Buscar

Avaliando Aprendizado Teoria Geral de Processo

Prévia do material em texto

Sobre a jurisdição é correto afirmar:
Traduz-se na "ação de dizer o direito"; resulta da soberania do Estado e, junto às funções administrativa e legislativa, compõe as funções estatais típicas.
Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, após se propor a um estudo com o objetivo de aferir se as reformas legislativas havidas em meio ao movimento de acesso à justiça foram fiéis às premissas iniciais, assevera que o desenvolvimento dessa empreitada depende da apresentação de proposta que contenha os quatro grandes princípios que devem informar o real significado da expressão acesso à justiça. São eles, exceto:
Isonomia.
Sobre a evolução histórica do Direito Processual Brasileiro, é correto afirmar:
Durante o período colonial o Brasil era regido pelas leis processuais portuguesas, como não poderia deixar de ser, visto que Brasil e Portugal formavam um Estado único. Foi o período das Ordenações emanadas da Corte.
Analise as seguintes afirmativas: I. Não é possível conceber nos dias atuais a atividade jurisdicional divorciada dos princípios constitucionais, em especial os princípios do acesso à justiça e da dignidade da pessoa humana. II. O conceito de lide de Carnelutti desenvolve-se a partir da ideia de que, se a pretensão é a "subordinação de um interesse alheio ao interesse próprio", a resistência seria justamente a inconformidade dessa pretensão em frente ao interesse alheio. III. Luiz Guilherme Marinoni, vem retomando a ideia de um processo civil constitucionalizado, revendo os conceitos tradicionais de jurisdição apresentados pelos doutrinadores italianos.
Todas as opções estão corretas.
Assinale a alternativa que completa o conceito de lide: O conceito de lide de Carnelutti desenvolve-se a partir da ideia de que, se a pretensão é a "subordinação de um interesse alheio ao interesse próprio", a resistência seria justamente a inconformidade dessa pretensão em frente ao interesse alheio. Diante dessa afirmativa, formou-se o famoso conceito de lide, segundo o qual:
seu objeto seria o conflito de interesses formado pela contestação quanto à necessidade de subordinação de um interesse a outro.
O "acesso à Justiça" é uma preocupação constante dos juristas, especialmente dos processualistas. Neste sentido, no âmbito do "Projeto Florença", ainda nos anos 70 do século passado, os Profs. Cappelletti e Garth elaboraram importante pesquisa acerca das barreiras a este acesso em diversos países, tendo identificado três "ondas" no movimento para o acesso efetivo à justiça. Assim, é ERRADO afirmar:
Os Profs. Cappelletti e Garth concluíram que os meios para melhorar o "acesso à Justiça" exigem sempre a criação de órgãos jurisdicionais e a uniformização do procedimento, devendo ser desencorajados a mediação ou outros mecanismos de interferência apaziguadora.
De acordo com Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, existem quatro princípios que devem informar o real significado da expressão acesso à justiça. São esses princípios:
Princípio da acessibilidade, princípio da operosidade, princípio da utilidade e princípio da proporcionalidade
Duas partes se envolveram numa pretensão, o qual um deles resistiu. Durante discussão, chegaram a um acordo que as duas partes cumpriram. Após o cumprimento do que foi acordado é possível falar que:
Não existe mais uma lide
Analisando o princípio constitucional da inafastabilidade do controle jurisdicional, marque o item correto:
aplica-se ao processo civil e significa que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário qualquer lesão ou ameaça a direito.
Os princípios constitucionais são as principais normas fundamentais de conduta de um indivíduo mediante as leis já impostas, além de exigências básicas para tratar uma determinada situação e podem ser classificados como a base do próprio Direito. A propósito, a regra constitucional segunda a qual "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito", expressa o seguinte princípio:
Inafastabilidade do controle jurisdicional.
Sobre o princípio processual da motivação das decisões judiciais, é correto afirmar:
Todas as decisões do Poder Judiciário devem ser fundamentadas, sob pena de serem consideradas nulas de pleno direito.
"A jurisdição é uma das funções do Estado, que visa a resolver um litígio posto à sua apreciação, a partir da aplicação da vontade objetiva do direito". No que tange aos princípios inerentes à jurisdição, aquele segundo o qual ninguém será processado nem sentenciado, senão pela autoridade competente, sendo proibida a criação de juízo ou tribunal de exceção, chama-se Princípio:
do juiz natural.
O art. 5º, inciso LV da Constituição Federal consagra o Princípio do Contraditório. Com o advento do NCPC é claro ao determinar em seu art. 9º, que ¿Não se proferirá decisão contra uma das partes sem que ela seja previamente ouvida¿. Tal fenômeno vem sendo denominado, pelos estudiosos do Direito como:
Neoconstitucionalismo
São princípios da Jurisdição:
Devido processo legal, isonomia e inafastabilidade.
Antonio Macedo Filho, representado por sua genitora, promoveu ação de conhecimento em face de Pedro Macedo para obter pensão alimentícia. Ocorre que o magistrado julgou o pedido procedente sem fundamentar a sentença, o que viola de forma específica o princípio:
da motivação das decisões judiciais.
Diz respeito ao principio da isonomia:
Em âmbito processual, significa restabelecer o equilíbrio entre as partes, e possibilitar a sua livre e efetiva participação no processo, como corolário do princípio do devido processo legal.
Carlos realiza negócio com Gustavo, pagando uma determinada soma em dinheiro por um videogame. Ocorre que o aparelho eletrônico, uma vez ligado, apresentou uma série de problemas. Como Carlos não estava mais conseguindo realizar contato com Gustavo, o mesmo se dirigiu diretamente a sua residência e, ato contínuo, levou consigo um aparelho de televisão de valor compatível com o que pagou para ressarcimento do seu prejuízo. Esta postura adotada por Carlos configura:
Autotutela;
No que concerne a Resolução n. 125 do Conselho Nacional de Justiça, que trata sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, tem-se por base as seguintes premissas: I. O direito de acesso à Justiça (artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição) implica, além da vertente formal perante os órgãos judiciários, acesso à ordem jurídica justa. II - Cabe ao Judiciário estabelecer política pública de tratamento adequado dos problemas jurídicos e dos conflitos de interesses, que ocorrem em larga e crescente escala na sociedade, de forma a organizar em âmbito nacional não somente os serviços prestados nos processos judiciais mas também os que possam sê-lo mediante outros mecanismos de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação. III - A cláusula compromissória e o compromisso arbitral são espécies de acordos cabíveis na mediação e na conciliação.
Somente as proposições I e II estão corretas.
(PC-DFP/2015/Delegado de Polícia - Adaptada) A respeito dos métodos adequados de solução de conflitos, assinale a alternativa correta:
A cláusula compromissória de arbitragem é a convenção por meio da qual as partes estatuem, prévia e abstratamente, que eventuais controvérsias oriundas de certo negócio jurídico sejam dirimidas pelo juízo arbitral.
No que concerne à evolução histórica da implementação da mediação, assinale a alternativa correta: I. A primeira iniciativa legislativa em direção aos meios alternativos de solução de conflitos ganhou forma com o Projeto de Lei (PL) nº 4.827/1998, oriundo de proposta da Deputada Zulaiê Cobra. II. O mediador auxilia as pessoas em conflito a identificarem, por si mesmas, alternativas de benefício mútuo, indicadas para as hipóteses em que se desejem preservar ou restaurar vínculos, ou seja, aquelas situações em que a pauta subjetiva interfere diretamente na objetiva e, por isso, deve ser tratada como tal. III- É o processo pelo qual as partes envolvidasno litígio buscam, de forma direta e sem a interveniência de uma terceira pessoa, chegar a uma solução consensual:
Somente as I e II estão corretas.
Em tema dos meios adequados de solução de conflitos, podemos afirmar:
a mediação é um meio de solução consensual de conflitos na qual o mediador auxilia as partes sem, contudo, intervir no conflito, não apresentando propostas ou decisões.
Diante das necessidades humanas e dos interesses que precisam ser resguardados, é inevitável o aparecimento de conflitos. "A pacificação é o escopo máximo da jurisdição. Se o que importa é pacificar, torna-se irrelevante que a pacificação venha por obra do Estado ou por outros meios". (CINTRA, Antonio Carlos de Araujo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido. Teoria Geral do Processo, 1993, p. 29). Diante dessa situação, foram criados mecanismos alternativos de pacificação social, sendo correto afirmar:
Embora o conciliador deva manter a imparcialidade, nada impede que ele, na busca pelo acordo, apresente propostas e os riscos da manutenção do conflito.
A arbitragem se revela no meio adequado de solução de conflito. Ocorre por intermédio da decisão de um árbitro detentor de poder advindo de uma convenção privada, ocorrendo sem intervenção do poder estatal. Indique a única alternativa que pode ser objeto da arbitragem:
direitos patrimoniais disponíveis.
São princípios da arbitragem:
Autonomia da vontade e autonomia privada.
(MPE/RJ/TÉCNICO/ adaptada) - São princípios da jurisdição:
inafastabilidade, investidura e indelegabilidade
Sobre a Jurisdição, marque a opção incorreta
Pode ser exercido por terceiros, por delegação estatal.
Acerca da jurisdição e dos equivalentes jurisdicionais, assinale a opção correta.
A jurisdição voluntária é exercida quando o Estadojuiz limitase a homologar a vontade dos interessados, não havendo interesses litigiosos.
Assinale a alternativa correta:
a arbitragem não é jurisdição, mas é considerada pela lei como sendo um equivalente jurisdicional, um meio alternativo de solução de conflitos.
São características ou princípios da Jurisdição:
Inércia e substitutividade.
Marque a alternativa correta sobre a jurisdição:
jurisdição improrrogável significa que não é permitido ao legislador ordinário alterar, reduzir ou ampliar os limites do poder jurisdicional traçados pela Constituição da República;
O princípio da inércia da jurisdição:
é consequência do princípio constitucional de devido processo legal.
A jurisdição é a função tipicamente estatal (monopólio do estado), através da qual o Estado aplica a vontade concreta da Lei, substituindo a vontade das partes, com a finalidade, em regra, de solucionar um litígio. As principais características da jurisdição são:
Inércia, substitutividade e definitividade
Sobre a estrutura do Conselho Nacional de Justiça é correto afirmar:
Tratase de um órgão colegiado composto por quinze membros (incluindo membros do Ministério Público, advogados e cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada), nomeados pelo Presidente da República.
No Brasil, os órgãos que compõem o Poder Judiciário ocupamse, principalmente, da função jurisdicional. Assinale a alternativa que indica o único órgão daquele poder que não exerce função jurisdicional:
Conselho Nacional de Justiça - CNJ.
São órgãos do Poder Judiciário, exceto:
Congresso Nacional.
A organização judiciária diz respeito ao entendimento dos órgãos, suas funções e competências. A respeito de sua constituição, podemos afirmar que a Justiça Especial é um tipo de jurisdição, que dada sua especificidade temática é disciplinada por leis processuais próprias e, consequentemente, julgadas por um ramo do judiciário específico para tais questões. Existem, no Brasil, três tipos de Justiça Especial:
Justiça do Trabalho, Justiça Militar e Justiça Eleitoral.
Assinale a alternativa que representa exceção aos atos de cooperação nacional entre juízos:
deferimento de medidas de urgência.
O Conselho Nacional de Justiça:
tem uma atuação na adminstração dos tribunais e fiscalização administrativa dos juízes e triubnais em todo o território nacional.
De acordo com a estrutura do Poder Judiciário no Brasil:
é correto afirmar que o STF é o guardião da Constituição Federal, sem prejuízo de outras competências previstas.
Não é considerado órgão do poder judiciário a seguinte opção, abaixo:
Ministério Público.
São condições da ação:
Interesse de agir e legitimidade para a causa.
As condições da ação são, no direito processual, os requisitos necessários para que o judiciário possa proferir uma decisão de mérito. A propósito, sobre as condições para o legítimo exercício do direito de ação, é verdadeira a assertiva de que são:
Legitimidade das partes, interesse de agir.
O princípio do acesso à justiça, também conhecido como o princípio da inafastabilidade do poder judiciário:
tem previsão explícita na Constituição Federal de 1988
No que diz respeito à legitimidade de partes é correto afirmar:
O Ministério Público é legitimado extraordinário para a propositura de ação civil pública na defesa de direitos difusos e coletivos.
São elementos da ação:
partes, causa de pedir e pedido.
Assinale a alternativa que corresponde à espécie de processo que, em sentido amplo, é chamado declaratório, uma vez que o objeto é "declarar quem tem razão", ou melhor, o objeto é a pretensão ao provimento declaratório, que é a sentença de mérito.
Processo de conhecimento.
É CORRETO afirmar que são pressupostos processuais de existência:
jurisdição, partes e demanda;
Em determinado contrato particular, as partes convencionaram remeter à arbitragem qualquer disputa que eventualmente advier no curso da execução contratual. A esta avença dá-se o nome de cláusula:
Compromissória.
(DEFENSOR PÚBLICO - SP - 2007 - FCC) - A capacidade postulatória, como um dos pressupostos de existência da relação jurídica processual, em regra é materializada através da representação da parte por advogado devidamente habilitado, mediante a outorga de procuração. Assim, a ausência de procuração por parte do réu e sua não apresentação no prazo legal implica:
Inexistência dos atos praticados em seu nome
Em relação às sentenças proferidas no processo, há aquela que tem na sua parte dispositiva apenas a declaração da existência de uma relação jurídica ou reconhecimento de um direito. Trata-se da sentença.
Declaratória.
O processo é o meio pelo qual o cidadão busca resolver um determinado conflito de interesse. Os atos processuais são públicos. Correm, todavia, em segredo de justiça alguns deles. Indique a opção cujo processo não tramita em segredo de justiça:
Que verse sobre ação de despejo.
Em regra os atos processuais são públicos, todavia, deve tramitar em segredo de justiça:
Processo em que o exija o interesse público ou social
(TRF 5ª 2012 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO) - E correto afirmar que:
os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, tendo-se por válidos aqueles que, realizados de modo diverso, lhe preencham a finalidade essencial.
Quanto ao lugar da realização dos atos processuais, informe a alternativa incorreta:
Os atos processuais realizados por meio eletrônico deverão ser praticados no mesmo horário de funcionamento das atividades administrativas do tribunal.
Marque a alternativa correta de acordo com a teoria abstrata.
O direito de ação não está condicionado à existência do direito material e com ele não se confunde;
(Oficial de Justiça/TJRJ) A ação tem como elemento(s) constitutivo(s):
Os sujeitos, o pedido e a causa de pedir
Segundo previsões do Código de Processo Civil, leia as assertivas abaixo sobre 'sujeitos do processo' e assinale a proposição incorreta:
O juiz não poderá requisitar às repartições públicas as certidões necessárias à prova das alegações das partes.
Assinale a alternativa que corresponde à modalidade de tutela de urgência que apresenta naturezainstrumental, voltando-se para um processo de conhecimento ou para um processo de execução, não possuindo cunho satisfativo:
Tutela cautelar.
O Juiz será considerado suspeito quando:
amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados
(MPE/SE 2009 - FCC - ANALISTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO) - Intervindo o Ministério Público como fiscal da lei no processo:
terá vista dos autos depois das partes, sendo intimado de todos os atos.
Quanto à tutela provisória, assinale a alternativa correta:
A tutela provisória pode se fundar na urgência ou na evidência
São pressupostos processuais subjetivos:
capacidade processual, capacidade postulatória, capacidade de ser parte;
(OAB/RJ) A prática de ato incompatível com a intenção de recorrer configura:
preclusão lógica.
(OAB/RJ) A representação da parte por advogado é:
um pressuposto processual subjetivo.
È CORRETO afirmar que a capacidade de ser parte é:
pressuposto processual de existência;
No rito da Lei 9099/95 é correto afirmar:
adotam-se os princípios da oralidade, celeridade, economia, informalidade e da simplicidade dos atos processuais;
(Juiz TJSP) Em processo civil, os sujeitos principais do processo são:
juiz, autor e réu.
Em relação às nulidades processuais, assinale a alternativa INCORRETA.
O ato processual que atingiu a sua finalidade, apesar de ter sido praticado com desvio de forma, será anulado de ofício pelo juiz ou a requerimento da parte;
Sobre a teoria constitutiva ou unitarista do ordenamento jurídico é correto afirmar:
A jurisdição é a função do Estado que busca a justa composição da lide, caracterizada pela exigência de subordinação do interesse alheio ao interesse próprio, bem como pela resistência da outra parte.
Sobre o Código de Processo Civil de 2015 é correto afirmar: I. Dentre os objetivos da norma está o de priorizar a conciliação, incluindo-a como o primeiro ato de convocação do réu a juízo, uma vez que proporciona larga margem de eficiência em relação à prestação jurisdicional. II. As mudanças pensadas pela comissão de juristas quando da elaboração do novo texto objetivam não enfrentar centenas de milhares de processos, mas, antes, desestimular a ocorrência do volume atual de demandas, com o que visa tornar efetivamente alcançável a duração razoável dos processos. III. Houve a preocupação em sintonizar as regras legais com os princípios constitucionais.
Todas as opções estão corretas.
O Acesso à Justiça é um princípio fundamental da jurisdição, previsto no art. 5°, inciso XXXV da Constituição de 1988, que significa:
A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.
Duas partes se envolveram numa pretensão, o qual um deles resistiu. Durante discussão, chegaram a um acordo que as duas partes cumpriram. Após o cumprimento do que foi acordado é possível falar que:
Não existe mais uma lide
Analise as seguintes afirmativas: I. Não é possível conceber nos dias atuais a atividade jurisdicional divorciada dos princípios constitucionais, em especial os princípios do acesso à justiça e da dignidade da pessoa humana. II. O conceito de lide de Carnelutti desenvolve-se a partir da ideia de que, se a pretensão é a "subordinação de um interesse alheio ao interesse próprio", a resistência seria justamente a inconformidade dessa pretensão em frente ao interesse alheio. III. Luiz Guilherme Marinoni, vem retomando a ideia de um processo civil constitucionalizado, revendo os conceitos tradicionais de jurisdição apresentados pelos doutrinadores italianos.
Todas as opções estão corretas
Assinale a alternativa que completa o conceito de lide: O conceito de lide de Carnelutti desenvolve-se a partir da ideia de que, se a pretensão é a "subordinação de um interesse alheio ao interesse próprio", a resistência seria justamente a inconformidade dessa pretensão em frente ao interesse alheio. Diante dessa afirmativa, formou-se o famoso conceito de lide, segundo o qual:
seu objeto seria o conflito de interesses formado pela contestação quanto à necessidade de subordinação de um interesse a outro.
O "acesso à Justiça" é uma preocupação constante dos juristas, especialmente dos processualistas. Neste sentido, no âmbito do "Projeto Florença", ainda nos anos 70 do século passado, os Profs. Cappelletti e Garth elaboraram importante pesquisa acerca das barreiras a este acesso em diversos países, tendo identificado três "ondas" no movimento para o acesso efetivo à justiça. Assim, é ERRADO afirmar:
Os Profs. Cappelletti e Garth concluíram que os meios para melhorar o "acesso à Justiça" exigem sempre a criação de órgãos jurisdicionais e a uniformização do procedimento, devendo ser desencorajados a mediação ou outros 
mecanismos de interferência apaziguadora.
De acordo com Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, existem quatro princípios que devem informar o real significado da expressão acesso à justiça. São esses princípios:
Princípio da acessibilidade, princípio da operosidade, princípio da utilidade e princípio da proporcionalidade
Diz respeito ao principio da isonomia:
Em âmbito processual, significa restabelecer o equilíbrio entre as partes, e possibilitar a sua livre e efetiva participação no processo, como corolário do princípio do devido processo legal.
Foi proposta ação de conhecimento por Paulo em face de Francisco. O feito correu seu itinerário regularmente até que os autos foram conclusos para decisão. O juiz proferiu sentença. No curso do prazo para recorrer surgiu um novo Código de Processo Civil, excluindo o preparo prévio como condição de admissibilidade do recurso. Aponte a alternativa CORRETA:
o recurso é apreciado à luz da legislação vigente à época de sua interposição;
De acordo com os princípios constitucionais do processo civil, assinale a opção correta.
O direito fundamental à publicidade estabelece que os atos processuais são públicos e divulgados oficialmente, ressalvada a proteção à intimidade ou o interesse social.
Sobre a vigência do novo CPC (Lei n. 13.105/15), assinale a alternativa correta:
O NCPC entra em vigor no dia 18 de março de 2016 e se aplica aos processos já em curso, salvo as exceções previstas no texto do próprio Código.
O princípio que impõe deveres de moralidade e probidade a todos os que participam do processo é chamado de :
princípio da boa-fé
Questão. Assinale a alternativa correta, que diga respeito à natureza das leis processuais:
normas públicas, cogentes e instrumentais
Sobre o estudo da dimensão espacial e temporal da norma processual é correto afirmar que a eficácia espacial das normas processuais é determinada pelo princípio:
Da territorialidade.
São princípios processuais, exceto:
Moralidade.
São princípios da arbitragem, exceto:
Inafastabilidade do controle jurisdicional.
No que concerne à jurisdição e a seus equivalentes, assinale a opção correta.
Há possibilidade de os envolvidos na arbitragem escolherem a norma de direito material a ser aplicada na resolução do conflito, podendo ainda ser convencionado que o julgamento se faça com base nos costumes.
Cabe ao Judiciário estabelecer política pública de tratamento adequado dos problemas jurídicos e dos conflitos de interesses, que ocorrem em larga e crescente escala na sociedade, de forma a organizar em âmbito nacional não somente os serviços prestados nos processos judiciais, mas também os que possam sê-lo mediante outros mecanismos de solução de conflitos, em especial, os consensuais. Sobre o tema, assinale a alternativa que corresponde a um meio adequado de solução de conflitos:
Mediação.
Existindo convenção de arbitragem, o Juiz:
se alegada pelo réu, extinguirá o processo sem apreciação do mérito.
(BIO/RIO/EMGEPRON/2014/Advogado - Adaptada) - Nos termos da lei de arbitragem, o arbitro deve:
ser da confiança das partes.
Tem-se que como regra geral para a resolução dos conflitos o juiz, terceiro imparcial, resolvendo o litígio, através de uma sentença. Assim, quais são as outras opções para resolução dos conflitos,que não seja a via judicial?
Negociação, conciliação, mediação e arbitragem.
Maria e Cláudio celebraram um contrato de locação, sendo ela a locadora e ele o locatário. Nos contrato foi estipulada uma cláusula compromissória segundo a qual, na hipótese de qualquer conflito em razão do contrato, os litígios não serão solucionados pela jurisdição. Qual método de resolução de conflitos foi escolhida pelas partes no caso em tela:
Arbitragem
Assinale a alternativa que corresponde ao meio adequado para a solução de conflitos cujo objetivo é restabelecer a comunicação entre as partes envolvidas com a preservação da relação que existia anteriormente:
Mediação;
A jurisdição é o poder que o Estado detém para aplicar o direito a um caso concreto, com o objetivo de solucionar conflitos de interesses e, assim, resguardar a ordem jurídica. Sobre a jurisdição contenciosa, é verdadeira a assertiva:
presença de um conflito de interesse qualificado por uma pretensão resistida.
A jurisdição representa uma atividade estatal voltada à composição dos conflitos de interesses. No Brasil, uma das características fundamentais da jurisdição é a:
Inércia
Com relação aos princípios do processo civil previstos na Constituição Federal:
De acordo com o princípio do juiz natural, as causas devem ser processadas e julgadas por um órgão previamente constituído e com competência previamente estabelecida.
Referente à jurisdição, é INCORRETO afirmar:
Em relação ao órgão que exerce a jurisdição ela pode ser civil, penal, trabalhista, militar, administrativa e eleitoral; no tocante à pretenção é superior ou inferior.
Os princípios da jurisdição são disposições fundamentais que irradiam sobre diferentes normas, servindo, inclusive, como critério para sua interpretação e aplicação. Assinale a alternativa que corresponde ao princípio segundo o qual não há matéria que possa ser excluída da apreciação do Judiciário, salvo raríssimas exceções previstas pela própria Constituição:
Inafastabilidade da apreciação pelo Poder Judiciário.
O princípio dispositivo, também denominado de princípio da inércia da jurisdição, significa que:
 nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou interessado a requerer, nos casos e forma legais;
(IADES/CAU/BR/ADVOGADO) - Jurisdição é o poder que toca ao Estado, entre as suas atividades soberanas, de formular e fazer atuar praticamente a regra jurídica concreta que, por força do direito vigente, disciplina determinada situação jurídica. Considerando essa informação sobre jurisdição e a ação, assinale a alternativa correta.
Nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais.
Assinale a alternativa que corresponde ao Principio da Jurisdição que informa que o juiz não se pode furtar a julgar a causa que lhe é apresentada pelas partes. Trata-se da chamada proibição de o juiz proferir o non liquet, ou seja, afirmar a impossibilidade de julgar a causa por inexistir dispositivo legal que regula a matéria.
Indeclinibilidade;
De acordo com a estrutura do Poder Judiciário no Brasil:
é correto afirmar que o STF é o guardião da Constituição Federal, sem prejuízo de outras competências previstas.
A respeito da Estrutura do Poder Judiciário no Brasil, aponte a alternativa CORRETA.
A justiça comum compreende a justiça dos estados e a justiça federal.
Sobre a estrutura do Conselho Nacional de Justiça é correto afirmar:
Tratase de um órgão colegiado composto por quinze membros (incluindo membros do Ministério Público, advogados e cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada), nomeados pelo Presidente da República.
São órgãos do Poder Judiciário, exceto:
Congresso Nacional.
A organização judiciária diz respeito ao entendimento dos órgãos, suas funções e competências. A respeito de sua constituição, podemos afirmar que a Justiça Especial é um tipo de jurisdição, que dada sua especificidade temática é disciplinada por leis processuais próprias e, consequentemente, julgadas por um ramo do judiciário específico para tais questões. Existem, no Brasil, três tipos de Justiça Especial:
Justiça do Trabalho, Justiça Militar e Justiça Eleitoral.
Assinale a alternativa que representa exceção aos atos de cooperação nacional entre juízos:
deferimento de medidas de urgência.
O Conselho Nacional de Justiça:
tem uma atuação na adminstração dos tribunais e fiscalização administrativa dos juízes e triubnais em todo o território nacional.
De acordo com a CRFB, são justiças especiais:
Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar
São condições da ação:
Interesse de agir e legitimidade para a causa.
As condições da ação são, no direito processual, os requisitos necessários para que o judiciário possa proferir uma decisão de mérito. A propósito, sobre as condições para o legítimo exercício do direito de ação, é verdadeira a assertiva de que são:
Legitimidade das partes, interesse de agir.
O princípio do acesso à justiça, também conhecido como o princípio da inafastabilidade do poder judiciário:
tem previsão explícita na Constituição Federal de 1988.
No que diz respeito à legitimidade de partes é correto afirmar:
O Ministério Público é legitimado extraordinário para a propositura de ação civil pública na defesa de direitos difusos e coletivos.
São elementos da ação:
partes, causa de pedir e pedido.
Assinale a alternativa que corresponde à espécie de processo que, em sentido amplo, é chamado declaratório, uma vez que o objeto é "declarar quem tem razão", ou melhor, o objeto é a pretensão ao provimento declaratório, que é a sentença de mérito:
Processo de conhecimento.
É CORRETO afirmar que são pressupostos processuais de existência:
jurisdição, partes e demanda;
Em determinado contrato particular, as partes convencionaram remeter à arbitragem qualquer disputa que eventualmente advier no curso da execução contratual. A esta avença dá-se o nome de cláusula:
Compromissória.
(DEFENSOR PÚBLICO - SP - 2007 - FCC) - A capacidade postulatória, como um dos pressupostos de existência da relação jurídica processual, em regra é materializada através da representação da parte por advogado devidamente habilitado, mediante a outorga de procuração. Assim, a ausência de procuração por parte do réu e sua não apresentação no prazo legal implica:
Inexistência dos atos praticados em seu nome
Em relação às sentenças proferidas no processo, há aquela que tem na sua parte dispositiva apenas a declaração da existência de uma relação jurídica ou reconhecimento de um direito. Trata-se da sentença.
Declaratória.
O processo é o meio pelo qual o cidadão busca resolver um determinado conflito de interesse. Os atos processuais são públicos. Correm, todavia, em segredo de justiça alguns deles. Indique a opção cujo processo não tramita em segredo de justiça:
Que verse sobre ação de despejo.
Em regra os atos processuais são públicos, todavia, deve tramitar em segredo de justiça:
Processo em que o exija o interesse público ou social
(TRF 5ª 2012 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO) - E correto afirmar que:
os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, tendo-se por válidos aqueles que, realizados de modo diverso, lhe preencham a finalidade essencial.
Quanto ao lugar da realização dos atos processuais, informe a alternativa incorreta:
Os atos processuais realizados por meio eletrônico deverão ser praticados no mesmo horário de funcionamento das atividades administrativas do tribunal.
Marque a alternativa correta de acordo com a teoria abstrata.
O direito de ação não está condicionado à existência do direito material e com ele não se confunde
(Oficial de Justiça/TJRJ) A ação tem como elemento(s) constitutivo(s):
Os sujeitos, o pedido e a causa de pedir.
Segundo previsões do Código de Processo Civil, leia as assertivas abaixo sobre 'sujeitos do processo' e assinale a proposição incorreta.
Ojuiz não poderá requisitar às repartições públicas as certidões necessárias à prova das alegações das partes.
Assinale a alternativa que corresponde à modalidade de tutela de urgência que apresenta natureza instrumental, voltando-se para um processo de conhecimento ou para um processo de execução, não possuindo cunho satisfativo:
Tutela cautelar.
O Juiz será considerado suspeito quando:
amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados
(MPE/SE 2009 - FCC - ANALISTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO) - Intervindo o Ministério Público como fiscal da lei no processo,
terá vista dos autos depois das partes, sendo intimado de todos os atos.
(Juiz TJSP) Em processo civil, capacidade postulatória é:
a capacidade deferida pela lei ao profissional do direito, ao advogado devidamente inscrito na OAB, de poder agir e falar em nome das partes em juízo.
É correto afirmar que a representação da parte por advogado é:
pressuposto processual subjetivo;
Sobre a ausência das chamadas condições para o correto exercício da ação, é verdadeira a afirmativa:
pode ser conhecida pelo juiz de ofício e são casos de indeferimento da inicial;
As tutelas jurisdicionais provisórias são tutelas jurisdicionais não definidas, concedidas pelo Poder Judiciário em juízo de cognição que exigem, necessariamente, confirmação posterior, por meio de sentença. As tutelas provisórias são o gênero, dos quais derivam duas espécies: urgência e evidência. Em relação à tutela de urgência, a alternativa incorreta é:
A sua concessão ocorre quando uma das partes está manifestamente protelando o processo.
Em processo civil, capacidade postulatória é:
Deferida pela lei ao profissional do direito, ao advogado devidamente inscrito na OAB.
(Juiz TJSP) Em processo civil, os sujeitos principais do processo são:
juiz, autor e réu.
Em relação às nulidades processuais, assinale a alternativa INCORRETA.
O ato processual que atingiu a sua finalidade, apesar de ter sido praticado com desvio de forma, será anulado de ofício pelo juiz ou a requerimento da parte;
No rito da Lei 9099/95 é correto afirmar:
adotam-se os princípios da oralidade, celeridade, economia, informalidade e da simplicidade dos atos processuais;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes