A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
SMQS - segurança, meio ambiente.

Pré-visualização | Página 1 de 1

SMQS
Professor: Julio Cesar
Compilado por:
Aluno: Leandro Alves Gonçalves Matricula: 6400092
A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO NA MARTIN BROWER
Entrevista concedida por um técnico em Segurança do Trabalho
A Martin Brower tem investido em Segurança do Trabalho há muito tempo, devido o grau de risco das atividades exercidas pela empresa.
A atividade da empresa teve inicio em 1956 nos Estados Unidos e atualmente possui mais de 60 centros de distribuição em 17 países, abastecendo redes de restaurantes Food Service. Esses CD’s foram estrategicamente posicionados para reduzir os custos operacionais, o tempo de entrega e as pegadas de carbono.
Trabalho na empresa há 3 anos e vivencio os procedimentos e treinamentos com frequência, coordenados pela equipe da CIPA. O Técnico Segurança do Trabalho (Ewerton) respondeu algumas perguntas.
ENTREVISTA
Leandro - Como é desenvolvido o trabalho da CIPA na organização?
Técnico: Vamos falar da operação Brasil. Nas sete filiais temos diversos departamentos e setores, tais como, o setor administrativo, armazém e distribuição. Alguns desses funcionários são convidados a participarem da CIPA. Esses funcionários são divididos por grupos, onde temos os brigadistas (crachá vermelho), socorristas (crachá branco) e orientadores (crachá verde) . Usamos as cores diferenciadas nos crachás para definir e identificar a função do colaborador em casos de sinistro ou eventos. Esses colaboradores recebem treinamentos especifico. Exemplo, os brigadistas tem treinamento de brigada de incêndio, os socorristas tem treinamentos de primeiros socorros e os orientadores tem treinamentos gerais de Segurança do Trabalho, esses por sua maioria são cipeiros e participam de reuniões semanais da CIPA.
Leandro - Quais resultados positivos têm sido alcançados com as estratégias executadas?
Técnico: 14 anos sem acidente de trabalho nas operações dos Centros de Distribuição Brasil.
Leandro - Quais são os maiores desafios a serem solucionados?
Técnico: Continuar buscando acidente zero. No mês passado tivemos um evento em um dos CD’s, onde a ventania arrancou o telhado do armazém, porém nada aconteceu com os colaboradores, devido o uso constante de EPI’s e treinamentos.
Leandro - Quais atividades na organização apresentam os maiores riscos de acidentes?
Técnico: A distribuição e com os motoristas, os mesmo estão há 15 anos sem acidentes reportáveis e apesar dos treinamentos constantes como de direção defensiva, reciclagem e outros. Nos preocupamos muito com as variáveis existentes nas rodovias brasileiras.
REFERÊNCIAS
Ewerton Venacio – Técnico em Segurança do Trabalho na Martin Brower.
Contatos: O mesmo preferiu não informar, pois necessitava de aprovação de seu coordenador e o mesmo está de férias.