros grandes pensadores consideraram que o mais importante é percebermos que o pós-moderno, em grande parte, é uma incógnita, porque “pós” significa apenas “o que vem após”. Páginas 80 e 83.
d. V, V, F, V.
e. V, V, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 3
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Bell, Lyotard, Morin, Foucault e muitos outros grandes pensadores consideraram que vivemos em uma era pós-contemporânea, pós-política, pós-industrial, pós-ideológica. O mais importante é percebermos que o pós-moderno, em grande parte, é uma incógnita, porque “pós” significa apenas “o que vem após”. Portanto, nada está instalado no momento pós-moderno, tudo está por instalar. Provavelmente, em um futuro não muito distante, os historiadores conseguirão batizar a era pós-moderna de modo mais adequado.
VIEIRA, Alexandre. Fundamentos socioantropológicos da educação. Editora Fael: Curitiba, 2013.
Analisando o trecho, acima pode-se perceber que ainda não há uma definição clara quanto a denominação da era em que vivemos, contudo o que se tem de evidente é que:
Escolha uma:
a. Vivemos em uma era anarquista, em que são comuns guerras e disputas por território.
b. Vivemos em uma era em que o capital se sobrepõe ao ser, característica do sistema socialista.
c. Vivemos na era do fetichismo, uma época o homem se encontra coisificado e a coisa humanizada, em que o capital se sobrepõe ao ser.
Conteúdo:
O saber pós-moderno. Vivemos na era do fetichismo, uma época o homem se encontra coisificado e a coisa humanizada, em que o capital se sobrepõe ao ser. A questão da denominação da era que vivenciamos atualmente é uma incógnita, porém o que se pode perceber é que vivemos em uma era em que o capitalismo, o capital, se sobrepõe ao ser, ou seja, as riquezas estão no centro do pensamento e das ações humanas. Tudo gira em torno desse modelo. Vivencia-se a era do fetichismo, em que o homem se encontra coisificado e a coisa humanizada. Videoaula 6.
d. Vivemos na era do racionalismo cartesiano e matemático.
e. Vivemos em uma era em que as pessoas só pensam em si e em sua vida econômica.
Feedback
A resposta correta é: Vivemos na era do fetichismo, uma época o homem se encontra coisificado e a coisa humanizada, em que o capital se sobrepõe ao ser..
Questão 4
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Observe a reflexão apresentada pelos autores ADORNO e HORKHEIMER (1985), referente a cultura de massas, completando as lacunas com as palavras corretas. “O termo _________ ________foi cunhado por Adorno para substituir o conceito “cultura de massas”, considerado por ele demasiado genérico e ___________. A cultura de massas esconderia os _____________ da sociedade industrial, além de delegar às massas um papel de protagonismo que não lhes era verdadeiro.” A sequência correta das palavras é:
Escolha uma:
a. indústria feudal, lucrativo e estudantes.
b. indústria mercantilista, produtivo e realidade.
c. indústria moderna, radical e artistas.
d. indústria cultural, impreciso e antagonismo.
Conteúdo:
Indústria cultural.“O termo indústria cultural foi cunhado por Adorno para substituir o conceito “cultura de massas”, considerado por ele demasiado genérico e impreciso. A cultura de massas esconderia os antagonismos da sociedade industrial, além de delegar às massas um papel de protagonismo que não lhes era verdadeiro. Página 56.
e. indústria econômica, com fins lucrativos e problemas.
Feedback
A resposta correta é: indústria cultural, impreciso e antagonismo..
Questão 5
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
A criação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no ano 1945, constituiu mais uma tentativa de resolução pacífica das ameaças do pós-guerra via programas de aproximação entre os povos do mundo. Seu principal objetivo foi o de fortalecer os programas de educação, ciência e cultura dos países consignatários. Isso era uma necessidade em um mundo plural e multicentrado, cujos pressupostos de legitimação por meio da autoridade partilhada tornaram-se o pressuposto essencial da paz que se buscava.
A seguir, um trecho da Constituição da UNESCO, no qual se pode perceber a afirmação dos princípios da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”:
Os Governos dos Estados Partes desta Constituição, em nome de seus povos, declaram:
Que uma vez que as guerras se iniciam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que devem ser construídas as defesas da paz;
Que, através da história da raça humana, foi a ignorância sobre as práticas e sobre as vidas uns dos outros uma causa comum da suspeita e da desconfiança entre os povos do mundo, por meio das quais suas diferenças, com enorme frequência, resultaram em guerras;
Que a grande e terrível guerra que acaba de chegar ao fim foi uma guerra tornada possível pela negação dos princípios democráticos da dignidade, da igualdade e do respeito mútuo dos homens, e através da propagação, em seu lugar, por meio da ignorância e do preconceito, da doutrina da desigualdade entre homens e raças (...);
(...). Que a ampla difusão da cultura, e da educação da humanidade para a justiça, para a liberdade e para a paz são indispensáveis para a dignidade do homem, constituindo um dever sagrado, que todas as nações devem observar, em espírito de assistência e preocupação mútuas. (CONSTITUICAO DA UNESCO, 1945, p.2).
Acerca do discurso da UNESCO, avalie as seguintes assertivas quanto à sua veracidade: 
I-Para a UNESCO, a guerra está na mente dos homens e, consequentemente, engendrada nas nações e nos povos. 
II-A UNESCO compreende que a educação e o ensino devem estar formatados de acordo com preceitos “fechados” de liberdade, dignidade e democracia, dentro de uma abordagem puramente economicista. 
III-De acordo com a UNESCO, é a ignorância que mantém os homens em estado de desconfiança e suspeita. Os povos desconfiam e suspeitam uns dos outros; as nações, da mesma forma. 
IV-A ênfase da UNESCO, insensível às peculiaridades da cultura, é muito diferente da perspectiva universalista da ONU. 
V-No discurso de fundação da UNESCO, pode-se perceber a preocupação de que a cultura e a educação da humanidade para a justiça e a liberdade se transformem em condicionantes para a dignidade do Homem.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, III e V.
b. I, II, III e IV.
c. I, III e V.
Conteúdo:
UNESCO. A guerra está na mente dos homens e, consequentemente, engendrada nas nações e nos povos. A guerra não existiria se, ainda que fosse pensada no âmbito da mente dos homens, fosse encerrada nessa mesma mente. De acordo com a UNESCO, é a ignorância que mantém os homens em estado de desconfiança e suspeita. Os povos desconfiam e suspeitam uns dos outros;
as nações, da mesma forma. Uma interpretação possível é ver a ignorância como uma informação cultural da humanidade, que independe da riqueza ou da pobreza, ou seja, a ignorância é uma condição humana. Nascemos ignorantes e buscamos saber, conhecer. A ignorância não é a condição de uma raça inferior a outra;
a ignorância é a base da existência. E por ser a base, representa a possibilidade da violência latente. A ênfase da UNESCO, sensível às peculiaridades da cultura, é muito diferente da perspectiva universalista da ONU, que compreende, por exemplo, que a educação e o ensino devem estar formatados de acordo com preceitos “fechados” de liberdade, dignidade e democracia, dentro de uma abordagem puramente economicista. Isso nos sugere que, onde quer que o ser humano esteja, estará a cultura, a nação e o povo, bem como a possibilidade da guerra e a escolha pela manutenção da paz. Podemos também perceber, no discurso de fundação da UNESCO, a preocupação de que a cultura e a educação da humanidade para a justiça e a liberdade se transformem em condicionantes para a dignidade do homem. Páginas 64 a 68.
d. II, IV e V.
e. I, II, III, IV e V.
Feedback
A resposta correta é: I, III e V..
Questão 6
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Paulo Freire assume uma espécie de posição socrática ao defender que, para ultrapassar o medo da liberdade, seria preciso ter um parto doloroso. Tal parto daria nascimento a um ser humano livre, pois se manteria em estreita conexão com o amor, não o amor patológico, mas o amor dialógico. Tal amor significa que o dialogar é um pensar verdadeiro, um pensar crítico. Dialogar seria então:
Escolha uma:
a. Uma forma de ação engajada e consciente em que o adulto (professor) expõe sua visão de mundo e passa a educar os sujeitos de acordo com essa visão, propondo a eles um contato de distanciamento entre o saber e o fazer (FREIRE, 1987, pp. 80-82).
b. Uma forma de práxis (ação engajada e consciente) em que o sujeito exporia a sua visão de mundo e passaria a educar e a ser educado pelo contato sincero com o outro (FREIRE, 1987, pp. 80-82).
Conteúdo:
Educação crítica como contracultura. Dialogar seria, dentro desse contexto, colocado por Paulo Freire como uma forma de práxis (ação engajada e consciente) em que o sujeito exporia a sua visão de mundo e passaria a educar e a ser educado pelo contato sincero com o outro (FREIRE, 1987, pp. 80-82). Página 76.
c. Uma forma de alienação, em que o sujeito seria submetido a uma visão de mundo totalmente alienante, passaria a ser educado através da instabilidade de relações com o outro (FREIRE, 1987, pp. 80-82).
d. Uma forma de obrigação (ação sem nem um engajamento) em que o sujeito incutiria a sua visão de mundo e passaria a educar, sem ser educado, pelo mínimo contato com o outro (FREIRE, 1987, pp. 80-82).
e. Uma forma de irreverência ao opressor, em que o sujeito se exporia a uma visão de mundo opressora, na qual passaria a educar e a ser educado pelo contato direto com o ser causador da opressão (FREIRE, 1987, pp. 80-82).
Feedback
A resposta correta é: Uma forma de práxis (ação engajada e consciente) em que o sujeito exporia a sua visão de mundo e passaria a educar e a ser educado pelo contato sincero com o outro (FREIRE, 1987, pp. 80-82)..
Questão 7
Incorreto
Recebeu 0,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
A Assembleia Geral proclama a presente “Declaração Universal dos Diretos Humanos” como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição. (Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948).
Tendo como base o trecho acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” diz que: os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
Conteúdo:
ONU.A Declaração incorporou o ideal que deveria ser seguido e mantido em mente o tempo todo. Tal ideal deveria ser transferido, sobretudo, pelo ensino e pela educação, e seria composto pelo respeito à dignidade, à liberdade e ao Estado de Direito. Páginas 63 e 64.
b. A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” não foi efetiva em seus intentos de oferecer um instrumento regulador, verdadeiramente internacionalista de proteção e segurança para as Nações da Terra.
c. A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” não possui uma perspectiva universalista, no entanto, é inclusora, preocupa- se com valores universais e anuncia o temor como atitude crucial para que seja cumprida.
d. O principal pressuposto da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” não está exposto no reconhecimento da importância de que os Estados consignatários e todas as nações do mundo compartilhem da mesma sabedoria.
e. A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” congregou o ideal que deveria ser seguido e mantido em mente continuamente. Tal ideal deveria ser transferido, sobretudo, pelo ensino e pela educação, e seria composto pelo respeito à dignidade, à liberdade e ao Estado de Direito.
Feedback
A resposta correta é: A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” congregou o ideal que deveria ser seguido e mantido em mente continuamente. Tal ideal deveria ser transferido, sobretudo, pelo ensino e pela educação, e seria composto pelo respeito à dignidade, à liberdade e ao Estado de Direito..
Questão 8
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a UNESCO, é a ignorância que mantém os homens em estado de desconfiança e suspeita. Os povos desconfiam e suspeitam uns dos outros; as nações, da mesma forma. Uma interpretação possível é ver a ignorância como uma informação cultural da humanidade, que independe da riqueza ou da pobreza, ou seja, a ignorância é uma condição humana. Nascemos ignorantes, por isso precisamos:
Escolha uma:
a. Preservar esse estado de ignorância.
b. Buscar saber, conhecer para mantermos essa condição.
c. Mantermo-nos longe dessa condição.
d. Buscar saber, conhecer.
Conteúdo:
UNESCO. Apesar de nascermos ignorantes, precisamos mudar essa condição por meio da busca pelo saber e pelo conhecer, somente dessa forma poderemos mudar esse estado de ignorância. Página 66.
e. Buscar mais formas de mantê-la viva em nossa cultura.
Feedback
A resposta correta é: Buscar saber, conhecer..
Questão 9
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Para que se implantassem ações no âmbito da ajuda humanitária, das cruzadas diplomáticas, dos diálogos interculturais, religiosos e conferências regionais, destaca-se a criação de duas instâncias internacionais. Estas ilustram muito bem os esforços empregados, ao fim da Segunda Guerra Mundial (1945), para aplacar o impacto da destruição e do medo desolador de que não fosse possível a recuperação das principais nações atingidas pela guerra. Quais foram essas duas instâncias?
Escolha uma:
a. ONU e a UNESCO.
Coteúdo:
A velha e a nova ordem mundial. A ONU e a UNESCO. Nesta época, era necessária uma paisagem política de paz e de segurança que tivesse contornos de positividade e ideais de superação das diferenças, em favor da paz duradoura. Página 60.
b. UNESCO e Banco Nacional.
c. URSS e a UNESCO.
d. UNESCO e as Nações Unidas.
e. Banco Nacional e a ONU.
Feedback
A resposta correta é: ONU e a UNESCO..
Questão 10
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Para Adorno, o termo indústria cultural vem para substituir o conceito “cultura de massas”, considerado por ele demasiado genérico e impreciso, sendo que a cultura de massas esconderia os antagonismos da sociedade industrial, além de delegar às massas um papel de protagonismo que não lhes era verdadeiro. O mapeamento das características da produção industrial sobre cultura e sobre as sociedades foi de crucial importância para Adorno e Horkheimer, uma vez que lhes permitiu monitorar o encontro entre a ação da moderna indústria cultural e a reação das sociedades influenciadas por tal indústria. Quais foram as características estudadas pelos autores Adorno e Horkheimer? 
I-A reprodução em série da arte e a manipulação política do Estado sobre as multidões. 
II-A mercantilização do produto cultural. 
III-A concentração da riqueza proveniente do lucro obtido com o consumo em massa. 
IV-A subjetivação do consumo passivo dos produtos culturais.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III e IV.
b. I e III.
c. I, II e III.
d. I, II, III e IV.
Conteúdo:
A educação após Auschwitz. I A reprodução em série da arte e a manipulação política do Estado sobre as multidões. II A mercantilização do produto cultural. III A concentração da riqueza proveniente do lucro obtido com o consumo em massa. IV A subjetivação do consumo passivo dos produtos culturais. A indústria cultural, para os autores, é uma máquina capitalista que massifica o bem cultural simbólico ou material para induzir ou se adequar ao gosto do consumo das massas. A transformação da arte, da expressão artística e da cultura em mercadoria é o que torna a indústria cultural uma manifestação distinta e mais aprimorada do próprio sistema capitalista. Páginas 55 e 56.
e. I e II.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Painel
Minhas disciplinas
Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Exercício de Fixação 3
Exercício de Fixação 3 (E3)
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quarta, 29 Ago 2018, 16:06
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 29 Ago 2018, 16:46
	Tempo empregado
	39 minutos 50 segundos
	Nota
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Tornou-se costume identificar as contínuas transformações nas sociedades através da escolha de eventos ou fatos agrupados por datas históricas, décadas, séculos que ajudam a humanidade a identificar períodos ou eras e, assim, tentar avaliar o passado com a expectativa de antecipar tendências positivas ou evitar problemas. Morin e Delors são exemplos dessa forma de existir e pensar o seu próprio tempo: escreveram seus relatórios sobre a educação do futuro no exato momento da transição de um milênio ao outro. O novo milênio começou com uma abundância de eventualidades inimaginadas pelos dois pensadores franceses. O mais significativo desses eventos ocorreu em 11 de setembro de 2001:
Escolha uma:
a. Guerra da Líbia.
b. Terceira Guerra Paranaense.
c. Massacres da Faixa de Gaza.
d. Invasão dos Estados Unidos da América sobre o Afeganistão.
e. Ataque e derrubada das torres gêmeas World Trade Center, em Nova Iorque.
Conteúdo:
Direitos e o mundo dos fatos. O novo milênio começou com uma abundância de eventualidades inimaginadas pelos dois pensadores franceses. O mais significativo desses eventos ocorreu em 11 de setembro de 2001, data em que o planeta assistiu, em tempo real, a uma investida do grupo islâmico AL Qaeda contra os norte-americanos que resultou, entre outros acontecimentos, no ataque e na derrubada as torres gêmeas World Trade Center, em Nova Iorque. Três mil pessoas morreram, e o centro nervoso da democracia mundial fraquejou. Página 130.
Feedback
A resposta correta é: Ataque e derrubada das torres gêmeas World Trade Center, em Nova Iorque..
Questão 2
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Desde os primórdios da colonização (1500-1822), o Estado Brasileiro assumiu uma tarefa que era educar indígenas no Brasil, quando ainda era um apêndice da coroa portuguesa. Além dos índios serem caçados, explorados, escravizados, servilizados e dizimados por tropas militares portuguesas, por colonizadores e por bandeirantes, ainda eram, muitas vezes, protegidos por missionários cristãos vindos nos navios para suas missões religiosas, dentre as quais as maisfamosas foram as missões jesuíticas. Uma vez nas missões jesuíticas, os índios desaprendiam a sua cultura e voltavam-se para a cultura da “civilização”, que compreendia aprender sobre a catequização, o idioma português e os ofícios e artes europeias, como a marcenaria, a construção, o entalhe, a escultura, a agricultura e a música. As missões também se chamavam de reduções, pois acreditava-se que ali os “selvagens” seriam reduzidos a vontade da igreja. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas, quanto à Educação Indígena.
Esse tipo de educação era ainda mais radicalizada nas vilas, povoados e cidades onde o índio cativo era completamente descaracterizado da sua condição de índio ao servir aos colonizadores para as tarefas domésticas ou comerciais, mas sempre em uma posição de profunda desvalorização e subalternidade.
PORQUE
Em síntese, a educação indígena pensada pelo Serviço de Proteção aos Índios, ainda que preocupada e, em certo sentido, protetiva, esteve basicamente ligada à preocupação de transformar o índio brasileiro em um trabalhador nacional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Conteúdo:
A integração cívica do indígena no Brasil. Esse tipo de educação era ainda mais radicalizada nas vilas, povoados e cidades onde o índio cativo era completamente descaracterizado da sua condição de índio ao servir aos colonizadores para as tarefas domésticas ou comerciais, mas sempre em uma posição de profunda desvalorização e subalternidade. PORQUE - Em síntese, a educação indígena pensada pelo Serviço de Proteção aos Índios, ainda que preocupada e, em certo sentido, protetiva, esteve basicamente ligada à preocupação de transformar o índio brasileiro em um trabalhador nacional. Página 155 e 156.
b. A primeira é uma proposição falsa e a segunda, verdadeira.
c. As duas são proposições verdadeiras e a segunda, completa a primeira.
d. A primeira é uma proposição verdadeira e a segunda, falsa.
e. As duas são proposições falsas e não correspondem ao conteúdo do enunciado.
Feedback
A resposta correta é: As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira..
Questão 3
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Até 1990 havia mais de 100 milhões de crianças sem acesso ao ensino primário; cerca de 960 milhões de adultos eram analfabetos; um terço dos adultos do planeta não tinha acesso a tecnologias da educação nem a materiais impressos; e o fracasso escolar era um fenômeno endêmico (UNESCO, 1990, p.2). O livro Educação, um tesouro a descobrir, de Delors, faz uma reflexão voltada para a superação desses problemas. A síntese propositiva de Delors que denominou os quatro pilares da educação do futuro, tornou-se, rapidamente, uma referência filosófica e programática para a construção de planos educacionais nos diversos países consignatários da ONU. Considerando os quatro pilares da educação do futuro propostos por Delors (1998), avalie as afirmações a seguir: 
I-Aprender a conhecer; Aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser. 
II-Aprender a conhecer; Aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ler. 
III-Aprender a conhecer; Aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a escrever. 
IV-Aprender a conhecer; Aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser educado.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II.
b. II e III.
c. III e IV.
d. III.
e. I.
Conteúdo:
Jacques Delors e os quatro pilares da Educação do futuro. A esperança de Delors era a de que, através da profunda reflexão sobre os quatro pilares para a educação do futuro, fosse possível articular práticas educacionais que pudessem localizar e apontar ações que impedissem os seres humanos de ficarem presos em ondas de informação, que tenderiam a circular cada vez mais intensamente no espaço público e privado das nações. Caberia a educação oferecer uma cartografia do mundo e de suas complexidades de modo que a educação fosse entendida como uma bússola a guiar a humanidade pelos mares revoltos dos tempos da civilização cognitiva. Portanto, são:
Aprender a conhecer;
Aprender a fazer;
aprender a viver juntos e aprender a ser. Página 115 a 117.
Feedback
A resposta correta é: I..
Questão 4
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Para a revista The Economist, em 2010, de 167 países analisados, apenas 25 são considerados democracias plenas. Outros 52 são classificados como democracias imperfeitas e 36 como regimes híbridos. Exatamente 51 países são considerados regimes totalitários. O Brasil é classificado como uma democracia imperfeita e ocupa a 47º posição no ranking geral das democracias mundiais. Usamos esses rápidos indicadores para demonstrar a complexidade, de fato, de lidarmos com um único paradigma normativo. Assim, podemos afirmar que Regime Híbrido:
Escolha uma:
a. É a forma de poder exercido sobre objetos ou ações misturadas, comum de dois ou mais elementos. Ato praticado pela Administração Pública com base em normas de direito público e de direito privado.
Conteúdo:
O Programa Mundial de Educação para Direitos Humanos. Se confiarmos na informação de que existem quase sete mil idiomas sendo falados por entre os sete bilhões de seres humanos, então podemos, ao menos, imaginar que não há poucas culturas autóctones no planeta, ou seja, culturas originais que possuem sistemas completos de autor representação. Direitos humanos, por mais universais que sejam, são referência normativa para um número restrito de países, geralmente, ocidentais e acostumados à democracia. De 167 países analisados pela revista The Economist, em 2010, apenas 25 são considerados democracias plenas. Outros 52 são classificados como democracias imperfeitas e 36 como regimes híbridos. Exatamente 51 países são considerados regimes totalitários. O Brasil é classificado como uma democracia imperfeita e ocupa a 47º posição no ranking geral das democracias mundiais. Usamos esses rápidos indicadores para demonstrar a complexidade, de fato, de lidarmos com um único paradigma normativo. Portanto, regime híbrido é a forma de poder exercido sobre objetos ou ações misturadas, comum de dois ou mais elementos. Ato praticado pela Administração Pública com base em normas de direito público e de direito privado. Página 137.
b. É um regime onde o governante aglutina os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
c. É um confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário.
d. É um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou onde essa participação ocorre de maneira muito restrita.
e. É a forma de poder exercido por meio de diferentes líderes, isto é, no Regime Híbrido nunca fica claro quem lidera qual setor, pois todos se envolvem no trabalho de todos.
Feedback
A resposta correta é: É a forma de poder exercido sobre objetos ou ações misturadas, comum de dois ou mais elementos. Ato praticado pela Administração Pública com base em normas de direito público e de direito privado..
Questão 5
Incorreto
Recebeu 0,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Inúmeros são os instrumentos e mecanismos para a proteção dos direitos humanos. Os tratados mundiais e bilaterais, as cortes internacionais e regionais, os órgãos de defesa, as delegacias, os tribunais, os direitos de representação, as constituições, as convenções e pactos, etc. Com isso, devemos ter uma proposta realmente lúcida e válida, dada a sua predisposição a abertura, não somente para a técnica, mas também para a crítica e, por consequência, para a participação utilizando métodos pedagógicos....................................................... A opção que completa corretamente a frase é:
Escolha uma:
a.Necessários à educação do futuro (2000).
Conteúdo:
O Programa Mundial de Educação para Direitos Humanos. São inúmeros os instrumentos e mecanismos para a proteção dos direitos humanos. Os tratados mundiais e bilaterais, as cortes internacionais e regionais, os órgãos de defesa, as delegacias, os tribunais, os direitos de representação, as constituições, as convenções e pactos, etc. O conhecimento desses instrumentos e mecanismos está conectado com a necessidade de se fazer representar. Toda vez que eu precisar de proteção para mim ou para outros, posso acionar um desses tantos meios de validação das causas aplicáveis aos princípios dos direitos humanos. Esse pressuposto está diretamente vinculado à capacidade do Estado de não apenas formar bem seus cidadãos, mas também, de ser a expressão da cidadania que defende. Métodos pedagógicos são participativos que incluam conhecimentos, análises críticas e técnicas para promover os direitos humanos. Página 128.
b. Sobre a Exaustão das ideias políticas nos anos cinquenta (1960).
c. Pós-Industrial (1976).
d. Participativos que incluam conhecimentos, análises críticas e técnicas para promover os direitos humanos.
e. Reflexivos que promovam no discente a ideia de que ele reproduz o grupo social onde está inserido.
Feedback
A resposta correta é: Participativos que incluam conhecimentos, análises críticas e técnicas para promover os direitos humanos..
Questão 6
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Por mais de uma razão, o Brasil pode ajudar os povos do mundo a refletirem melhor sobre as intrincadas relações entre os direitos humanos e os saberes complexos exigidos, para lidarmos com os desafios sociais, políticos e educacionais tão prementes na aurora deste novo século. Por algum tempo, fomos chamados elegantemente pelos principais líderes dos países industrializados de:
Escolha uma:
a. “Celeiro dos Direitos Humanos”.
b. “Celeiro da Complexidade”.
c. “Celeiro do Plenário”.
d. “Celeiro do Mundo”.
Conteúdo:
Direitos humanos, complexidade e a formação do povo brasileiro. Por mais de uma razão, o Brasil pode ajudar os povos do mundo a refletirem melhor sobre as intrincadas relações entre os direitos humanos e os saberes complexos exigidos, para lidarmos com os desafios sociais, políticos e educacionais tão prementes na aurora deste novo século. Por algum tempo, fomos chamados elegantemente pelos principais líderes dos países industrializados de “celeiro do mundo”, uma alusão ao fato de sermos uma das grandes potências produtivas das Américas. Apesar de essa expressão ter sido difundida durante o regime ditatorial no Brasil (1964-1985), e ter ajudado a mascarar o acentuado endividamento externo adquirido nesse período, ela refletia o orgulho nacional pelo fato de seguirmos existindo como nação “apesar de tudo”. Página 142.
e. “Celeiro da Educação para a Liberdade.
Feedback
A resposta correta é: “Celeiro do Mundo”..
Questão 7
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Como em todo projeto totalizador, os efeitos do neoliberalismo foram sentidos nos mais diversos campos de atividade humana, o que inclui, obviamente, a cultura e a educação.
VIEIRA, Alexandre. Fundamentos Socioantropológicos da Educação. Curitiba: Fael, 2013.
Dentre as regras do neoliberalismo, a que mais afetou o desenvolvimento social e, consequentemente o mundo da educação, foi a que propôs a redução dos gastos públicos em diversos setores.
A partir dessas reflexões, avalie as seguintes assertivas: 
I-A redução de gastos com a educação acarretaria numa importante diminuição nas pesquisas, na produção de tecnologia, na formação para a cidadania e na profissionalização. 
II-A regra era redirecionar os gastos para a produção empresarial privada, com forte diminuição do Estado em setores essenciais para a vida social. 
III-A orientação para que o Estado desse todo apoio para o setor social em detrimento de gastos com o setor produtivo.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. Somente III.
c. I e III.
d. I, II e III.
e. I e II.
Conteúdo:
Neoliberalismo e educação. Dentre as regras do neoliberalismo, a que mais afetou o desenvolvimento social e, consequentemente o mundo da educação, foi a que propôs a redução dos gastos públicos em diversos setores. A redução de gastos com a educação acarretaria numa importante diminuição nas pesquisas, na produção de tecnologia, na formação para a cidadania e na profissionalização. A regra era redirecionar os gastos para a produção empresarial privada, com forte diminuição do Estado em setores essenciais para a vida social. Havia uma forte orientação para que o Estado desse todo apoio para o setor produtivo em detrimento de gastos com o social (contrário ao que se afirma na assertiva III). Videoaula 7.
Feedback
A resposta correta é: I e II..
Questão 8
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
Parece-nos uma boa suposição a que entende que o nosso atual paradigma dos direitos humanos encontra seu melhor eco e operacionalidade nas civilizações ocidentais de base democrática. O conjunto de princípios universais dos direitos humanos soa familiar e manifesta, rapidamente, um ideal de justiça social que estamos acostumados a reivindicar. Mas, a questão vai se tornando mais delicada à medida que olhamos para as nossas próprias experiências de civilidade. Alguns exemplos de violação dos direitos humanos em sociedades livres e democráticas são: 
I-Tráfico de órgãos e de pessoas. 
II-Trabalho escravo, violência contra as mulheres. 
III-Abuso sexual na infância, tortura nos presídios. 
IV-Sequestros e chacinas, assédio moral no trabalho, violência doméstica, corrupção, etc.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Todas estão corretas.
Conteúdo:
O Programa Mundial de Educação para Direitos Humanos. Vivemos com mais liberdade e oportunidades de ação digna, isso é claro, mas os contrastes são evidentes, pois é muito frequente que as democracias, apesar de seus esforços contrários, acumulem exemplos e mais exemplos de descumprimento dos direitos humanos, tanto por parte das ações do Estado, quanto através da ação da sociedade. A lista não é pequena. Tráfico de órgãos e de pessoas, trabalho escravo, violência contra as mulheres, abuso sexual na infância, tortura nos presídios, sequestros e chacinas, assédio moral no trabalho, violência doméstica, corrupção, etc. São todos exemplos de violação dos direitos humanos em sociedades livres e democráticas. Página 141.
b. I e II.
c. II e III.
d. III e IV.
e. I, II e III.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 9
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
O livro Os sete saberes necessários à educação do futuro (2000), do filósofo francês Edgar Morin, é a continuidade do conjunto de reflexões sobre a Educação que a UNESCO conduziu por toda a década de 1990 e que resultou na construção de um plano comum para a organização dos saberes escolares para o próximo milênio.
VIEIRA, Alexandre. Fundamentos Socioantropológicos da Educação. Curitiba: Fael, 2013.
Dentre os sete saberes, está “O erro e a ilusão como cegueiras ao conhecimento”. Sobre esse saber é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Não há erro e ilusão das pessoas em relação ao conhecimento.
b. Nascemos com uma série de informações e conhecimentos, por isso, não há necessidade de aperfeiçoamento.
c. A inclusão da criança na sociedade é necessária, pois faz-se necessário como condição humana, para que as mesmas possam ter uma identidade e adquirir conhecimentos e informações.
d. A inserção do homem no mundo é necessária, visto que não apresenta nenhum conhecimento.
e. O conhecimento precisa ser pertinente para que esteja à disposição de todos. A condição humana precisa de aperfeiçoamento, é necessário que o indivíduo aprenda a ter uma identidade.
Conteúdo:
Edgar Morin e os sete saberes para o futuro. O conhecimento precisa ser pertinente paraque esteja à disposição de todos. A condição humana precisa de aperfeiçoamento, é necessário que o indivíduo aprenda a ter uma identidade. Videoaula 9.
Feedback
A resposta correta é: O conhecimento precisa ser pertinente para que esteja à disposição de todos. A condição humana precisa de aperfeiçoamento, é necessário que o indivíduo aprenda a ter uma identidade..
Questão 10
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Marcar questão
Texto da questão
A UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - foi criada em 16 de novembro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros na busca de soluções para os problemas que desafiavam e continuam desafiando as sociedades. É a agência das Nações Unidas que atua nas áreas da Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação.
VIEIRA, Alexandre. Fundamentos Socioantropológicos da Educação. Curitiba: Fael, 2013.
A UNESCO mantém uma série de parcerias que permitem o desenvolvimento de inúmeros projetos nas áreas citadas acima. No que se refere aos projetos desenvolvidos na área da Educação, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Na área da Educação são desenvolvidos projetos como: Inclusão Social; Educação sem Violência; Criança Esperança; Relações Étnico-raciais; Ética; Juventude.
b. Na área da Educação são desenvolvidos projetos como: Ciência sem Fronteiras; Mais Médicos; Bolsa Família; Bolsa Escola.
c. Na área da Educação são desenvolvidos projetos como: Recursos Hídricos; Ciência e Tecnologia; Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
d. Na área da Educação são desenvolvidos projetos como: Qualidade de vida; Qualidade de Ensino; Jovens e o Ensino Integral e Bolsas Diversas do Governo.
e. Na área da Educação são desenvolvidos projetos como: Qualidade Educacional; Governância Educacional; Formação de Professores; Educação Inclusiva e Educação Preventiva.
Conteúdo:
UNESCO e a pauta da educação para o novo milênio. Todos os Estados-Membros da UNESCO, que mantém uma série de parcerias com diversas instituições, desenvolvem vários projetos nas áreas da educação, das ciências naturais, humanas e sociais, da cultura, da comunicação e da informação. Na área da educação, são desenvolvidos os projetos:
Qualidade Educacional;
Governância Educacional;
Formação de Professores;
Educação Inclusiva e Educação Preventiva. Videoaula 8.
Feedback
A resposta correta é: Na área da Educação são desenvolvidos projetos como: Qualidade Educacional; Governância Educacional; Formação de Professores; Educação Inclusiva e Educação Preventiva..

Continue navegando

Outros materiais